Como Criar ou Restaurar Partição de Pendrive

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Decidi criar este tutorial para auxiliar os usuários a recuperarem a partição do seu pendrive.

Em alguns comentários que tenho recebido nos artigos que criei de como criar um pendrive bootável do Windows 7 e de como criar um pendrive bootável do Windows 8, após executarem todo o processo no diskpart, os usuários não estão conseguindo mais visualizar o pendrive entre os dispositivos disponíveis no Explorer do Windows.

Às vezes, na execução dos comandos no diskpart, pode acontecer algum problema na criação da partição do pendrive para receber o Sistema Operacional Windows e acaba não fazendo todo processo como deveria, deixando assim o pendrive inutilizável momentaneamente.

Logo abaixo irei mostrar como restaurar a partição deste dispositivo para que possa estar trabalhando novamente com ele.

Este processo pode ser aplicado também em partições do HD que ainda não foram criadas ou que foram excluídas.

O primeiro passo a fazer é abrir o Gerenciamento do Computador. No Windows 8/8.1 (conforme a imagem abaixo), clique com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo do Windows e depois clicque em Gerenciamento do Computador (pode ser também na opção Gerenciamento de Disco, abrirá uma tela mais simplificada).

pendrive1

Abrirá a janela referente ao Gerenciamento do computador.

pendrive2

Na coluna de opções à esquerda, clicar em Repositório e depois selecionar a opção Gerenciamento de Disco. Caso tenha clicado em Gerenciamento de Disco entre as opções do Windows, irá abrir esta tela de dispositivos sem a coluna de opções situada à esquerda.

Reparem que na coluna da direita, na parte de cima, aparecem os dispositivos que estão acessíveis ao uso e na parte de baixo todos os dispositivos que estão conectados no PC (mesmo os que não estão acessíveis). Observe que o pendrive aparece mas está como não alocado, isto é, não há uma partição ativa nele.

pendrive3

Agora vamos clicar com o botão direito do mouse sobre este dispositivo não alocado (no caso o pendrive) e depois clicar em Novo Volume Simples.

pendrive4

Abrirá a janela para auxiliar na criação de uma nova partição e etão clicaremos em Avançar.

pendrive5

Na tela seguinte, é para definir o tamanho a alocar no dispositivo. Serve também se quiser criar mais de uma partição para o dispositivo. Definido o tamanho, clicaremos em Avançar.

pendrive6

Na sequência, podemos definir a letra  que terá esta unidade e, após selecionar a letra, clicaremos em Avançar.

pendrive7

Agora definimos o tipo da partição do volume. Como aqui no meu caso o pendrive é pequeno, de apenas  4 GB, vou deixá-lo como FAT32, mas para os que possuem uma unidade maior, pode selecionar NTFS. Depois informe o nome para esta unidade e em seguida clique em Avançar. Como não é a primeira vez que estou trabalhando com este pendrive, posso deixar marcada a opção Executar em formatação rápida, mas caso você esteja adicionando um novo HD ao computador, sugiro não fazer formatação rápida.

pendrive8

Ao clicar em Avançar, aparecerão todas as configurações que você deixou para este dispositivo. Conferindo se está tudo correto, clique em Concluir para começar a criar a partição e a formatação deste dispositivo.

pendrive9

Está pronto! Reparem na imagem a seguir que o dispositivo está ativo e agora aparece entre os disponíveis para o uso. Dependendo da configuração do sistema, ao finalizar a criação da partição e a sua formatação, abrirá a janela do Explorer dentro deste dispositivo.

pendrive10

Caso queiram, podem estar refazendo todo o processo no diskpart para a recriação do pendrive bootável. Através deste comando conseguimos também a criação da partição e a sua formatação, basta apenas reiniciar o processo de criação do pendrive bootável explicado nos meus artigos (Windows 7 e Windows 8).

Espero que eu tenha ajudado.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

47 Comentários

Lucas
1

no meu caso consta como partição primaria ativa mas não consigo abrir para copiar os arquivos do windows para o pen drive

Marcio
4

Amigo, meu pen drive de 16gb só aparece 512mb
No Gerenciador de Disco aparece 13, 94gb não alocado, quando eu clico com o botão direito para criar um novo volume simples a opção fica cinza e não dá pra clicar e nem criar o novo volume
Já usei outros programas para tentar recuperar esse espaço não alocado e nenhum resolveu,
O que posso fazer? Ou eu não posso mais recuperar o espaço não alocado?

wesley
8

boa noite, o meu caso é tudo isso só q ele esta aparecendo como na terceira imagem como (disco 1) removivel D nenhuma midia e quando você vai olhar o volume nele ta marcado 0, sera que alguem sabe como resolver isto? desde já obrigado.

vambert
10

No meu caso, deu o seguinte erro:

A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S

Como consigo resolver esta divergência?

Henrique
11

Marcio… seu erro foi parecido com o meu !!

Primeiramente abra o “cmd”
1. digite: “diskpart”
2. depois: “list disk”
3. Selecione o disco: “select disk 3? (selecione o disco que estiver o seu pendrive…)
4. digite: “clean” (pra zerar as partições)
5. assim todas as partições estarão excluidas
6. logo após ter feito isso siga o tutorial da página

pra mim deu certo…espero que funcione com você !!

Fábio
13

Excelente!!! Havia usado o Diskpart para ciar uma partição bootável pra instalar o Windows 8.1 Pro e o pen drive tinha sumido, achei que tinha queimado ou algo do tipo, porém que o via quando dava o comando “list disk” e pensei: “tem algo de errado”, enfim, muito obrigado por salvar meu pen drive. ;)))

Jeferson
14

Cara, simplesmente fantástico.
Não costumo comentar em fórum, ou sites pra tirar dúvidas, pois nunca estão muito claro.

Sobre o seu trabalho, só tenho elogios. Estava ‘enrolado’ com uma situação como esta e, foi resolvida de maneira muito hábil e satisfatória.
Obrigado!

Andrey
17

Muito bom o tutorial, só que no meu caso apareceu uma mensagem dizendo que a solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo E/S. Me ajude.

marlene
19

Pode me ajudar um um problema? meus pen drives não são mais reconhecidos e quando acontece de reconhecer aparece com zero bytes, o que devo fazer para ele voltar ao normal? ja tentei esse procedimento que passou nas não aparece a opção para mim, é como se ele não existisse, não da nem para mudar a letra da unidade, podem me ajudar por favor?

Glaucio
20

Ótimo artigo. Henrique obrigado, sua dica com os comandos resolveu meu problema. Depois foi só seguir o tutorial. Abs

Vanessa
22

Olá… Boa noite
Estou com esse problema e vou tentar fazer o que vc descreveu…. se eu fizer desta forma vou perder todos os arquivos que tenho no pendrive?
Obrigada

Hevelen
23

Olá. Meu caso é igual a o wesley, insiro o pendrive ele não aparece na unidade de disco, mas ele acende normal a luz do pendrive, quando vou em dispositivos e impressoras ele está lá. Procurando resolver, só aparece isso ai, que na unidade Disco 1, D:, Nenhuma Midia.
Como resolver?

Arquivos importantes a serem recuperados.

Hélio Leme
24

Rapaz muito, mais muito agradecido pela dica. Me ajudou demais. Eu fui fazer besteira e particionei o pendriver e ele travou de vez aí fiz o que vc esta orientando aqui e deu tudo certo. Valeu demais por compartilhar seu conhecimento. Que Deus abençoe você sempre.

Filipe Cavalcante
25

Estou com o mesmo problema de Marcio, a opção Novo Volume Simples fica cinza. Por que isso aconteceu?

Oo

Obrigado!!!

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
29

Opa Isaac, neste caso não existe partição onde não está alocado. Se o pendrive todo está como não alocado, terá que recriar a partição e formatá-lo.

luciano
30

Muito bom, não consegui fazer de primeira pois no meu caso não aparecia “novo volume simples” mas com ajuda do amigo henrique deu certo Primeiramente abra o “cmd”
1. digite: “diskpart”
2. depois: “list disk”
3. Selecione o disco: “select disk 3? (selecione o disco que estiver o seu pendrive…)
4. digite: “clean” (pra zerar as partições)
5. assim todas as partições estarão excluidas
6. logo após ter feito isso siga o tutorial da página
pra mim deu certo…espero que funcione com você !!

Reginaldo
31

Boa tarde.

Parabéns pelo tutorial, muito útil.
Somente gostaria de saber. É possível particionar um pendrive em duas ou três partições, mas que elas fiquem visíveis pelo Windows?
Pergunto porque é bem conhecida a limitação que o Windows tem em relação a dispositivos removíveis, como o pendrive, reconhecendo normalmente somente a primeira partição.
Caso seja possível, por gentileza me orientar como fazer.

Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

Reginaldo.

AUGUSTO
32

Henrique, por aqui funcionou, muito obrigado.
Detalhe é que, após o CLEAN ele deu um erro de acesso, mas mesmo assim liberou a unidade para fazer o procedimento desta página
Valeu!

Marcus R A Veloso
33

Meu HD externo abria normalmente na TV e não estava abrindo no notebook com windows 10, acusava disco não alocado, fiz o procedimento sem formatar e agora não abre nem na TV, acusa disco danificado, como posso resolver, tem come reverter o processo?

Luiz
34

Sou mais um que não costuma comentar em fóruns, mas dessa vez me sinto obrigado a agradecer ao Márcio, que postou um problema idêntico ao meu, ao Henrique, que postou a solução para esse problema, ao Augusto, que explicou que mesmo após o erro de acesso depois do CLEAN, a unidade ficava liberada para a execução dos procedimentos tão bem explicados pelo Luciano, a quem faço o último agradecimento. Após mais de 2 anos, consegui recuperar mais de 4GB dos 8GB do meu pendrive! Muito obrigado a todos vocês!!!

Herculano
35

fiz todo o procedimento recomendado e no final o windows não conclui a formatação e aparece a seguinte mensagem: o sistema não pode encontrar o arquivo especificado. Tem alguém que consegue me dar uma dica de como resolver este problema?

Dani
40

O meu depois de todo o processo aparece a seguinte mensagem: a mídia na unidade pode ter mudado.
O que eu devo fazer? Perdi todos os meus arquivos???

jean
42

dica do Luciano Deu certo aqui
Muito bom, não consegui fazer de primeira pois no meu caso não aparecia “novo volume simples” mas com ajuda do amigo henrique deu certo Primeiramente abra o “cmd”
1. digite: “diskpart”
2. depois: “list disk”
3. Selecione o disco: “select disk 3? (selecione o disco que estiver o seu pendrive…)
4. digite: “clean” (pra zerar as partições)
5. assim todas as partições estarão excluidas
6. logo após ter feito isso siga o tutorial da página
pra mim deu certo…espero que funcione com você !!

Sergio Wanderley Ferreira
46

Boa Noite, meu problema me parece comum como qualquer outro, mais quando eu conecto meu pen drive na porta USB ele faz aquele barulho normal e quando vou em meu computador, lá ele não se encontra e quando eu vou em gestão de disco ele aparece com letras mais sem suporte, o que eu faço para sanar esse problema? Será que tem algum programa para colocá-lo em modo de fábrica?

Se alguém puder me ajudar eu agradecerei muito.

sergio
47

Boa tarde,O meu pendriver quando conecto ele no pç ou no notebook,ele estala o driver mais ele não abre ai eu vou no gerenciador de disco.ai ele aprece na área lá em baixou como nenhuma mídia,como eu resolvo isso?

caso alguém puder me ajudar vou ficar muito agradecido.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">