4 dicas simples para você montar um currículo vencedor

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Hoje resolvi dividir com vocês 4 dicas que elaborei junto a um gestor de recursos humanos para você seguir na hora de elaborar o seu currículo.

No primeiro momento, quando você pensar em seu currículo, a primeira coisa que deve pensar é QUALIDADE. Seu CV será sua vitrine para o mercado de trabalho, será seu primeiro contato com a empresa. Logo, primar pela organização e qualidade é essencial nesse processo.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Os analistas de RH, que buscam os profissionais no mercado, comentam que a eliminação dos candidatos já inicia na fase de visualização dos currículos. Erros de escrita, informações desencontradas e a falta de uma boa apresentação eliminam muitos candidatos logo de início.

Então, vamos lá! Vamos elaborar nosso CV estruturado em 4 seções: Informações de contato, Apresentação, Experiências e Projetos Pro-Bono.

1. Informações de contato

A primeira informação que deve conter em seu CV é seu nome. Não é necessário colocar o nome completo, nome e sobrenome estará ótimo. Logo abaixo ao nome, deverá colocar um email para contato, a maioria das empresas não faz contato telefônico num primeiro momento.

O primeiro contato normalmente é através de email, então, a dica aqui é colocar um email que você utilize diariamente, de preferência um email mais formal, algo como: [email protected] O que quero dizer aqui é que não pega nada bem colocar num CV emails como: [email protected] ou [email protected] Ok?

Seguindo, logo após o email é interessante colocar um telefone de contato. Eu sugiro utilizar seu celular e não um telefone residencial, é mais eficaz. Para finalizar, coloque sua cidade e estado onde mora. É importante essa informação para que o analista de RH identifique as vagas que estão em sua localidade.

2. Apresentação

Aqui você deverá fazer uma breve descrição do seu perfil profissional. Um resumo descritivo de até 4 linhas é uma boa dica para esse item. Logo abaixo é interessante colocar sua formação acadêmica, nome do curso e da instituição de ensino. Seguindo, poderá descrever os principais cursos e treinamentos assistidos.

É interessante destacar aqui também, caso já tenha ministrado algum curso, sendo como instrutor em uma ferramenta, repasse de conhecimento para um grupo de colegas ou prestado um treinamento para clientes.

Para finalizar esse seção é interessante citar suas certificações, títulos, prêmios e reconhecimentos que tenha conquistado.

3. Experiências

Nessa seção eu recomendo colocar suas experiências mais relevantes, ou seja, os cargos que mais agregaram para sua formação. As informações necessárias aqui são: Nome da empresa, cargo que você ocupou, uma descrição de suas principais atividades e responsabilidades, período em que trabalhou na empresa, e por fim, deve colocar em tópicos todas as conquistas que realizou durante sua passagem na organização.

Caso ainda não tenha uma experiência profissional ou um estágio, não tem problema. Você poderá usar essa seção para descrever atividades, grupos de estudo e projetos de pesquisa realizados no meio acadêmico.

4. Projetos Pro-Bono

Aqui você poderá descrever sua participação em projetos sociais. Atividades que participou como voluntário ou organizador para ajudar pessoas através de seu conhecimento ou trabalho, tendo como meta o auxílio social.

Esses quatro itens serão a base na elaboração de seu currículo. Além deles, você deverá cuidar para usar o mesmo tipo de fonte em todo o cv, justificar os textos que você escrever alinhando às margens esquerda e direita, elaborar um cv com no máximo duas páginas utilizando o número de página no rodapé, usar o corretor ortográfica do próprio MS Word para evitar erros de escrita no currículo.

Utilizar foto no cv não é mais interessante. Lógico, a não ser que você trabalhe com a sua imagem. Seja, por exemplo, um promotor de eventos, trabalhe com comerciais, etc.

Uma boa prática ao enviar seu cv para uma organização é enviá-lo no formato PDF. Você poderá utilizar o próprio “salvar como” do MS Word e salvar uma versão em PDF de seu cv para o envio ou cadastro nas empresas. Assim, com o formato PDF, você garante que suas informações chegarão com segurança e integridade ao seu destino.

Para você, que deseja aprender mais sobre o assunto, eu recomendo que faça o curso de Recolocação Profissional.

Fazendo o curso, você vai aprender:

  • Como se comportar em uma entrevista;
  • Como controlar as finanças e montar um orçamento doméstico para fazer o dinheiro render até encontrar outro emprego;
  • Formas de Economizar;
  • Reorganizando sua vida Profissional;
  • E muito mais…

Encerrando esse post, deixo de bônus para você um Modelo de currículo de acordo com as características que conversamos.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Róger Marroni

Mais artigos deste autor »

Fundador do site Academia da TI |
http://academiadati.com.br
Instrutoria nas certificações ITIL® v3 | COBIT 4.1 | Green IT Citizen |
Autor do ebook Green IT Citizen - O Guia Rápido e Fácil


2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">