Arduino: novidade para desenvolvedores

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Quem é apaixonado por tecnologia sempre fica por dentro das novidades do setor e, além disso, gosta de se aventurar e testar todas as ferramentas que aparecem no mercado. Um recurso que ganhou destaque e tem chamado bastante à atenção dos profissionais de TI é o Arduino, um controlador lógico programável com entrada USB ou Serial que possui código aberto. Além disso, o produto permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e, até mesmo, para quem não tem tanta experiência assim. Lançado em 2005, o Arduino teve grande aceitação e vendeu mais de 50 mil unidades na ocasião.

Utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível, a arquitetura do Arduino é totalmente Open-source, ou seja, livre para modificações ou implementações. O aparelho inicialmente foi desenvolvido para atender mais a área educacional, mas devido a sua facilidade de uso e benefícios, se tornou indispensável para outros setores.

Eu sempre paro para pensar em como a tecnologia vem avançando com o passar do tempo. Já temos celulares de todos os tamanhos, aplicativos que nos mostram qual o caminho mais rápido e sem trânsito para seguirmos, luzes que se acendem e apagam com um bater de palmas, aparelhos que controlam o ligar e desligar dos chuveiros e até o abrir das cortinas. A tecnologia nos trouxe várias comodidades e facilidades para usufruirmos no dia a dia.

Alguns me perguntam: como uma pessoa consegue criar este tipo de novidade? Basta ter criatividade e inspiração. O mercado já está repleto de softwares e hardwares que possibilitam o desenvolvimento de diversos episódios, até mesmo por pessoas sem conhecimento em programação. Para ter uma ideia sobre a capacidade de criação, no Brasil, o Arduino já ganhou a versão abrasileirada: Tatuino e Severino.

Para quem está começando e quer entrar nesse ramo, acredito que essas plataformas automatizadas sejam uma boa escolha. Em síntese, é uma forma de transformar projetos eletrônicos complexos em acessíveis, permitindo que qualquer pessoa torne sua ideia em realidade. Interessante não é mesmo?

É possível desenvolver projetos que podem ser independentes ou se comunicar com softwares, computadores etc. Acredito que isso é uma grande inovação para a tecnologia e para aqueles que planejam criar. Além de trazer vantagens para as atividades cotidianas, a técnica oferece benefícios para o comércio, medicina, indústria, investigação científica, engenharia, entre outros.

O Beacon também é outro aparelho que está começando a ser utilizado em shoppings centers e comércios que reconhece via Bluetooth e/ou Wi-Fi aparelhos móveis com apps instalados para transmitir em tempo real informações (localização, dados de produtos que estão sendo expostos, entre outros). Na prática, basta o consumidor ter o aplicativo instalado no smartphone ou tablet e se conectar com o sensor (beacon), a partir daí a pessoa recebe informações sobre aquele produto, serviço ou loja.

Outra tecnologia bem interessante é a Domótica, que usa também o Arduino, e vem crescendo e simplificando a vida das pessoas, já que permite a gestão de todos os recursos habitacionais, possibilitando o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa.

Isso vem de encontro com a Internet das Coisas, que também é uma tendência para o Brasil. De acordo com a Futurecom, até 2020 a tecnologia terá mais de 50 bilhões de dispositivos conectados no mundo. Acredito que em um futuro próximo, os brasileiros estarão totalmente conectados, ainda mais com a variedade de ferramentas, hardwares e softwares que o mercado oferece. Esses produtos tornam a vida mais confortável, segura e divertida.

E você, já transformou sua ideia em realidade?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Gerardo Wisosky

Mais artigos deste autor »

Country Manager Brasil de GeneXus International – empresa que desenvolve GeneXus – ferramenta de desenvolvimento de sistemas que permite criar aplicativos para as linguagens e plataformas mais populares do mercado, sem necessidade de programar


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">