Como descobrir o modelo da placa de vídeo de um notebook

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O mundo da informática é realmente uma caixinha de surpresas. Há, nesse imenso meio, um termo chamado possibilidades, que se baseia em várias opções para a realização de um determinado fim.

Como exemplo, podemos citar uma simples dica que para muitos é um fator mais complexo. Estamos falando de como descobrir o modelo da placa de vídeo de um notebook.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Apesar de aparentemente fácil, muitos usuários de PC pensam que o processo requer a abertura para visualização de componentes internos. Para se descobrir o modelo da placa de vídeo, basta usar algum softwere específico ou o próprio sistema operacional.

Mas para que eu preciso disso? Saber o modelo da placa de vídeo de um notebook pode ser útil quando você for comprar outra para incrementar a usabilidade, ou simplesmente por defeito da mesma. Lembrando que essa dica também funciona para desktop.

Descobrindo através do Windows

Iremos utilizar o Windows para nos auxiliar nessa descoberta, então iremos no menu iniciar e, no campo de busca, iremos digitar o comando “dxdiag”, logo mais dê um enter para concluir o processo. Após aparecer um arquivo na tela selecione-o clicando.

 

Depois disso, será aberta uma nova janela onde aparecerão diversas informações, tais como Memória RAM e diversas características do seu computador. Vá gora na seção “Exibir“, que estará localizada no lado esquerdo na parte superior da tela.

nome-da-placa-de-video-

Agora você pode ver que na opção dispositivo constarão diversas informações sobre a sua placa gráfica, entre elas o modelo, que está descrito em “Nome“. Além do modelo da placa, você também poder averiguar o nome da fabricante, o tipo de processador, informações do DirectX e muito mais.

Além da possibilidade anterior, você também pode conferir o modelo da sua placa de vídeo através do painel de controle. Para isso, basta você ir no menu iniciar, painel de controle e seção correspondente a “Hardware e Som”. Feito isso, basta você abrir o gerenciador de dispositivos conforme mostra a ilustração mais abaixo.

gerenciador de dispositivo

Depois que o gerenciador de dispositivos estiver aberto, basta você ir até a opção “Adaptadores de vídeo“, aqui você poderá averiguar qual é o modelo da sua placa de vídeo, veja a ilustração logo abaixo.

modelo da placa de vídeo

O gerenciador de arquivos ainda contém diversas informações úteis sobre os mais variados componentes do seu notebook, portanto, vale a pena dar uma conferida e descobrir detalhes dos drives do seu dispositivo.

Além das medidas anteriores, você também poderá verificar o modelo da sua placa de vídeo através de alguns softwares, como, por exemplo, o Everest. Esse programa faz  todo o processo de descoberta do modelo da placa de vídeo do seu computador. Por mais que essa seja uma medida desnecessária à primeira instância, o uso do Everest poderá ser útil futuramente, pois o mesmo possibilita a visualização apurada de diversas outras informações de seu computador.

Fonte: O Notebook

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

2 Comentários

Jimmy
1

Olá Vagner, boa noite.
Obrigado pelas informações contidas nesse post, porém, recentemente percebi que, ao usar o dxdiag, a placa de vídeo que aparece é a Intel HD Graphics 4000, porém, meu note tem placa de vídeo.
O tamanho da memória está ok, porém, por algum motivo ela não aparece como “primária”.
Quando acesso o gerenciamento de dispositivos, aparecem as duas, a 4000 e a minha.
Existe a possibilidade de meu note não estar usando a placa?
E caso esteja usando, existe a possibilidade do note estar com uma performance mais baixa?

Obrigado desde já!

marcilio
2

tem um pequeno erro operacional nesse texto, a grande maioria dos modelos a placa de video é soldada na placa mãe e alguns dedicados o projeto da placa mãe não aceita um modelo diferente.

Logo isso de trocar a placa de vídeo do notebook tem suas complicações.

é garantido o upgrade em notebooks de ram, hd, placa de wifi, o resto tem que perguntar pro fabricante ou levar numa autorizada.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">