Programa Formação Gerente Ágil – Uma história de estudo e superação

Olá amigos do PTI,

É com enorme satisfação que gostaria de apresentar a todos o Programa Formação Gerente Ágil.

Mas antes de falar sobre o Programa gostaria de contar um pouco de toda a trajetória até este grande acontecimento. Talvez seja mais um artigo intimista e que espero motivar o grande empreendedor que há dentro de você.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Iniciei na área de Tecnologia da Informação em 1998, trabalhando em projetos de todos os portes (pequenos, médios e grandes) e com todos os tipos de resultado (sucesso, fracasso, atrasos homéricos).

Quando jovem, odiava gerenciamento de projetos. Não via nada de agregador em uma figura que, segundo as literaturas da época, devia “cobrar, cobrar e cobrar”. Porém, estava cada dia mais cansado de trabalhar em projetos onde reinava o tal “fazejamento”. A partir daí comecei a quebrar meus preconceitos e me aproximar do tal de gerenciamento de projetos. Conheci um conjunto de ferramentas e técnicas que facilitaram minha vida, mas ainda faltava um algo mais! Gastava um grande tempo coletando requisitos, elaborando planos engessados, cronogramas que dificilmente seriam seguidos. Como tornar a coisa mais leve, mais prática, mais objetiva e mantendo a aplicação das boas práticas do gerenciamento de projetos?

Eis que surgem os métodos ágeis em minha vida e começo a estudar cada vez mais sobre o tema e experimentá-los em meus projetos. A cada projeto descobria coisas novas, como melhorar e como evitar cair em erros anteriores.

Com o passar do tempo passei a estudar cada vez mais e comecei a ministrar aulas e treinamentos em centros de treinamento, até que tive a ideia de abrir uma empresa para compartilhar este conhecimento para as organizações e para o grande público, a Hiflex Consultoria.

Como toda empresa startup, foi vista com desconfiança e desdém por nomes, blogs e empresas já consagradas no meio de projetos/TI. Mas nunca desisti de meus sonhos e com muita divulgação, busca de parcerias, estudo, humildade e perseverança segui em frente.

Logo após lançar um debate acalorado no LinkedIn sobre Onde o Gerente de Projetos Se Encaixa Dentro do Scrum, recebi o convite do PTI para me tornar um autor do blog e prontamente aceitei. Seria interessante para construção da marca Hiflex e para a credibilidade do meu nome. Mas mais que isso, descobri uma paixão incessante por escrever e a cada semana resolvi explorar um novo assunto.

Tornei-me um grande entusiasta da certificação Agile do PMI (PMI-ACP) e resolvi disseminá-la aqui no Brasil através de cursos online EAD, mas além do formato não ser tão popular aqui na época, também era difícil divulgar somente no boca-a-boca. Alguns blogs se negaram a divulgar questionando a “credibilidade” do curso. Mas o importante era não desistir! O primeiro curso foi com somente 1 aluno, depois com 3, depois com 5 e de pouquinho em pouquinho foram quase 50 alunos e todos certificados!

Percebi que o motivo de pouca procura era a falta de material em Português. Então lancei-me em mais um desafio e escrevi o primeiro livro preparatório em Português p/ a certificação PMI-ACP, lançado pela editora Brasport.

No embalo do livro lancei alguns workshops baseados nele, cursos preparatórios presenciais, mas faltava “aquele curso” para o pessoal que gosta de curso OnLine. Então resolvi preparar algo que fosse mais que um curso preparatório, mas que desse insights para que as pessoas tirassem suas dúvidas, que ajudasse as pessoas com as dúvidas, dilemas, problemas e dificuldades no mundo de projetos. Um real Programa de Formação para despertar no aluno a mesma garra e vontade de estudar que me motivou a abrir meu negócio próprio e fazê-lo prosperar!

E este programa está disponível em parceria com o PTI, que sempre acreditou na credibilidade do meu trabalho.

O Programa Formação Gerente Ágil de Projetos, mais que uma capacitação para sua jornada profissional, trata-se de um motivador para que você nunca desista dos seus sonhos!

Então espero você para esta jornada de troca de conhecimento!

Abraços a todos e até o próximo artigo!

Vitor Massari

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 15 anos de experiência em projetos de software. Sócio-proprietário da Hiflex Consultoria, profissional PMP e agilista, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias e frameworks voltados para gerenciamento de projetos.
Lema: "Agilista convicto sempre, agilista obcecado jamais"


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!