SAP – Do zero, vale a pena investir?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, tudo bem?

SAP (Systems, Applications and Products) que para quem não conhece, é um sistema ERP da empresa alemã SAP, utilizado em muitas empresas de médio e grande porte. O SAP é um software integrado de planejamento de recursos corporativos para atender aos principais requisitos de software das mais exigentes empresas de todos os setores.

O SAP é um sistema abrangente dividido em módulos. Os principais módulos são: MM (Administração de Materiais), PP (Planejamento de Produção), SD (Vendas e Distribuição), FI (Contabilidade Financeira), CO (Contabilidade de Custo) e RH (Recursos Humanos). Esses módulos, possuem sub-módulos, o que deixa cada um deles bem estruturados para suprir as necessidades das empresas.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Após esse resumo sobre o SAP, vou ao meu objetivo, que é falar um pouco sobre o início de uma carreira na área de SAP e como anda o mercado atualmente – na minha visão – para quem está interessado em se aventurar na área.

Recentemente fiz um curso chamado “SAP Funcional” que visa introduzir o profissional no mundo SAP. O curso me deu uma boa visão sobre o que é o SAP, como funciona os seus módulos e o que ele realmente representa para o mercado. Após terminar o curso, tenho o titulo de Consultor Foundation SAP (Um Key User certificado) – um usuário do sistema que sabe informações básicas sobre todos os módulos SAP.

O mercado da área de SAP, pelo que pude acompanhar no curso, no momento anda meio complicado para os iniciantes na área. Realmente existe uma demanda muito grande por profissionais, mas as empresas só estão procurando em sua maioria consultores Sênior, ou Analista de Suporte que já tenha feito academia em um dos módulos SAP e, mesmo para quem já fez, e virou um Consultor Junior, as coisas não estão simples.

Então meus amigos, se vocês estão pensando em migrar para esta área, ou como alguns de meus companheiros de curso que estavam pensando em sair de suas áreas sólidas para se tornar um Consultor SAP, pense duas vezes, pois você vai sentir dificuldades para ter uma oportunidade em uma empresa agora, e pode prejudicar a sua carreira. Pelo que vi, muitas empresas ou projetos na maioria das vezes não comportam consultores junior, ou estes são chamados para área de Suporte ou Key User. É um mercado que se mostra bem restrito, mas acredito que pode mudar, por que as demandas vão aumentar e a falta de profissionais vai ser ainda maior.

E se você vislumbra altos ganhos, pode ser que isso não aconteça. Acompanhando relatos de profissionais na área, a maioria afirma que só uma parcela dos consultores são bem remunerados. Em muitos desses relatos, senti também que os consultores não querem os novos no mercado, e já sabemos o porquê, não é? Concorrência. O mercado sofre com a falta de oportunidades para iniciantes, mas se você pensa como eu, em investir na área de SAP, a longo prazo, permanecendo estudando e esperando a oportunidade aparecer,  acho válido, pois é uma área que vai permanecer crescendo e pode sim render bons salários.

Uma dica: façam network, pois o famoso “QI” (quem indica) pode garantir uma oportunidade para você.

Boa sorte pessoal!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Joao Vitor

Mais artigos deste autor »

Sou bacharel em TI, interessado em diversas áreas, mas principalmente: ERP, SAP, ITIL, Cobit, Governança, Análise de Negócio e inovação.


54 Comentários

Conrado Moura
1

Olá João,

e referente ao ABAP?
Vale a pena investir hoje?
E nesse caso eu tenho necessariamente que ter feito algum outro módulo antes de estudar ABAP?

ps: ótimo artigo.

Fernando Ramos
2

Concordo com a dificuldade de recolocação no mercado para iniciantes, altos ganhos soa como ilusão no início de qualquer carreira, investir a longo prazo é um caminho válido (funcional, abap, algum módulo…) ou sorte de conseguir um vaga para iniciante, e como disse o “QI”!

Obs. SAP não é apenas um sistema ERP, é uma empresa que TAMBÉM desenvolve sistema ERP.

Joao Vitor Autor do Post
3

Conrado: acredito que esteja igual para todas as áreas do SAP, contudo o ABAP por ser uma linguagem de programação, e programadores sempre estão em deficit no mercado, pode ser uma boa fuga… Mas acho que antes de fazer ABAP, se fizer um funcional, vai ajudar bastante, na sua Base na área.

Fernando: Sim, ta bem complicado para iniciantes hj em dia…Mas temos que correr a atrás, e não desistir, uma vaga sempre vai aparecer, acredito…E temos que estar preparados.

Obrigado pela observação, eu não destaquei o SAP como empresa, para não tirar o foco.

Edilson Soares
4

Legal esta tua matéria, fiz esses dias um curso de SAP Foundations e e foi muito rápido mesmo, acho meio impossivel achar um emprego nesta area com pouco conhecimento , somente com um canudo de algumas horas.Então sigo na minha área de Analista de Suporte hehehe

Bruno Carlos
5

Achei bem interessante a matéria, no entanto como acompanho o mercado SAP e cai nele de paraquedas como ABAP tenho uma certa experiência. Fazer uma academia SAP sem conhecimento algo hoje em dia é praticamente jogar dinheiro fora 80% ou mais dos casos ocorre isso.

Hoje recebo várias oportunidades com um ano e meio de experiencia, agora isso não é a realidade do mercado. Trainee, Junior sem experiência alguma é arriscado demais para uma empresa contratar mesmo com academia que com vários depoimentos não mostra a realidade da área.

Uma dica que eu dou é entrar em consultorias grandes, mesmo pagando pouco elas investem no colaborador dando treinamento e o tão sonhado conhecimento.

Accenture,IBM… são muito boas e não pagam muito, o retorno do investimento é lento mas com empenho vale a pena.

Se tiverem curiosidade deem uma olhada no linkedin, lá há vários grupos e debates sobre o assunto, antes de entrarem nesse mundo deem uma olhada e avalie o risco.

“A um ano atrás estava na sua mesma posição, tentar? Investir? E por isso, quero lhe passar a minha experiência. Não gaste com acadêmia, salvo se:
– Você tiver um bons contatos no mercado, para você conseguir a 1º vaga; e,
– Se você foi keyUser por 1 ano; e,
– Se você fala Inglês em nível avançado. ”
Marcos Roberto F Andrade
Consultor Funcional SAP FI na Synapsis SPA

https://www.linkedin.com/groups/SAP-Mercado-Trabalho-3014624.S.5865136951178321921

Joao Vitor Autor do Post
6

Bruno obrigado por compartilha seu conhecimento, conosco.
Achei super valida as suas dicas. E concordo, fazer uma academia SAP, sem está em uma empresa e na área, pode ser um tiro no escuro.

Araguaci
7

É verdade meu caro João Vitor, a carreira dentro do esquema SAP é de altos ganhos, mas não é sustentável, passei por grandes equipes de TI em grandes empresas como: SIEMENS e VOTORANTIM, mas onde o SAP chegou ele acabou com as equipes de desenvolvimento de alto desempenho, agora todos dispersos, tínhamos mentes brilhantes em vários departamentos: documentação, qualidade, planejamento e desenvolvimento. Criávamos todos os tipos de aplicativos e soluções em várias plataformas, ai chega uma solução externa, com pacotes que não existem na prática, devem ser todos customizados, de custo altíssimo e com poucas pessoas. Toda a infra de serviços e logística é alterada para um modelo europeu, mas com alta publicidade.
Sustentabilidade é promover três pilares: ambiental, social e econômico.
Qual será o ganho para as empresas no Brasil de adotar este modelo?
O fato é que empresas cada vez mais as empresas estão se rendendo a esta solução.

Rafael Henrique
8

Boa noite pessoal.
Sou Engenheiro de Producao com experiencia na construcao civil e usuario avancado no SAP (participei de uma implantacao como Key User no modulo MM).
Como possuo formacao voltada para a producao, tenho interesse em aprender e ter a formacao no SAP. E valido hoje investir no modulo PP?

Lucas
9

Obrigado amigo,

Como alguém que está de fora do mundo SAP e buscando informações sobre essa carreira, as informações aqui são muito úteis. É interessante como as afirmações sobre o QI e falta de experiência real com a plataforma batem com os comentários.

Abraços, e obrigado pelo excelente artigo.

Paulo Amaral
10

Oi Lucas, bem?

Gostaria de pedir uma opinião: Penso em me tornar um gerente de projetos (na área de IT) e me interessei no SAP ,por oferecer empregabilidade (América latina e mundo). Atualmente trabalho com Totvs, sou key user em alguns módulos, como o de planejamento orçamentário, compras, controle de docs. Ainda vou começar a faculdade, mas ,já estou atrás de alguma certificação (Itil) e depois quando estiver a terminar a graduação, pretendo fazer a academia sap (mm).

Como não constituí família e não tenho nenhum gasto além do meu mesmo (que acaba nem sendo meu pois moro com mãe), pretendo tentar algum emprego aqui para conseguir exp. e terminar de tirar outras certificações, como pmp, prince2, change management… dar um up no inglês (um intercâmbio talvez) e depois tentar algo no mercado mundial. Na sua opinião, você acha que esse é um caminho possível, ou eu estou viajando muito? Tem alguma dica de vida?

PS: tenho um amigo que já está de mudança pra uma vaga na Austrália, e ele me iluminou muito nesses pontos e é até um QI em potencial, mas sempre gosto de ouvir outras opiniões.

Em graduação, vou começar análise de sistemas, você recomendaria outra?

Abs,

Paulo Amaral, 22 anos, bh-mg

Leonardo
11

Primeiramente, gostaria de agradecer pelo ótimo artigo, e o conteúdo abordado tanto no artigo, como nas experiências dos comentários.

Porém, eu tenho intenção de investir num curso inicial de SAP (SAP Foundation Especial) que tem o seguinte objetivo do curso:
“Formação inicial de KeyUsers SAP e usuários finais SAP ”

No qual, será abordado desde instalação e configuração da plataforma, até o básico dos 5 módulos.

O valor é promocional de R$999,00 por R$399,00. Porém pelo que ando verificando, a área de SAP, atualmente está muito fechada, a ponto de cargos como “Jr.” ou “Estágio” em SAP se tornarem muito raros.

Gostaria de saber se valeria a pena, mesmo assim, insistir e investir na introdução á este mercado, hoje sou desenvolvedor .Net Pleno, 21 anos.
Isso tudo, para a parte de consultoria, e especialização dos módulos em si. No caso da linguagem ABAP, o quadro de novas oportunidades também se encontra fechado dessa maneira?.

Agradeço desde já, pelas dicas, o artigo e pelas respostas.

Leonardo R.

João Vitor
12

Araguaci: Sim, SAP é muito forte no mercado, chego até a pensar que o fato da empresa trabalhar com o SAP, ela acha que pode se valorizar no mercado, por outra marca forte com ela. Mas realmente, acredito que com essa inclusão, perdemos grandes profissionais, o que causa essa bolha no mercado, com a falta de profissionais bons em SAP por ai, e o pouco investimento das empresas em formas novos profissionais para suprir a demanda. Assim, o profissional Jr, fica sempre sem espaço, já que não tem grana, para investir pesado no sabe, sem contar a pouca experiência. Está difícil estourar essa bolha.

Joao Vitor Autor do Post
13

Rafael Henrique: Olá Rafael, acredito que se você já é usuário avançado, é já está trabalhando com isso, vale sim a pena investir. É uma área que faltam profissionais.

Lucas: Obrigado Lucas, fico feliz de ter levantado a bola aqui sobre o assunto, e todos estão participando.
Interessante, que mesmo o post sendo “antigo” a bolha ainda existe, deixando ele atual.

Paulo Amaral : Olá Paulo, vejo que você está focado nos seus objetivos, se você traçar uma linha, e segui-la acredito que vai ter sucesso, mas vamos com calma. Séria legal você conversa com um profissional já experiente na área, ele vai te mostrar qual certificação tirar, para que você se torne esse profissional que deseja, e pode ter certeza que isso leva alguns anos, mas como está focado, pode chegar lá mais rápido.
A graduação na nossa área é importante, mas você precisa focar em cursa-la com afinco e dedicação, se dedique em aprender programação, é importante d+, e foque também em conseguir vários estágios para você se encontrar na área que você goste, se torna experiente e tal.
Ti é um ótimo caminho, por ter muitas vagas, mas você precisa se especializar, e se puder criar network desde agora, e a faculdade é um ótimo lugar pra isso.

Leonardo: Muito obrigado Leonardo, fico feliz pelo retorno que post tem tido e que está ajudando muita gente.

Acredito que curso Key user é essencial para quem quer começar em SAP, vai te dar uma ótima base, do que realmente é o mundo SAP.
Sim, como abordamos, existe uma bolha de mercado, e agora uma bolha econômica, então está difícil arrumar emprego no geral, empresas só estão contratando profissionais experientes para vagas bem especificas, você pode observar isso.
É um bom momento para investir em qualificação, para que quando a bolha estourar, você esteja apto para concorrer a vagas, contudo, apenas o curso de Key user, pode não te dar essa qualificação, ai entramos no caso do QI (quem indica?) faça networking, conhece gente na área que possa te indicar para uma vaga.
Programação é uma área que está sempre precisando de gente, seja em qualquer linguagem, acredito que com ABAP não seja diferente, e assim duas chances de conseguir algo no mercado aumentam. Existe um grande déficit de profissionais qualificados em “Hanna” uma área nova do SAP, vale a pesquisa.

Abraço a todos e quando puder vou respondendo por aqui! =D

Matheus Bastos
14

Boa tarde. Começo na próxima segunda-feira como treinee em ABAP. Consegui a vaga depois de ter feito um treinamento ministrado pela própria empresa na qual irei trabalhar.
Também acho o mercado bem restrito pra SAP. As empresa buscam profissionais que sejam pleno/sênior. Mas como nada cai do céu, fui atrás e consegui através do Linkedin, seguindo a empresa e entrando em contato com funcionários que lá trabalham.

Rodrigo Ribeiro
15

Boa noite João, muito interessante o texto. Obrigado por compartilhar sua experiência!

Se me permite, qual curso SAP Funcional você fez? Assim como você, pretendo ingressar na área, mas tendo em mente que é um projeto à longo prazo.

Jose Rocha
16

Bom dia!

Já está completando 2 anos que fiz Academia SAP MM, desde então passei a maior parte deste tempo mandando currículos e fazendo pesquisas em empresas que trabalham com SAP em busca de uma oportunidade e nada, já me ofereci como Aprendiz sem remuneração e como sombra, com base em vários estados, e até hoje só obtive dois contatos, mesmo assim as empresas queriam Junior com no mínimo dois anos de experiência.
“Em uma pesquisa que fiz na internet, uns 90% dos candidatos Juniores estão passando pela mesma dificuldade, e uns 10% que conseguiram, tiveram uma indicação”.
Eu paguei na época cr$ 12.474,00 pelo curso de 25 aulas de 5:00 hs aula. É um investimento muito alto, por isso acho que a melhor opção é fazer uma pesquisa de mercado antes de começar a fazer o curso, porque o mercado é amplo somente para quem tem experiência, e poucas oportunidades para inciantes, inciantes só “para quem tem quem indica”, no meu caso, até hoje de nada valeu!!

Sheila Gonçalves Bueno
17

O ingresso no mercado SAP realmente não é fácil, e quando acontece, você precisa se conformar com o salário baixo que oferecem. Em contrapartida o que conta pra quem está começando é adquirir experiência, não é mesmo? Eu investi em academia e até me joguei na faculdade de análise e desenvolvimento pra dar um upgrade e uma valorizada no currículo. Em pouco mais de 1 ano consegui meu primeiro contato com o SAP na Tivit. Hoje aprendo um pouco a cada dia. Ainda não tenho a visão tão deslumbrante que sempre falam do mundo SAP, e talvez não tenha, mas acredito que valha a pena o esforço. Como o mercado é fechado, todos praticamente se conhecem, então é preciso ter cuidado com a sua imagem, não se queimar, pois as consultorias de RH de SAP sempre tem contatos que podem falar bem ou mal de você. O bom disso é que se você for um profissional competente e ético, sempre terá oportunidade e até a opções de escolha. As consultorias de RH sempre mantém contato com esses profissionais valorizados e bem recomendados.

Ana
18

Olá,
Adorei o artigo, e o que me trouxe até aqui foi a questão se vale a pena investir no SAP.

Trabalho a mais de 7 anos com JAVA e hoje sou analista de sistemas pleno.

Mas gostaria de migrar para o SAP e conseguir virar uma consultora, e ter uma flexibilidade de horário e penso que seja melhor remunerada no futuro.

Tenho 33 anos e gostaria de saber a opinião de vocês com relação a essa mudança de tecnologia, se consideram válida ou não, se é muito tardia ou não

Aguardo relato de suas experiencias

Paulo Sampaio
19

Ana, no seu caso voce nao precisa desistir do Java para migrar pro SAP, o Netweaver é a base de muitas aplicações SAP e um profissional com esse perfil é muito procurado, mesmo os Jr’s.

Gabriel
20

Muito interessante tua matéria.
Passo pelo mesmo problema, comecei do zero e tmbm e continuo nele.
Fiz uma academia SAP SD tenho certificação e mesmo assim não consegui nada, notei que as empresas procuram profissionais de PLENO pra SÊNIOR que possuem Inglês avançado e que estejam formados. Acredito que esse “investimento” que fiz vai me ajudar futuramente caso eu continue focado no TI. Uma dica é, obter o máximo de experiência possível dentro do TI como: estágios, cursos (Java, Oracle, ERP outros)e quem trabalha com SAP e não tem certificação indico investir sem pensar 2x.

Gabriel
21

Esqueci de mencionar também o que disse o colega JOSE ROCHA

“Junior com no mínimo dois anos de experiência”

giliard
22

sou analita funcional Oracle EBS portanto atuo nos modulos de PO(compras) e PA (Project) estou pensando em migrar para o SAP e realizar a academia SAP MM acha que seria uma boa ideia?

Arthur Alem
23

Boa tarde.
Caí aqui nesse tópico por buscar no google se o SAP era bom. Sou analista de sistemas há 10 anos e por força de várias situações eu caí no SAP. Sempre tive muita vontade de virar consultor SAP porque passa a impressão de que existem muito mais oportunidades. Tive um treinamento funcional de SAP e estou trabalhando há algum tempo com o sistema. Pra quem está em dúvida se muda de ramo ou principalmente de tecnologia, gostaria que você, profissional de TI, analisasse como é o funcionamento do sistema SAP.
Eu tenho experiência em outro grande sistema de RH e mudei de tecnologia achando que apenas o que ia mudar era a maneira de trabalhar com o sistema, que os conceitos eram os mesmos. Os conceitos são quase todos os mesmos, mas a diferença do funcionamento dos sistemas é gigantesca. Na minha visão, o SAP é um sistema arcaico, não se desenvolve, dificulta a vida do usuário e do consultor, além de ser extremamente caro. Passo todos os dias tentando achar uma resposta do porque esse sistema é tão bem visto, porque é um lixo em todos os sentidos. Os problemas que eu resolvia em 2h, preciso resolver em 3 dias porque não existem ferramentas dentro do sistema que façam você aumentar sua produtividade, não existe acesso direto ao banco de dados, aí você teria que recorrer a um basis ou a um ABAPer.
O sentimento que tenho hoje é que, profissionalmente falando, estou tendo um retrocesso nos meus conhecimentos, não utilizo mais banco de dados, as pessoas formadas no sistema não fazem ideia do conceito de banco de dados e realmente o sistema é muito complicado de se mexer. Eu realmente tiro o chapéu pra quem consegue vender implantação de SAP. Não me vejo nessa área nem por 3 anos, infelizmente a situação do país não me permite fazer outra escolha nesse momento. Estou extremamente decepcionado com esse sistema, estou tentando fazer o inverso da maioria aqui, migrar de área, aprender JAVA, .NET, PHP, abrir uma empresa, até COBOL acho que é mais atual do que ABAP.
Pensem bastante antes de investir, eu tive extrema sorte de não precisar investir pra entrar no mundo SAP. Mas já estou fazendo contas pra sair dele.
Foi só um desabafo, minha estrada no SAP ainda é longa.
Uma dica pra você, Giliard, se sua experiencia no EBS for grande, não faça essa besteira, a não ser que você não ligue pra conceitos de TI.
Grande abraço.
Arthur Alem.

João Gabriel
24

Arthur Alem,

Sou recém formado em contábeis e estou iniciando o curso técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Seu comentário foi bem lúcido, Gostaria de entrar em contato contigo por email para esclarecer algumas dúvidas, se possível.
Meu email para contato é [email protected]

Fico aguardando seu contato, tudo de bom.

José
25

Boa tarde

Tenho 25 anos e gostaria de investir e me especializar em Sap, no caso HANA

O valor é alto, será que compensa?

Att

Eduardo Pereira'
26

Parabéns pela excelente postagem.
Sou iniciante no mundo SAP e estou progredindo na minha carreira como ABAP e digo que vale muito a pena.
Por mais que o mercado seja fechado, é bom se manter atualizado constantemente, que uma hora chegará a sua vez.
Tive a sorte de ser indicado por amigos que já tinha anos de experiência na área e hoje estou estagiando com ABAP JR.

Para quem está procurando um curso de ABAP com qualidade, indico o da ABAPFOX.
Entrei no mercado sem saber nada x nada e hoje tudo que eu sei é graças a esse curso. Lá ou você aprende ou você aprende. É bem diferente dessas academias que tentam “ensinar” ABAP em 1 mês. O curso na AbapFox é demorado, mas é focado em fazer com o aluno aprenda de verdade.

Sucesso a todos e parabéns ao João Vitor pelo artigo.

Karen
27

João Victor,
Você indica alguma escola para fazer o SAP Foundation?
Estou com dificuldades de localizar uma escola confiável.
Será que on-line vale a pena?

Obrigada,
Karen

Denis
28

Primeiramente parabéns pela postagem.
Bom sou programador PHP e JAVA e tenho bastante conhecimento em lógica de programação etc.

Me interessei em desenvolver, aprender programação ABAP. Pensei em relizar um curso ABAP para Programadores Básico/Intermediário.

Mas gostaria de saber se o mercado para iniciantes na parte de programação em ABAP também é fechado. como muitos relatam nesse post na parte de FUNCIONAIS?

Obrigado

Denis

Ricardo Luiz
29

Olá João Vítor,
Primeiramente quero lhe parabenizar pelo post!
Então, eu sou militar do exército e trabalho há 6 anos com toda a rotina de almoxarifado, estou no último período de administração e vi no sistema SAP uma oportunidade de alavancar meu currículo e conquistar um lugar no mercado de trabalho! Fiz o o SAP Funcional na Training, onde conheci o mundo SAP como usuário, crente que iria conseguir oportunidades comecei a enviar currículos, porém sem sucesso! Gostaria de saber como conseguir essa tão sonhada oportunidade de emprego ou estágio em empresas ou cobsultorias? Futuramente quero fazer a academia, mas sem experiência seria dar tiro no escuro e perda de dinheiro, o que devo fazer?
Abraço

Leandro de Azevedo
30

Ola Joao Vitor,
Tive recentemente a oportunidade de atuar como consultor, mais como analista pleno e por surpresa conheci e fui treinado a atuar com Sap, eu gostei e senti que pode da um Up na minha carreira, vi a parte de gerencia de usuario como aplicar recursos de perfil e correcao de objetos, agora pretendo entrar na area de Sap e farei esse curso de Sap Funcional na Trainning, agora nao estou trabalhando mais, porem recomendo aos colegas de profissao de nao terem receios de tentar uma nova carreira, eu quero tentar pois percebi que podera ser o melhor pra mim, quero sair da area de web e programação, todo investimento nos abrira portas para o sucesso ????.

Abraços
Leandro Azevedo.

Marcelo
31

Prezados Bom dia!
Atuo como Consultor SAP ERP e posso dizer baseado na minha experiência e network para os que pretendem entrar na área o seguinte:
Situação atual: O SAP é um investimento caro tanto na implementação quanto na sustentação e como todo investimento caro teve uma retração devido a situação econômica no Brasil o perfil que as empresas desejam hoje é um perfil multidisciplinar e com especialização em mais de um módulo e mesmo assim você tem que ter sangue nos olhos e estar sempre se atualizando, se você tem isso você pode sobreviver nesta selva mas por enquanto esqueça os sonhos de altos salários como o eldorado do SAP de 20 anos atrás, tendo estes atributos talvez você tenha um salário acima da média brasileira , o que não é muito mas é o bastante para aguardar o impasse nacional atual que já citei…Ah um QI é um diferencial. Boa sorte e sejam bem vindos !!!

Luiz Fernando Rosa da Silva
32

Parabéns pelo post João, muito esclarecedor.
Eu tenho 6 anos de atuação em Infraestrutura de Redes, mas estou pensando em entrar no mercado de SAP. Já possuo 33 anos, mas estou saturado de trabalhar com administração de redes e infraestrutura.
Após pesquisar muito, me interessei em entrar nesse mercado de SAP, que me parece promissor, mesmo á longo prazo.
Pretendo seguir ganhando meu dinheirinho com infra, mas estudando SAP para quem sabe daqui 1 ou 2 anos migrar de vez para SAP.
Oque vocês acham, pessoal, vale á pena no meu caso ou é loucura?
Abraço.

Daniel Costa
33

Bom dia amigos, estou pensando em iniciar no SAP SD, tenho 21 anos e curso o 3 período em sistemas de informações. O que acham?

igo
34

Bom dia amigos.
Tenho 26 anos e curso o 5o período de sistemas de informação. Não tenho experiência nenhuma na área de TI, mas recentemente consegui um estágio na pif paf com o segundo plano de estágio:
-Auto estudo da linguagem ABAP
-Auto estudo do SGBD Oracle
-Auto estudo da linguagem de programação JAVA
-Desenvolvimento de programas ABAP de baixa complexidade.

Não conhecia nada de SAP. Apenas uma ou outra palestra na faculdade, mas que nunca considerei importante por não conhecer as ferramentas de ERP.

No meu primeiro mês de estágio, meu gestor pediu para que eu estudasse e montasse uma apresentação sobre o SAP. Camadas, módulos, e sua atualização SAP S/4HANA.
Estudei bastante, li muitos artigos, muitos comentários, e montei a apresentação.
Depois que estudei a fundo, vi o quão importante foi ter conseguido esse estágio, pois vejo que realmente são raras as oportunidades no mundo SAP.

Gostaria de saber se é uma boa já começar investir cedo nessa área ou tentar conhecer outros ambientes no setor de TI. Por ser a primeira experiência, fico com receio de não ser contratado e não ter passado por outras áreas e ficando limitado apenas a esse estágio.

Abraços.

Diego
35

Boa tarde!

Gostaria que me indicasse a instituição onde fez esse curso e pois estou procurando algum lugar aonde possa ser feito academia como foi descrito no seu relato. todos os módulos para iniciante. Apesar de já estar na área pretendo obter conhecimento não só pelo dia a dia mas sim por estudo.

Obrigado

Ricardo
36

Boa tarde,

Final de semana que vem inicio meu curso do “SAP FUNCIONAL” e no final do ano termino minha graduação de Gestão de TI e pretendo fazer o SAP BW. Será que seria fácil arrumar um emprego nesta área?

Aguardo o retorno.

Vanessa
37

Boa noite! Sou analista de custos pleno, (ja trabalhei diversas vezes nessa area, o que motivou minha paixão pela mesma) a recentemente fui contratada por uma empresa que atua com o SAP, para trabalhar no módulo de C.O. Nunca tinha atuado com custeio do sistema SAP, e agora que estou aprendendo na empresa, através de consultorias externas contratadas para me auxiliar, estou deslumbrada. Partindo disso, pensei em fazer um curso no módulo C.O., para aprimorar me aprofundar e abrir portas dentro e fora da empresa. Você acha viável? Vale a pena investir? Obrigada!

Fernando Scigliano
38

Olá João, bom dia

Muito interessante seu texto, uma forma clara e elucidativa de falar sobre uma dúvida que tenho a um tempo e nunca encontrava alguém que falasse sobre.
Sou profissional da área financeira (contas a pagar, receber e controladoria jr) e fui de banco muito tempo, quase 10 anos, onde não dispunhamos de um ERP externo para trabalhar, apenas sistemas próprios.
Sempre tive muito interesse em fazer um curso de SAP para enriquecer mais meu CV, porém não sabia qual seria o caminho das pedras.
Cheguei a ver um com essa mesma nomenclatura que você postou, mas não sei se ele seria tão básico (para que nunca chegou perto do sistema, mas tem facilidade de entendimento) para mim, pois o valor era interessante.
Você acha que essa modalidade que fez é o mais básico que existe, que onde percebi “pincela” um pouco de cada módulo do SAP.
Grande abraço e aguardo sua resposta.

Douglas
39

Pessoal,

Li o artigo e todo o histórico de comentários desde que o texto foi publicado aqui e gostaria de pedir a ajuda/opinião de vocês sobre o meu caso específico.
Trabalho há mais de 8 anos na área de Gestão de Incidentes e gostaria de migrar para a área de SAP, porém não tenho nenhum conhecimento prático ou teórico do sistema.
Ocorre que minha melhor amiga é consultora SAP e recentemente ela me disse que a consultoria para a qual trabalha estava contratando consultores de nível júnior. Eu disse a ela que o meu conhecimento na área era zero, mas ela insistiu para que eu enviasse meu currículo, que ela tentaria me indicar mesmo assim e que me daria algumas aulas para eu conhecer o sistema.
Não confortável com essa situação, preferi desconversar e não tocamos mais no assunto.
Em paralelo a isso, me ocorreu uma segunda alternativa…
Uma antiga empresa para a qual trabalhei no passado está em busca de analistas de Service Desk que prestem suporte em SAP. Como tenho bons contatos na empresa, acredito que conseguiria ocupar a vaga.
Pergunta: vocês acham que para uma pessoa que não tem conhecimentos como eu, trabalhar como analista de suporte SAP por algum tempo pode agregar conhecimentos e abrir alguma porta para o mercado? Ou deveria abandonar essa ideia e me arriscar na sugestão de minha amiga?
Desde já agradeço.

EDER RODRIGUES DE SOUZA
40

João,
Boa tarde! Sou analista de PCP, gostaria de fazer o curso de SAP PP, mas como user key, ou até depois mesmo migrar para consultoria, logicamente fazendo academia! Minha pergunta é, vale a pena eu fazer um curso para User para ter mais chances no mercado de trabalho na minha área?

Rafael Júlóp
41

Bom Dia,

Sou analista de sistema TOTVS por 7 anos, programo na linguagem do ERP TOTVS e Java, estou disposto a migrar de ERP no caso SAP, se eu investir na academia ABAP e Basis eu consigo entrar no mercado .

Aloy
42

O mercado SAP no Brasil está cada vez mais complicado, devido a grande procura de pessoas de TI que estão vivenciando a queda de tecnologias que há alguns pouco anos atrás eram o pico da onda e agora se vêem num mercado ruim com poucas vagas e baixos salários, nesse meio período profissionais SAP estavam ganhando rios de dinheiro com salários CLT na casa dos 12.000, mas como toda tecnologia uma hora isso tende a diminuir. Meu conselho é: não gaste mais que 2.000 reias num curso porque a chance de você não conseguir uma vaga é grande e se conseguir o salário não será muito. SAP vale a pena? Sim, ainda vale, mas é preciso entender que o ERP da SAP é baseado em processo então você será mais valorizado se estiver conhecimento e vivência numa área de negócio, por exemplo um Engenheiro de produção com um cursinho de SAP PP tem muito mais chance que uma pessoa que pagou R$ 15.000 numa academia oficial de SAP PP mas nunca trabalhou com engenharia de produção ou similar. O mesmo vale para FI (Finanças) QM (Gerenciamento da Qualidade), MM (Gerenciamento de Materiais), etc.
Sou consultora ha 6 anos. Comecei como auxiliar de controle e custos na área de Manutenção de equipamentos, depois fui chamada para ser KeyUser SAP PM num projeto de implantação, depois me tornei analista funcional SAP nessa mesma empresa, onde tive que assumir também o módulo QM e devido a isso fiz uma pós graduação em Qualidade e hoje sou consultora com salário de R$ 8.000.
Espero ter ajudado.

Allan Ribeiro
43

Boa Tarde ! Pessoal, acabei chegando neste post por acaso, cheguei porque estou procurando um norte para minha carreira porquê sinceramente não sei para qual área seguir, pensei até em abandonar TI mas eu gosto demais de tecnologia mas sinto que até hoje não me achei na profissão. Trabalho em um grande banco privado a mais de 12 anos, passei de usuário ate entrar na TI da empresa acabei caindo na programação de início onde não gostei muito mas tocava o barco até todos virarem analistas de sistemas, hoje faço gestão com as fábrica de sotwares, implantações, algumas condificacoes mas não sinto o prazer que deveria trabalhando na área. Pergunto a vocês, vale a pena mudar de carreira ? O fato de eu ser hoje analista de sistemas na carteira ajuda algo “agrega” ? Aceito tranquilamente voltar a estudar do zero desde que eu tenha uma pespectiva de trabalho no futuro, como alguns disseram investir sem retorno no futuro é complicado. Abs Allan

Thiago Barbosa
44

Boa noite João,

Gostaria de tirar a mesma dúvida de todos, sou contador trabalho em uma consultoria porém na área contábil, atualmente estou tendo a oportunidade de conhecer o sistema SAP. Estou trabalhando como Key – User no módulo FI e AA, diante desta oportunidade, acabei gostando da área e tenho interesse em ingressar no mundo SAP. Gostaria de saber se diante desta oportunidade que estou tendo, vale a pena investir na academia SAP módulo FI e consequentemente demais módulos!!!

Atenciosamente,
Thiago Barbosa

Marcio Repetto
45

Bom dia pessoal, Tópico antigo, mas que rendeu e ainda rende muitos comentários. Também me classifico na mesma situação dos amigos que postaram. Sou analista de sistemas formado, trabalhei como analista de suporte com mais de 12 anos de experiência, participei de algumas implantações de sistema erp, tanto local do interior de SP como erp maiores como TOTVS Datasul. Depois disso, a convite da TOTVS, fui para a área de consultoria e implantação comercial, pcp, materiais. Atualmente, assumi uma oportunidade e gestão de pcp em uma indústria, com um erp local, mas já venho pensando em dar um upgrade nos cursos e assim melhorar as oportunidades com SAP. Primeiramente pensei em no módulo PP, mas um amigo que está trabalhando com implantação disse que é muito específico, e que, para um primeiro momento, poderia fazer o módulo MM, que tem mais demanda profissional. Estou estudando atentamente as informações, se compensa fazer uma engenharia de produção, ou um curso modular SAP para voltar na área de consultoria. Experiência de campo e negócio eu adquiri, porém, tenho certeza que meu currículo cairia como consultor JR na área SAP novamente, voltando alguns degraus, principalmente financeiro, para depois galgar novas posições.

Enfim, muito bom o artigo e principalmente os comentários, que mostra a experiência de cada um que se aventurou ou pensa em se aventurar por essa estrada.

Abraços e Sorte a todos!

Márcio Repetto.

Luis Felipe
46

Boa noite, amigos!

Eu, diferente da maioria aqui, não venho da área de tecnologia, diretamente. Na verdade sou vendedor e já trabalhei em algumas consultorias SAP e na própria Oracle, sempre como vendedor das soluções SAP(nas consultorias) e Oracle(na Oracle). Estou na área comercial há 10 anos, mas na área comercial de sistema há 5.

Neste tempo acabei aprendendo muito sobre todos os modulos do SAP, sobre S4/HANA, e sobre as soluções da SAP como Ariba, Hybris, Succes Factors e etc..

Hoje me vejo num momento que não posso continuar no mercado como vendedor e estou avaliando a migração para a área como consultor levando em consideração meu know how na área comercial e de MKT, e então, de repente, focar em virar um consultor Hybris Sales e Hybris MKT ou SD.

A parte boa é que como estou no mercado há algum tempo, acabei conhecendo muitas pessoas de dentro de outras consultorias e da própria SAP, porém tenho receio em fazer isso por conta da minha falta de preparo técnico.

Até que ponto vcs acreditam que isso pode me influenciar negativamente?

Já sei que terei que estudar muito e estou me dispondo à isto.

Obrigado e abraços a todos!

Michele
47

Bom dia

Apesar do artigo ser antigo achei muito interessante, acabei de me mudar para Portugal e fiz no Brasil uma Academia SAP MM, gostaria muito de entrar na área mesmo que no inicio não fosse remunerada pois quero aprender, estou na procura.

Marcio Ferreira
48

Bom dia.
Pessoal, tenho em mente em realizar um curso de SAP não para ser um consultor ou algo do tipo e sim para ter mais um ás na manga para o meu setor d atuação. No momento trabalho com manutenção elétrica, liderança de equipe e etc.
Gostaria de ter esse diferencial, pois é um sistema muito usado nas grandes empresas….
Seria uma boa idéia ter esse treinamento de SAP??

Janaina
49

Boa noite, tudo bem?

Estou cursando SI e trabalho como analista de suporte e desenvolvedora em uma empresa que produz um ERP.
Estou bastante interessada em investir em uma carreira SAP (tenho dúvidas entre BW e ABAP), e gostaria de saber se está valendo a pena o investimento em uma academia já que o investimento é muito alto. Gostaria de saber também qual é a média de tempo de retorno do investimento financeiro.

Desde já, obrigada!

Willian
50

Olá. Eu estou começando a entender o que é SAP. E tenho interesse em conhecer o sistema SAP FI para trabalhar com mercado de capitais em bancos ou corretoras de valores.

Não é preciso fazer academia ou ter certificação nesse caso, correto? Qual seria a melhor forma de estudar o SAP pro meu objetivo? Achei os cursos oficiais muito caros…

Marcos Thullio
52

Sim, vale a pena. A academia e os cursos são caros mas as remunerações são boas. Trabalho em uma consultoria e vejo um grande futuro pela frente.

Rafael
53

Quando se refere “analista de suporte”, engloba o que?

Por exemplo, sou analista de suporte com 10 anos de carreira no Rio de Janeiro, com foco em atendimento, Windows e redes, vejo o mercado cada vez pior. Tenho um bom emprego, mas vejo a área cada vez mais complicada e sem crescimento.

A maioria dos cursos fecharam ou migraram para SAP. Ando pensando em 2019 investir pesado na ara. O que acha?

Gleice
54

Sobre SAP eu sempre achei um sistema bem complicado em alguns quesitos utilizava o Business One, mas a coisa pode piorar pois mudei de emprego e na empresa atual eles usam o SAP R3 e ainda usam o mastersaf para gerar algumas particulares, é horrivel, grotesto e arcaico. Uma vergonha qualquer empresa utilizar aquela versão.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">