O valor da equipe

Curioso como algumas empresas, principalmente de TI, insistem em tratar o capital humano como algo descartável.

Como se não fizesse falta, como se perder um bom profissional para o mercado fosse algo sem relevância. Para eles, os conceitos de ser insubstituível e ser descartável se misturam em suas mentes.

t5

De fato, ninguém é insubstituível, eu já convivi com a saída de grandes profissionais nas empresas em que trabalhava e me peguei com medo do rumo que a empresa tomaria porque os considerava insubstituíveis. Me enganei. E a empresa existe até hoje, com outros valores, outras pessoas, outros desafios.

Entretanto, para mim a relação entre pessoas é um valor fundamental. O ser humano não nasceu pra viver sozinho, nem na vida pessoal, nem na profissional.

Precisamos um do outro para tudo. Ninguém se mantém isolado no mundo.

Por isso, quero deixar essa reflexão para você que não reconhece e nem valoriza sua equipe: você só é gerente por que existe um grupo a ser gerenciado, não se iluda pensando que você manipulando tudo (e todos) atingirá seu objetivo, entregará o seu projeto. Não, não irá.

Respeite. Escute. Lidere. Motive.

Faça da sua equipe pessoas alegres, engajadas, que permanecem ao seu lado e em sua empresa, por opção e não por necessidade.

Carolina Souza

Mais artigos deste autor »

Psicóloga (CRP 06/203773) e Especialista em Gestão de Projetos (PMP) atua há décadas no mundo empresarial. Certificada CPRE, SFC, ITIL com profunda experiência nas áreas de Engenharia de Requisitos, Análise de Processos e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. Palestrante. Colunista no PTI desde 2013 sempre colaborando com artigos focados no desenvolvimento profissional dos leitores e gerentes de projetos em início de carreira.

Conecte-se com a autora em seu perfil no Linkedin e continue aprendendo sobre como crescer em sua carreira.


6 Comentários

Nelson M. Floriano
6

Com certeza…Um grupo bem entrosado, com ênfase na comunicação e um bom ambiente de trabalho faz muita diferença, e não só para o profissional de TI como para de qualquer outra área. O fato de o setor estar em harmonia, não deixa de ser um estímulo para o profissional acordar com vontade de ir para a empresa trabalhar, as vezes, tem mais “peso” que alguns benefícios na hora de analisar propostas de mercado.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!