Green IT Citizen! Você conhece essa certificação?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, Tudo bem?

Pois então, gostaria de começar com duas pergunta para você. Você sabe o que é sustentabilidade? Sabe identificar o que sustentabilidade tem relacionado com TI?

É bem simples! Sustentabilidade ou ser sustentável é o processo de realizar alguma atividade que em você consuma algum tipo de matéria prima e, nesse consumo, não afete as próximas gerações. Por exemplo: atividade de construção de um produto, elaboração de uma documentação, construção de uma casa, enfim. Qualquer atividade, ou seja, o consumo deve ser equilibrado e realizado de forma moderada, a fim de que esse insumo possa existir e não seja extinto para as próximas gerações.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Em resumo, sustentabilidade é a capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de atenderem às suas próprias necessidades.

Até aqui tudo bem, primeira questão respondida. Mas e a relação de sustentabilidade com a TI? Bem, podemos dizer que existe uma total relação, por isso surgiu no mercado a certificação Green IT Citizen, na tradução, Cidadão de TI Verde, que é composta por diversas práticas que orientam o profissional certificado a ter uma visão sistêmica, se preocupando não apenas com a empresa, mas, também, com os impactos da TI e como e porque a TI opera, ou seja, com o ecossistema de TI em si.

certificacao-green-it-citzen

Então, para você entender o conceito de ecossistema de TI, gostaria que imaginasse um mapa de relacionamento que mostra como vários componentes (Pessoas, compra de softwares e hardwares e a cultura da empresa) influenciam e impactam em outros. A composição do ecossistema de TI é formada por pessoas e pela cultura organizacional, pela forma que as pessoas compram, implementam e realizam o descarte de hardwares e softwares. Isso tudo faz parte do ecossistema de TI e deve ser muito bem analisado, pois para qualquer ação de TI Verde que for implantada na empresa é de suma importância que ocorra o apoio e conscientização das pessoas.

A cultura deve ser conscientizada e alinhada com as boas práticas orientadas pela Green IT. Portanto, nesse momento, o papel do profissional Green IT Citizen é muito estratégico, pois é ele quem deve assumir a posição chave para o sucesso da implantação, prestando orientações para a empresa e servindo de fonte de referência para a gradativa mudança dos hábitos da cultura empresarial.

Pesquisas apontam que 80% dos executivos declaram que as iniciativas de TI verde têm crescido com grande relevância nas suas organizações. Outro fato é apontado pelo Instituto Sem Fronteiras, que destaca o aumento de 500% em iniciativas Green IT nos últimos anos. Esses números só reforçam a demanda do mercado pelos profissionais Green IT Citizen, logo, a conquista desse título, por você profissional, é um grande ganho na carreira.

Como bônus, para você que gostaria de saber mais sobre a certificação, compartilho o Mapa de Estudos que eu montei com os principais passos e dicas para você estudar para o exame Green IT Citizen. Aproveite!

Mapa de Estudos Green IT Citizen

Clique na imagem para abrir o mapa

No próximo post vou continuar com as dicas da certificação e falar sobre os motivadores de negócio, ambientais e de regulamentação que fazem a Green IT Citizen estar tão em alta nas organizações.

Um abraço!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Róger Marroni

Mais artigos deste autor »

Fundador do site Academia da TI |
http://academiadati.com.br
Instrutoria nas certificações ITIL® v3 | COBIT 4.1 | Green IT Citizen |
Autor do ebook Green IT Citizen - O Guia Rápido e Fácil


12 Comentários

Edinelso Morais
1

Olá Róger,

Sou apaixonado pela natureza, animais e tudo que envolve sustentabilidade e, como profissional de TI, não poderia deixar de conhecer essa novidade para negócios de TI.

Green IT vem ganhando cada vez mais seu espaço no mercado.

Peguei, recentemente, a certificação que é fornecida pelo EXIN.

Forte abraço e parabéns pela iniciativa de compartilhar.

Elisângela Machado
3

Prezado Róger
Parabéns pelo artigo
Sou profissional de TI e possuo a certificação Green IT Citizen desde novembro de 2013.
Adorei estudar para esta certificação e gostaria de indicar o livro Green IT For Dummies (ele serve para o Citizen e o Foundation) e o link http://sinsofgreenwashing.org/findings/the-seven-sins/
para os interessados na certificação.
É importante saber os sete pecados do ‘greenwashing’ (este site está sempre atualizado)

Abraços

Elisângela Machado

Frank Carvalho da Silva
5

Gostei muito de conhecer a Certificação Green IT Citizen. Atualmente sou Analista de Suporte e tenho interesse em migrar para outra área. Li algumas matérias sobre Cloud Computing, e me interessei. Como por exemplo a Certificação Green IT Citizen, poderia me ajudar?
Obrigado.

Nataniel
7

Primeiramente Parabéns pelo artigo. Apenas confirmou pra mim o quanto é importante obter essa certificação. Estou pensando em estudar o final de semana e logo em seguida na segunda-feira fazer a prova. você acha que o tempo de estudo de apenas dois dias é suficiente?

Atenciosamente

Róger Marroni
8

Nataniel,

Obrigado pelo seu comentário, eu fico muito feliz com ele.

Sobre o tempo de estudo. Dois dias apenas eu acho muito arriscado!

O ideal é você estudar, no mínimo, durante uma semana. Estude 1 hora por dia e faça simulados.

Em outubro eu vou palestrar no 1º Congresso Online de TI e, meu tema, será justamente sobre TI verde e certificações.

Te convido para se inscrever e assistir a palestra gratuitamente.

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/1sc0yPM

Nataniel
9

Grande Róger.
Muito obrigado.
vou fazer isso mesmo. Estudar durante a semana e fazer os simulados.

Já reservei a minha vaga na palestra, fico no aguardo.

Mais uma vez Parabens !

Abraço

Willian Barcellos
10

Ola Róger,

Gostaria de parabeniza-lo pelo artigo. Atuo na área de TI e consegui obter a certificação Green IT Citizen em outubro desse ano. Esta é uma certificação de grande valia, pois meio ambiente e sustentabilidade será o foco em muitas organizações de agora em diante. Realmente o conteúdo disponibilizado no eBook é muito interessante e foca de forma objetiva no conteúdo cobrado no exame. Parabéns e Sucesso.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">