Gerenciamento de Projetos em Redes de Computadores

Redes de Computadores

Milhares de informações de diversos tipos são trocadas entre computadores diariamente e uma rede de computadores se faz necessária para que essas informações cheguem ao seu destino. Os objetivos básicos de uma rede de computadores para Pinheiro (2003), são “prover a comunicação confiável entre os vários sistemas de informação, melhorar o fluxo e acesso às informações, bem como agilizar a tomada de decisões administrativas e facilitar a comunicação dos usuários dentro das empresas e entre as empresas, seus clientes, parceiros e fornecedores.”

estudar-redes-cisco-certificacao

Hoje há uma grande escassez de profissionais na área de redes de computadores e em um estudo encomendando à International Data Corporation (IDC) pela Cisco na América Latina apontou que “a demanda por profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Brasil excederá a oferta em 32% para o ano de 2015, chegando a uma lacuna de 117.200 trabalhadores especializados em redes e conectividade”.

O estudo ainda demostrou uma crescente necessidade por profissionais com conhecimentos em redes no Brasil. Ricardo Villate, vice-presidente de Pesquisa e Consultoria da IDC na América Latina, afirmou que “equipes bem treinadas e focalizadas em atividades de maior valor agregado são necessárias para alinhar a demanda tecnológica com o negócio e criar valor para a organização. Porém, ao mesmo tempo, a falta de profissionais capacitados pode dificultar a habilidade de extrair valor da tecnologia”.

Entre os resultados apresentados pela pesquisa, destaca-se que:

  • Em 2012, a demanda prevista foi de 239.653 empregos na área de redes, com a possibilidade de chegar a 363.584 em 2015.
  • Com esses números, o Brasil é o segundo país com dificuldades para encontrar candidatos tecnicamente qualificados, ficando atrás apenas do México entre os países pesquisados na América Latina. Isso ocorre porque com a disponibilidade insuficiente de profissionais capacitados no mercado fica mais caro contratar e empregar profissionais de rede qualificados.
  • Os investimentos em TI por parte das empresas e governo para atender a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, 2014 e 2016, respectivamente, e os recentes incentivos fiscais do Governo sobre equipamentos de rede (incluindo dispositivos para o consumidor, como smartphones), juntamente com “novas” regras para o leilão do 4G contribuem para aumentar a lacuna de habilidades.
  • As políticas governamentais e a dinâmica do setor são fatores de motivação importantes de um mapa tecnológico planejado. Apesar do aumento sazonal de desemprego no Brasil, a mão de obra qualificada permanece escassa o suficiente para forçar os empregadores a pagarem mais para competir por especialistas. Por outro lado, isso pode alimentar uma pressão inflacionária. A escassez de mão de obra qualificada forçou a média salarial a uma alta para atender à demanda do consumidor.

Gerenciamento de Projeto em Redes

Uma rede de computadores pode durar décadas se for bem construída, mas para que isso ocorra, é necessário um bom planejamento, além de conhecimento das normas e padrões. As técnicas de gerenciamento de projetos podem contribuir muito para o planejamento de uma rede.

Para Pinheiro (2008), “a necessidade de planejamento é algo que a maioria dos profissionais de redes comenta, entende do que se trata, discursa e discute a respeito até com certa propriedade, muitas vezes buscando demonstrar um profundo conhecimento. No entanto, são poucos aqueles que realmente planejam ou executam seus planos e atividades, ou seja, os que organizam seus passos utilizando metodologia, pesquisa e bom senso no planejamento.”

Há uma grande carência de profissionais em redes de computadores que possuem conhecimentos em gerenciamento de projetos e, ao contrário do que muitos pensam, o uso de gerenciamento de projetos não está restrito somente a grandes projetos, com altos custos e de alta complexidade. Todas as áreas podem se beneficiar dele.

O PMI – Project Management Institute, define projeto como:

“Um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos”.

Na visão de Tumam (1983), “um projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo especifico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações únicas ou empreendimentos de altos riscos no qual devem ser completados numa certa data por um montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. No mínimo todos projetos necessitam ter seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas.”

Atualmente, o mercado exige profissionais de redes que tenham, além do conhecimento operacional, conhecimentos em governança de TI e visão de negócio. Diversas instituições de ensino superior estão aderindo em suas grades curriculares de cursos de tecnologia, disciplinas como de gerenciamento de projetos e empreendedorismo, e essa é uma tendência que deve persistir pelas próximas décadas.

RAD & RAGHAVAN (2000), dizem que o gerenciamento de projetos é uma das disciplinas que mais cresce em praticamente todas as indústrias do mundo atualmente.

Conclusão

O conhecimento técnico em redes de computadores, alinhado com o conhecimento de técnicas de gerenciamento de projetos é extremamente crucial para que a implementação de uma nova rede seja bem sucedida, seja esta apenas uma melhoria ou ampliação de uma rede já existente.

O PMI possui certificações desde o nível técnico ao nível profissional em gerenciamento projetos que podem ser um grande diferencial aos profissionais de redes de computadores. Pinheiro (2004), destaca alguns benefícios do uso de projetos em redes, como “aumento da produtividade, pela redução de custos, pelo aprimoramento dos serviços disponíveis aos usuários, contribuindo decisivamente no aumento da competitividade da empresa.”


Bibliografia

A Guide to Project Management Body of Knowledge – PMBOK® Guide 2004 Edition Project Management Institute – PMI®.

CISCO. Estudo revela demanda crescente por profissionais de tecnologia no Brasil, mas há falta de mão de obra qualificada, 03/14/2013. Disponível em: <http://globalnewsroom.cisco.com/pt/br/release/Estudo-revela-demanda-crescente-por-profissionais-de-tecnologia-no-Brasil-mas-h%C3%A1-falta-1688801>. Acesso em 01/11/2014.

PERES, J. R. O QUE É GOVERNANÇA DE TI? Disponível em: <https://www.profissionaisti.com.br/2009/03/o-que-e-governanca-de-ti/>. Acesso em: 01/11/2014.

PINHEIRO, J. M. S. Porque Usar Sistemas Estruturados, 14/11/2003. Disponível em: <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_sistemas_estruturados.php>. Acesso em 01/11/2014.

PINHEIRO, J. M. S. O Planejamento de Projetos no Universo de Redes de Comunicação, 10/07/2008. Disponível em: <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_planejamento_de_projetos_no_universo_das_redes.php>. Acesso em 01/11/2014.

PINHEIRO, M. S. P. Gerenciando Projetos, 30/11/2004. Disponível em: <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_gerenciando_projetos.php>. Acesso em 01/11/2014.

PMI, Project Management Institute. O que é Gerenciamento de Projetos? Disponível em: <https://brasil.pmi.org/brazil/AboutUS/WhatIsProjectManagement.aspx>. Acesso em 15/11/2014.

RAD, Parviz F. e RAGHAVAN, Establishing an Organizational Project Office. Em: AACE International Transactions, 2000.

TUMAN, G.J. Development and Implementation of Effective Project Management Information  and Control Systems, EM: CLELAND, D. I.; KING, W, R. Project Management Handbook. Van Nostrand Reinhold, New York, 1983.


4 Comentários

Rodolfo
1

Ótimo artigo Rafael, realmente o mercado carece de profissionais capacitados desde o nível técnico ate o superior.

Cássio Felipe
2

Muito bom e esclarecedor.
Uma boa estrutura de rede tem impacto direto em várias áreas de uma instituição, mas sem o planejamento ideal não tem como atingir este objetivo e sem conhecimento não tem como fazer o planejamento ideal.

MARCO AURELIO GONZAGA
3

Bom dia Senhores,
Atualmente curso o tecnólogo em Redes de Computadores, estou no ultimo semestre, trabalho na área de projetos, não trabalho diretamente ligado a redes, mas envolve de uma certa maneira Redes, pelo que eu vejo não me parece que o mercado está tão necessitado por profissionais em Redes, ou não estão sendo tão criteriosos na hora de contrata-los, vejo pelos técnicos que vão na minha casa quando solicito reparo no meu Speed, “diga-se de passagem, é uma bosta”, como eu ia dizendo, os caras não sabem quase nada, somente o trivial, acredito na necessidade de que cada profissional na área de T.I deverá conhecer os conceitos básicos de Redes, mas de fato minha preocupação é que as Empresas Prostitua esta fatia do Mercado pagando salários baixo que não condizem com a realidade.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!