Certificação ITIL v3 Foundation: Fazer o curso ou aprender sozinho?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Primeiramente gostaria de dizer que não vou fazer nenhum merchandising sobre cursos neste artigo, apenas quero lhe passar a informação da importância da certificação ITIL v3 para um profissional de TI e mostrar os motivos de obtê-la através de estudos sozinhos ou com investimento em curso preparatório.

Uma das principais metas de um profissional de TI geralmente é conseguir as tão sonhadas certificações, e ITIL faz parte de uma das certificações mais importantes quando falamos sobre governança de TI. ITIL significa: Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infraestrutura de TI). Ela não é uma metodologia e sim um exemplo de boas práticas para gerenciar os serviços de TI. 

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

A boa notícia é que a certificação ITIL é possível sim ser adquirida através de estudos sozinhos pela internet em artigos, sites, simulados, etc. Se a sua meta realmente é de ser um profissional de TI, você não deve apenas obter a certificação simplesmente por que é “preciso”, você deve entender por completo e viver o ITIL na sua vida profissional. Se você consegue entender os fundamentos a ponto de conseguir (ou tentar) pôr em prática em seu ambiente de trabalho, então parabéns, você merece obter o certificado ITIL de verdade com seu nome registrado.

Se você quiser entender, debater e viver de verdade os fundamentos ITIL, eu sugiro sim, que procure um curso de boa procedência na sua cidade, com bons professores que saibam bastante sobre o assunto. Em sala de aula, você terá outras pessoas sedentas por informação que também querem compartilhar e conversar com você, isso ajuda a te motivar e a entender melhor sobre o assunto, além de ter a oportunidade de realizar simulados em sala de aula e tirar dúvidas diretamente com um profissional certificado pronto a te ajudar, o que não é possível estudando sozinho. Mas isso não quer dizer que se você optar por estudar sobre ITIL por conta própria você não consiga atingir os mesmos resultados, muito pelo contrário, você consegue sim, tudo depende da dedicação e competência de cada indivíduo.

O curso completo de ITIL v3 Foundation é um curso “barato” se for comparado a outros cursos preparatórios para outras certificações, portanto, será que não vale a pena o investimento e ter um profissional te ajudando a compreender melhor o assunto? Poder debater com outras pessoas que estão buscando o mesmo objetivo que o seu? Aumentar o seu networking? Mas se você não quer investir este dinheiro em um curso, não tem problema, a boa notícia é que você consegue sim passar na prova de certificação estudando por conta própria, tudo depende da sua vontade e da sua sede de vencer, dedique seu tempo para os estudos, leia blogs, artigos, apostilas e faça os simulados sem consulta, use dos simulados para realmente simular a sua prova, assim você estará mais preparado.

A certificação ITIL é uma das certificações mais famosas dentro do mundo da tecnologia da informação, portanto, saber bastante seus conceitos te torna um profissional mais qualificado e capaz de conversar sobre assuntos relacionados a esta certificação.

Em ambos os casos, estudando sozinho ou através de um curso preparatório, você tem chances de obter os mesmos resultados dependendo da sua força de vontade e dedicação.

Não estude para passar, estude para entender.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Leonardo Magalhães

Mais artigos deste autor »

Aluno da graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Infnet, Certificado ITIL v3 Foundation. Com 5 anos de experiência em Tecnologia da Informação em empresas de grande porte, atuando primeiramente na área de Infraestrutura e, atualmente, em Desenvolvimento de Sistemas.


8 Comentários

Severo Sales
1

Por experiência própria, recomendo a todos que façam algum curso presencial se possível. Participei de um curso presencial ao obter ITIL e a troca de experiências foi fundamental. Agora estou fazendo um curso online para obter ISO 20000 e percebo a diferença. Mas nada que vá afetar gravemente o desempenho. Isso depende do esforço e dedicação de cada um.
Outra dica é negociar o investimento no curso e na prova de certificação com a empresa. Todos saem ganhando.

Mateus Nobre
2

Algumas correções precisam ser feitas:

1 – Itil não aborda especificamente a GOVERNANÇA DE TI e sim o GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI. Se desejar informações sobre governança estude o COBIT 5.
No Cobit ele diferencia de forma bem clara a Governança X Gestão/Gerenciamento da TI.

2 – ITIL não é mais um acrônimo, é uma marca.

Feitas as correções, o que tenho a dizer é prova e muito fácil, estude sozinho e passará no exame. Indico o livro do Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de Ti – 2ª Ed.
Editora Brasport.

Alerto ao administrador do site a queda da qualidade das publicações. E não entendo qual critério e utilizado para os posts.

Cordialmente,
Mateus Nobre

    Redação PTIRedação PTI
    3

    Olá, “Mateus Nobre”!

    Por favor, indique quais as publicações com “queda de qualidade” e o que você “não entende” sobre os critérios utilizados. Use o e-mail fale at profissionaisti.com.br para o envio.

    Não é seu primeiro comentário depreciando publicações. Pelo menos neste não houve xingamentos, pois já tivemos que moderar comentários seus por conta disso.

    Agradecemos pela participação ordeira. O PTI é um portal democrático, onde autores podem ter seus artigos publicados e leitores podem opinar, ajustar e complementar – sem saírem do bom senso!

    Sucesso. Abraço!

Frederico Aranha
4

Olá pessoal, tudo bem? Poxa, legal o texto. Concordo com o autor: dá para passar estudando sozinho. Muita gente ainda lembra do ITIL pelo acrônimo, embora agora seja um nome próprio. Deixar para trás o “Information Technology…” é mais do que uma decisão mercadológica, é uma tentativa de englobar serviços que vão além da TI e preparar o terreno para um cenário onde ITIL é para todos, não só para TI.

Sobre esta dicotomia entre governança e gerenciamento de serviços, é preciso tomar cuidado. Quando falamos em estratégia de serviço, temos aí um diálogo claro entre governança e gerenciamento – porque estratégia de serviço é mais do que analisar padrões de demanda, é colocar na prática direcionamentos estratégicos definidos pela governança corporativa. E por acaso não estudamos estratégia de serviço como parte do gerenciamento dos serviços de TI em ITIL?

Talvez um dos grandes entraves para o trabalho com governança seja justamente esta tentativa de separar um do outro, porque isso requer músculos, tamanho. Como empresas pequenas podem trabalhar com governança e gerenciamento de serviços de forma distinta? Neste sentido, a diferenciação se torna um impedimento. Um bom planejamento estratégico e o gerenciamento de serviços podem ser feitos em conjunto, pari passu, sem que tenhamos que estudar CobIT ou qualquer outro framework de governança.

Falando nisso, e esta é uma opinião pessoal, CobIT é uma salada de frutas feita do que é boa prática e orientada de forma a criar esta dicotomia. É bom, mas precisa evoluir. Eu sou da velha escola: para mim, governança é ainda o mesmo safári estratégico de 20 anos atrás, só mudaram as ferramentas e tentou-se segmentar algo que não precisava ser segmentado. Se vamos separar o que é estratégia do que é ação, do que fazer do como fazer, então não precisamos criar governança para TI – porque governança está além da TI.

Um abraço,

Frederico de Azevedo Aranha, PMP, ITIL Expert

Leon Brunno Paese
5

Olá

Tenho curso técnico em informática e cheguei a cursar 1 ano de Bacharelado em sistemas de informação, mas não prossegui com o curso. Pretendo fazer uma Graduação de Tecnologia em Redes de Computadores. Trabalho na área de suporte a 10 anos.

Gostaria de saber, a que nível de conhecimento e experiência é indicado a fazer a certificação ITIL V3 ou COBIT?

Abraço e parabéns pelos posts

Wilson Amaral
6

Excelente post, tenho muitos materiais sobre a certificação ITIL V3 e sempre tive a dúvida de que em um curso presencial os professores poderiam passar algum conteúdo que não se acha em qualquer lugar, e consequentemente acabar reprovando na prova. Parabéns excelente Post!!

Pedro
7

Excelente texto, entretanto queria saber aonde consegue tirar este tipo de certificação ?
Sou novo na área de Ti.

Obrigado!

Christian
8

Acho que tem os prós e contras em estudar sozinho ou comprando um curso. Como o amigo ali comentou, cursos presenciais são uma excelente experiência, mas é muito difícil conciliar horários, logística..e normalmente cursos presenciais são mais caros.

Por outro lado, estudar por conta própria parece simples mas é um porre ter que ficar procurando material picado por aí. Perde-se muito tempo.

No final do dia acaba compensando mais investir em um curso online e ter um embasamento mais consistente, visto que são informações que vamos usar sempre.

Recomendo conhecerem o trabalho do Renê do itsmnapratica.com.br . É um blog totalmente dedicado ao tema. Embora eu não tenha feito o curso dele me disseram que é o melhor custo x benefício no mercado. #ficaadica

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">