Dicas simples para você falar em público e ter uma apresentação de sucesso!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Se você nunca realizou uma apresentação em público ou nunca foi convidado para falar a um grupo de pessoas, prepare-se! Essa hora vai chegar.

Diante dessa situação, você deverá estar preparado para chamar a responsabilidade para si e ter a consciência das boas práticas que você deverá cumprir nessa ocasião.

Sendo assim, temos alguns passos que vamos tratar aqui para você ter uma apresentação de sucesso!

apresentacao-slides-sucesso-carreira

Imagem via Shutterstock

1. Apresentação

O primeiro passo trata-se da apresentação, ou seja, o documento que você irá elaborar. Temos que ter o bom senso de elaborar uma apresentação limpa e clara, que represente qualidade e profissionalismo a quem assiste. Nesse momento, devemos criar um template que seja conciso ao tema que estamos discutindo.

Slide de roteiro

É muito recomendando que antes de iniciar os slides com o conteúdo, seja apresentado um slide apenas com o roteiro da apresentação. Assim você irá contextualizar as pessoas do assunto que será tratado logo a frente.

2. Apenas Tópicos

Após o roteiro, vamos iniciar com os slides do conteúdo em si. Nesse ponto você deverá exibir seu conteúdo em tópicos (nunca ler os tópicos, mas sim, usá-los para lembrar do conteúdo). Uma apresentação com parágrafos ou muito texto não é bem vista.

Deixe esse conteúdo para o seu estudo e, tire dele apenas tópicos que irão compor a sua apresentação.

muito texto

O penúltimo slide deverá apresentar uma conclusão sobre o assunto, retomando de forma sucinta o que já foi dito e finalizando com sua opinião sobre o assunto. Eu costumo utilizar o último slide apenas para escrever um “Obrigado!” e deixar meus contatos profissionais, e-mail, Skype, por exemplo.

Nesse momento, também é interessante que seja aberto um espaço para dúvidas/perguntas.

Obrigado
3. Dados Estatísticos

Nosso próximo passo é hora de falar sobre dados estatísticos. Além de seu conhecimento e persuasão ao realizar a apresentação, é muito válido que utilize dados estatístico para reforçar o que está dizendo. Fazer uma pesquisa em fontes como o Gartner sobre seu conteúdo e utilizá-la em sua apresentação, com certeza lhe dará muita credibilidade, pois poderá apresentar um dado de grande relevância vindo de uma organização reconhecida no mercado.

4. Postura e tom de voz

Outra orientação durante uma apresentação é a postura corporal. No caso de realizar uma apresentação em um pequeno local, o ideal é que se posicione de uma forma que sua movimentação não interfira no que está sendo projetado em tela e não se movimente muito, ao ponto de ficar atrapalhando a visão de alguém. O ideal, então, é se posicionar ao lado da tela de projeção e utilizar uma caneta laser para passar os slides e apontar algo quando necessário.

O tom de voz em uma apresentação deve ser firme para você passar segurança no que está falando. NUNCA gaguejar! Treine antes, apresente para outras pessoas e até use um sinônimo para uma palavra mais difícil que possa te complicar na hora, mas nunca gagueje!

Podem haver situações que pessoas conversem e atrapalhem sua apresentação. Nesse momento, te oriento a não parar, ao contrário,  movimente-se para próximo da pessoa, se puder, para ao lado dela e aumente um pouquinho seu tom de voz e continue normalmente sua apresentação.

Fazendo isso, você irá passar toda a atenção da sala para essa pessoa e, pode apostar, na mesma hora ela terminará o assunto.

5. Prevenções

Tenha no mínimo uma cópia de sua apresentação num pendrive, em um CD, envie para um email, etc. Sempre teste sua apresentação antes, assim evita-se qualquer erro ou desconfiguração na apresentação.

Nos casos em que não tiver uma caneta laser para controlar seus slides, você poderá utilizar atalhos através do teclado. Por exemplo, se você quiser ir direto ao slide 10, digite as teclas “1” + “0” + “Enter”. E assim por diante!

6. Bônus

Para você, que deseja aprender mais sobre o assunto, eu recomendo que faça o curso para Aprender a Falar em Público.

Fazendo o curso você vai aprender:

  • Como vender uma ideia;
  • Defender as qualidades de um produto;
  • Como conhecer seu público;
  • E muito mais…

Para encerrar esse post, vou compartilhar com você dois modelos de apresentação que costumo utilizar, contendo todos os itens que conversamos aqui.

Baixe-os em Modelo 1 e Modelo 2.

Se você tiver mais dicas sobre apresentações, deixe um comentário abaixo!

Um abraço!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Róger Marroni

Mais artigos deste autor »

Fundador do site Academia da TI |
http://academiadati.com.br
Instrutoria nas certificações ITIL® v3 | COBIT 4.1 | Green IT Citizen |
Autor do ebook Green IT Citizen - O Guia Rápido e Fácil


6 Comentários

Ruth Aparecida
1

Estou fazendo Técnicas de Apresentação que faz parte da grade do curso de Técnico em Informática. Essas dicas são ótimas e vão me ajudar a sair bem no projeto! Parabéns, Róger!

Lucas
3

Muito boa as dicas, acho que muito importante também é saber controlar o tempo de sua apresentação, pois ninguém costa de uma apresentação muito longa e nem muito curta.

benedito
5

Boa tarde!
Fasso faculdade de Redes de Computadores, e ontem tive uma apresentação de Banco de Dados. Não sabia muito sobre o assunto, porém o meu grupo teve que fazer um trabalho sobre a matéria e apresentar, no meu grupo no entanto tem pessoas mais velhas do que eu na área ( sou analista de suporte), porém momentos antes da apresentação passarão a ficar tensos, bom, como eu já havia lido essa matéria a um tempo atrás dominei a apresentação onde os mais velhos gagejarao amassarao folhas que estava nas mãos, então eu ao notar o nervosismo deles fiquei tranquilo li bastante antes da apresentação não repeti o testo e mais ainda, ajudei a quem gaguejou. Dominei de forma profissional e no final todos da sala deram os parabéns pessoalmente.
Agradeço demais a dica de como se comportar e falar e ensaiar antes, vou levar pra vida inteira.

Róger MarroniRóger Marroni Autor do Post
6

Ola Benedito,

Em primeiro lugar, meus parabéns por dominar com sucesso sua apresentação!

Eu fico muito feliz que as dicas do artigo tenham ajudado você. Muito mesmo!

Forte abraço

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">