Onde Você Gasta seu Tempo? O Rescue Time Responde!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

“Se você não pode medir, você não pode gerenciar” – Peter Drucker

Você trabalha com computador no seu emprego? Ou tem que fazer trabalhos de escola, faculdade no computador? Muitas vezes percebe que senta na frente do mesmo, fica ali horas trabalhando, e não fez nada do que planejou? Você sabe quanto tempo fica no WhatsApp no celular? Quanto tempo fica no Facebook no celular?

Bom, seu tempo não sumiu, ele foi para algum lugar, e nada como conhecer para onde foi o tempo para poder gerenciar melhor e decidir sobre o mesmo.

Eu também já passei por isso, e por um período eu fiz anotações manuais, usei planilhas e alguns softwares manuais, até que descobri o Rescue Time, que é um software para medição de tempo usado em computadores, tablets e smartphones.

Ele mede quantos minutos você gasta em cada aplicativo e depois exibe em forma de um Dashboard:

Dashboard de gestão de tempo

Dashboard de gestão de tempo

Claro, ele contabiliza apenas o aplicativo ou site que está em foco no computador (o qual você realmente está trabalhando), e classifica automaticamente os aplicativos e sites mais comuns entre produtivo ou distração.

Olhando para o dashboard você pode descobrir quanto tempo gasta efetivamente em cada aplicativo (quanto tempo dá somando todas aquelas olhadinhas no WhatsApp de vez em quando?)

Você pode configurar Metas, por exemplo, gastar no máximo 1 hora por dia no software de e-mail, e ele vai te avisar quando estiver quase batendo a meta.

Atualmente são oferecidos dois planos para utilização do Rescue Time, o GRATUITO e o PAGO. O gratuito oferece monitoramento em sites e aplicações, metas e relatório semanal, enquanto o plano pago oferece os mesmos itens do gratuito mais a possibilidade de bloquear sites de distração, relatórios mais detalhados, alertas ao alcançar metas e outras funcionalidades.

O que você está esperando? Cadastre-se, utilize e diga-nos o que achou. Se você já utiliza, compartilhe sua opinião!

Publicado originalmente no blog Alta Disciplina

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Fernando Ulisses dos Santos

Mais artigos deste autor »

Diretor de Desenvolvimento da Blue Solutions e no Business Monitor, trabalhou em dezenas de projetos de virtualização, reestruturação, implantação e migração de Datacenter em empresas de todos os portes. Atualmente trabalhando com BI, tem implantado Indicadores de Gestão em clientes dos mais diversos portes e setores.

Pós-Graduado em Segurança da Informação, certificado VMware VCAP-DTD.


2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">