O que é uma máquina virtual?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Uma máquina virtual (MV), do original em inglês virtual machine (VM), é uma implementação de ambiente computacional onde pode-se instalar e executar um sistema operacional.

A máquina virtual emula um computador físico comum, onde as requisições de CPU, memória, disco, rede e outros hardwares são gerenciados pela camada de virtualização, que traduz essas requisições para o hardware original.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

As MVs são criadas sobre um hypervisor, que executa sobre um sistema operacional instalado no computador comum ou servidor. O hypervisor pode ser utilizado para criar múltiplas máquinas virtuais individuais e isoladas entre si.

Normalmente os sistemas operacionais “convidados” (do inglês guest) não sabem que estão sendo executados em uma máquina virtual, e, desde que o sistema operacional cliente seja suportado, pode ser instalado da mesma forma que seria instalado em um computador físico. O sistema “convidado” pode acreditar que está fazendo uma chamada de E/S (entrada e saída) em um disco físico, mas na verdade está gravando em um arquivo no “hospedeiro”.

Exemplos de softwares para criar máquinas virtuais são: VMware Workstation, VMware Player, VMware vSphere (ESX), Microsoft Hyper-V, Citrix XenServer, RedHat KVM e Oracle VirtualBox.

As máquinas virtuais trazem algumas vantagens sobre o modelo tradicional de executar o sistema operacional direto no hardware físico: a possibilidade de compartilhar o hardware físico com outras máquinas virtuais, a facilidade de ser copiado ou movido para outro hardware físico sem precisar se preocupar com drivers, a possibilidade de executar diversas MVs ao mesmo tempo, ideal para fins de testes e desenvolvimento.

Em ambientes empresariais, a virtualização pode facilitar as rotinas de backup, recuperação de desastres, novas implantações de aplicativos (utilizando Virtual Appliances), facilitar as rotinas administrativas e diminuir o downtime.

Leia também:

Publicado Originalmente em Blog Blue Solutions

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Fernando Ulisses dos Santos

Mais artigos deste autor »

Diretor de Desenvolvimento da Blue Solutions e no Business Monitor, trabalhou em dezenas de projetos de virtualização, reestruturação, implantação e migração de Datacenter em empresas de todos os portes. Atualmente trabalhando com BI, tem implantado Indicadores de Gestão em clientes dos mais diversos portes e setores.

Pós-Graduado em Segurança da Informação, certificado VMware VCAP-DTD.


2 Comentários

wellington
1

Este tema é bem interessante nos dias de hoje, aguardo ansioso por posts mais aprofundados (técnicos) , pois estou direcionando minha carreira como profissional de infra para esta tecnologia. Parabéns .

osvaldo
2

É realmente incrivel,instalei o VMware Workstation e estou usando o XP dentro do windows 7,programas que não pegavam no 7 rodam de boa no XP,pena que esse programa é pago.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">