Um papo sobre certificações: dicas, mitos e dificuldades – Parte 2

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá amigos do PTI,

Muitos alunos me perguntam sobre dicas, ciladas e dificuldades de diversas certificações do mercado, então, visando dar uma diretriz não só para eles mas também para os diversos interessados sobre no assunto, vou dar continuidade ao artigo anterior e falar um pouco sobre algumas outras certificações em ordem de dificuldade/complexidade e minhas impressões sobre elas.

certificacao-estudo-profissao-mercado

Claro que não vou abordar aqui todas as certificações existentes e este artigo estará longe de ser algo como um “guia definitivo” sobre o assunto certificação. É apenas minha visão sobre algumas certificações.

1) ITIL Foundation

A certificação sobre serviços de TI possui uma procura muito alta, possui muitos certificados, mas ainda tem bastante gente com dúvida sobre a certificação.

Dicas:

  • Não é um exame tão complexo, então um bom auto-estudo com materiais e vídeos de qualidade é o suficiente para você passar no exame
  • Dedique-se de 2 a 3 semanas de estudo e você tira a prova de letra
  • Baixe os diversos simulados existentes p/ Smartphones e pratique, pratique e pratique

Mitos:

  • “Dá pra fazer a prova estudando pouco, afinal de contas o Vitor disse que não precisa fazer curso”. Calma lá. A prova é traiçoeira e tem lá suas pegadinhas! Mesmo com um bom auto-estudo você irá se deparar com algumas questões “pegajosas”

Dificuldade: Média

2) EXIN Agile Scrum Foundation

Uma nova e bem interessante certificação de fundamentos de Scrum criada pela EXIN. É um exame muito, mas muito parecido com o PMI-ACP. Veja mais sobre a certificação neste artigo.
Em tempo, a EXIN está fazendo um trabalho muito interessante em Agile. Além de criar o conceito de Certified Integrator in Agile Service Projects para quem possui as certificações Prince2 ou PMP, ITIL e EXIN ASF estão criando uma certificação avançada de Agile da qual tive a honra de ser convidado para fazer parte do comitê internacional da certificação.

Dicas:

  • Se você estudou para a prova do PMI-ACP, está com meio caminho andado
  • Meu livro Gerenciamento Ágil de Projetos atende todo o conteúdo abordado pela prova

Mitos:

  • “Mais uma prova de Scrum? Então é só estudar o Scrum Guide”. Negativo, embora o nome da certificação seja Agile Scrum Foundations, a prova engloba diversos conceitos ágeis e outras metodologias, como XP

Dificuldade: Média

3) Certified Scrum Master

A certificação de Scrum, da Scrum Alliance, talvez seja a mais conhecida do mundo Agile e possui uma procura muito grande. A certificação só pode ser obtida mediante a realização de um curso oficial de 2 dias.

Dicas:

  • Uma prova online, sem limite de tempo e com consulta. Não tenho muita dica para dar

Mitos:

  • “É a certificação mais procurada, então deve ser a melhor”. Não necessariamente. Perceba que o grau de exigência da prova é bem baixo

Dificuldade: Fácil

4) COBIT 5

A nova versão do COBIT possui muitas diferenças com relação ao COBIT 4.1, e vem afugentando muita gente.

Dicas:

  • Pratique o auto-estudo e faça o simulado oficial. É o suficiente para você passar no exame
  • É uma prova absurdamente fácil! O percentual para aprovação é baixo (50% de 50 questões) e as questões são muito, mas muito simples

Mitos:

  • “A versão do COBIT 5 tem bem mais conceito e existem poucas empresas dando curso. Deve ser difícil”. Como disse acima a prova é muito fácil e dá para encarar com auto-estudo numa boa

Dificuldade: Muito fácil

Bom amigos, nestes dois artigos eu trouxe minhas impressões sobre algumas certificações! Sentiu falta de alguma? Discorda da dificuldade que atribuí a cada uma? Quer compartilhar sua experiência em alguma destas certificações? Compartilhe abaixo!

Abraços e até o próximo artigo ! ;-)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vitor Massari

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 15 anos de experiência em projetos de software. Sócio-proprietário da Hiflex Consultoria, profissional PMP e agilista, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias e frameworks voltados para gerenciamento de projetos.
Lema: "Agilista convicto sempre, agilista obcecado jamais"


7 Comentários

Samuel
1

Caro Vitor, muito legal as informações sobre as certificações, estou fazendo um curso sobre scrum e falaram sobre Certified Scrum Master pela Scrum Org, enfim a minha dúvida é a seguinte vale a pena? visto que em com um curso de dias é possível passar na prova?.

Agradeço pela atenção, abraços.

Vitor MassariVitor Massari Autor do Post
2

Olá Samuel,

Eu particularmente prefiro a certificação da Scrum.Org, pois é um exame exigente e vitalício.

Diferente do Certified Scrum Master onde a prova é bem simples e deve ser renovada através do pagamento de uma taxa bi-anual.

Abraços,
Vitor Massari

Luiz Carlos
3

Boa tarde Vitor,

Sempre leio as suas postagens. Estou estudando há algum tempo sobre o gerenciamento de projetos, leio alguns materiais, inclusive o próximo da minha lista é o seu livro e tenho um grande interesse em realmente me profissionalizar e me certificar nesta área. A minha dúvida sobre essa área é a seguinte: Como eu poderia ter experiência sem estar numa área de projetos? Eu trabalho com auditoria de TI, estou tentando implementar uma metodologia de trabalho que se aproxime de uma gestão de projetos. Existe alguma outra forma de adquirir experiência nessa área? Gostaria de algumas dicas. Obrigado.

Vitor MassariVitor Massari Autor do Post
4

Olá Luiz,

Uma boa e barata alternativa e fazer trabalhos voluntários em algum capítulo do PMI.

Você consegue ter as horas de projetos, conhece muita gente bacana no meio, faz networking e conseguirá extrair boas ideias para o seu trabalho de auditoria.

Grande abraço,
Vitor Massari

Orlando CamargoOrlando Camargo
5

Oi, Vitor,

Legal essa sua série de dicas sobre certificações, mas sobre Cobit 5, o que mais me deixa em dúvida é que o site da ISACA é extremamente confuso e o guia oficial da metodologia imenso. Existe algum material fácil de obter e mais focado na prova em si? Além disso, o simulado oficial é oferecido pela própria ISACA, como disse, achei o site deles tão complicado de achar informações relevantes que desisti do auto estudo e estou pensando em fazer um cursinho online mesmo.

Vitor MassariVitor Massari Autor do Post
6

Olá Orlando,

Realmente é muito difícil achar material para o COBIT 5.

Mas fiz um curso muito fraco e cheguei a conclusão que com bons simulados e acesso do Framework eram suficientes para encarar o exame.

Tenho um bom material de apoio, caso tenha interesse me contate no e-mail [email protected]

Abraços

Robson Oliveira
7

Olá Vitor, Comprei dois treinamentos + exame, Itil e Cobit 5.
4 dias cada um (Terça a sexta) e prova na sequencia (Segunda).
Primeiro Itil, ae fazendo a prova na segunda, já começo o Cobit na terça hahah.
Cara, fiquei mais aliviado com o seu post, eu estava extremamente preocupado com o Cobit, até por que acho pouco o tempo de estudo para ambos, e sequencial ainda..
Espero que dê certo. Valeeeeuuu

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">