Aperfeiçoamento em TI – Usando o Virtual Lab da Microsoft

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Neste artigo, gostaria de falar um pouco sobre um recurso que a Microsoft disponibiliza para auxiliar os Profissionais de T.I. a fazerem seus testes e também a estudar sobre as mais diversas tecnologias.

Estou me referindo ao Laboratório Virtual da Microsoft, onde acessamos máquinas virtuais para podermos aprofundar os conhecimentos sobre uma determinada tecnologia. Estas VMs (máquinas virtuais) já ficam preparadas com todos os recursos necessários para o aprendizado.

Como nem sempre disponibilizamos de uma infraestrutura para testes, este local é uma excelente opção.

Um exemplo seria a necessidade de um servidor para testar o funcionamento do Microsoft Exchange ou, de repente, aprender a implantar o SharePoint, ou ainda, estudar as formas de implantar uma maior segurança na rede através do Microsoft Forefront.

Apesar deste local de aprendizado não ser uma novidade, muitos profissionais do ramo desconhecem a sua existência e acredito também que será útil para àqueles que estão iniciando na carreira de TI.

A seguir, mostrarei um exemplo sobre como usar tais recursos.

Primeiramente iremos acessar o site TechNet e fazer o login com uma conta Microsoft. Estando logado, clicaremos na opção Aprender e em seguida clicaremos na opção referente a Laboratório Virtual (Podemos também acessar direto o Virtual Lab clicando aqui).

virtuallab1

Ao estarmos no site dos Laboratórios Virtuais, iremos reparar que aparecem diversos links com opções de tecnologias que podemos estar testando e estudando, como é mostrado na imagem a seguir.

virtuallab2

No meu caso, como estou interessado em me aprofundar sobre System Center Operations Manager, clicarei no link referente a esta tecnologia.

virtuallab3

Abrirá uma nova página com diversas opções de VMs (Máquinas Virtuais) sobre o assunto escolhido. Caso eu queira outra tecnologia, posso usar a coluna de filtro situada no lado esquerdo da janela do navegador.

virtuallab5

Uma das opções apresentadas no resultado e que me interessou é sobre a instalação e configuração do Windows Azure. Para quem não conhece, esta é a tecnologia da Microsoft para a Cloud Computing (computação nas  nuvens), onde podemos implantar nas nuvens desde sistemas operacionais até aplicativos ou serviços.

virtuallab6

Clicando no link que escolhi, abrirá uma nova guia resumindo algumas funcionalidades desta máquina virtual escolhida e então clicarei em Get Started para prosseguir.

virtuallab7

Na sequência aparecerá uma nova Guia para iniciar o laboratório, onde também apresentará um resumo sobre o que irei aprender. Após ler e verificar se é realmente o que quero aprender, clicarei em Launch Lad para começar a carregar a VM.

virtuallab8

Abrirá duas novas janelas onde começará a carregar a máquina virtual com as tecnologias requeridas para o aprendizado.

virtuallab9

Ao terminar de carregar, verificaremos que carregaram duas janelas. Reparem que uma está sobre a outra. Deixei a imagem nesta dimensão para visualizarem como ficará exposta na tela as duas janelas.

A primeira janela (a que fica visível), é o Manual contendo o resumo e os exercícios a serem seguidos e empregados. Na segunda janela consta o ambiente do laboratório preparado para o estudo.

virtuallab10

Reparem na imagem a seguir que tem o passo-a-passo para completarmos os testes e exercícios.

virtuallab11

Na segunda janela, como mencionado anteriormente, estará o ambiente para a execução dos testes. Iremos reparar que nesta janela, existe uma coluna de opções no lado direito. Ali estão links para acessar outras máquinas virtuais dependendo do exercício a ser executado.

virtuallab12

Para finalizar a explicação, estou demonstrando nas duas imagens a seguir um exemplo de exercício a ser executado. A primeira imagem se refere ao Manual contendo as instruções dos exercícios e a segunda imagem é o ambiente que acessei conforme o enunciado do exercício 2 e já na janela aberta para a configuração do Datacenter Server.

virtuallab13

virtuallab14

Apesar dos laboratórios estarem em inglês, acredito ser de fácil entendimento o que se pede. Também é uma forma de estar aprendendo um pouco mais sobre o Inglês, já que é um requisito para profissões ligadas à área de TI.

Espero que seja útil. Eu particularmente utilizo para complementar meus estudos e me aprofundar sobre alguma tecnologia.

Abraços e até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">