Como monitorar anúncios do Facebook Ads no Google Analytics

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Um dos grandes problemas que muitas vezes ocorre ao criarmos uma campanha de Facebook Ads, é a discrepância entre as informações que o painel do Facebook apresenta em relação aos cliques no anúncio e o que efetivamente está ocorrendo nos nossos relatórios do Google Analytics.

O que está aparecendo de número de cliques no meu anúncio do Facebook Ads não refere-se a cliques para fora do Face, mas sim, ao número de interações que ocorreram nele e envolvem cliques no link externocliques de curtir, cliques de compartilhar e assim por diante.

Selecionei um exemplo de um anúncio de um cliente feito recentemente que simula exatamente o que ocorre:


Modelo de painel de anúncios no facebook

No exemplo mostrado o cliente recebeu 405 cliques no anúncio, mas recebeu no site apenas 106 sessões oriundas do Facebook para o artigo impulsionado em sua página – conforme relatório abaixo:

numero-sessoes-facebook-ads

Pode ocorrer também de o tráfego gerado pelo Facebook Ads estar sendo monitorado como Tráfego Direto no Google Analytics, e não como vindos da rede social.

No Google Analytics, o tráfego direto é o tráfego para o qual um referencial não foi especificado. O Código do GA recebe as informações de referência no cabeçalho HTTP. No entanto, se o cabeçalho HTTP não inclui um campo de referência, o Google Analytics não pode descobrir de onde está vindo o pedido.

Por muitas razões, o tráfego de anúncios do Facebook muitas vezes não incluem um referencial, e que faz com que GA classifique-o como Tráfego Direto. Assim, a fim de classificar com precisão o tráfego vindo do Facebook, você precisa ter uma abordagem diferente.

Como corrigir esta questão e ter relatórios exatos de acessos vindos de uma campanha do Facebook Ads?

Para corrigir o problema e ter dados exatos de sua campanha, o correto é Criar uma URL Personalizada no Google Analtyics. Com essa informação você diz ao GA de onde vem este clique, qual a campanha, se é um banner, um link, etc.

Criador-de-url-google-analytics-1024x502

Vejamos o passo a passo em vídeo de como fazer o procedimento e dar a informação correta ao Facebook Ads

O facebook também forneceu um PDF (em inglês) de ajuda para este tipo de operação. Baixe o PDF aqui.

Espero que tenha te ajudado de alguma maneira. Não deixe de compartilhar o conteúdo e comentar.

Um abraço e até a próxima.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

julianocalao

Mais artigos deste autor »

Manager do Google Business Group de Londrina, também é gerente de Mídias Digitais da Guerra Propaganda.

Atua no setor de web há mais de 15 anos, passando por várias agências digitais, sendo fundador de 2 delas. É formado em Artes Visuais/multimídia, mas sua experiência o fez alcançar o conhecimento em vários departamentos do mercado como Design, TI/Desenvolvimento e Marketing Digital.

É um aficcionado pelo estudo de marketing digital e performance em web analytics.


2 Comentários

RENATO CARDOZO
1

Olá! Muito bom o post, esclareceu bastante, muito obrigado!
Apenas tenho uma dúvida: posso colocar a URL personalizada para um anúncio no Facebook através de “Envolvimento com a publicação”, ou funciona somente com “Cliques no site”?
Porque se for envolvimento com a publicação, como os usuários irão clicar no meu site, onde estará o link?
Obrigado!

julianocalao Autor do Post
2

Olá Renato. Na verdade não. No caso de envolvimento com a publicação você deve usar os dados de monitoramento da própria campanha do Facebook Ads.. O Envolvimento com a Publicação envolve dados como Cliques no Post, Visualizações, envolvimento com likes, comentarios, compartilhamentos, etc. No caso da URL personalizada do Google é apenas para casos onde o anúncio vai direcionar para um endereço URL externo ao Facebook e não internamente.

Qualquer dúvida me avise.
Um abraço e sucesso.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">