Certificação em TI vale a pena mesmo?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Muito se discute hoje em dia entre os profissionais de TI se vale ou não a pena o esforço de estudo e o investimento financeiro para ter certificações no currículo.

Na realidade essa é uma discussão antiga entre os profissionais certificados e não certificados.

Quem tem certificações defende a importância em tê-las e por outro lado quem não tem diz que o mais importante é a experiência profissional.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Afinal de contas, quem está certo?

Não existe o certo ou o errado, e sim alguns fatos importantes que precisam ser considerados.

Não temos como argumentar que as certificações se tornaram requisitos básicos nas seleções de RH para os profissionais em todas as áreas de TI. Um exemplo disso, são as diversas Licitações que exigem profissionais certificados. 

Sem dúvida ter a certificação no currículo faz a diferença na hora da seleção do RH, pois comprova algum conhecimento técnico específico que você possui. Para o recrutador que está selecionando um candidato que não conhece e não tem referências, faz toda a diferença.

Um profissional certificado tem maior chance de ser selecionado para uma entrevista em relação a um não certificado com um currículo semelhante em termos de experiência profissional.

A certificação não comprova a competência do profissional, muito menos a experiência, ser certificado não é sinônimo de ser um bom profissional, mas é fato que a certificação é um diferencial no currículo

Além da certificação, do conhecimento técnico, existe o lado comportamental e a experiência profissional do candidato que serão analisados durante todo o processo de seleção. 

A certificação é apenas um “cartão de visita” para “abrir portas”, mas não garante que você será contratado. Por isso, não basta ter apenas as certificações, elas apenas fazem parte de um conjunto de requisitos necessários para comprovar sua qualificação profissional

Na prática não quer dizer que um profissional certificado seja melhor que um não certificado e vice-versa. Um bom profissional precisa ter outas qualificações, além das certificações no currículo.

Certificação é mais um investimento que você faz na sua carreira, assim como uma Graduação, uma Pós-Graduação, um MBA, um Mestrado, etc.  

Na minha opinião e visão profissional, quanto mais você estuda e valida o seu estudo com certificados acadêmicos e/ou técnicos, melhor será para sua carreira profissional.

Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo para complementarmos o artigo :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Fábio Mourão

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Análise de Sistemas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Pós-MBA em Gestão Executiva de Projetos também pela FGV, atua na área de tecnologia há 20 anos, sendo 10 anos com Gestão de Projetos e Serviços de TI em empresas de pequeno, médio e grande porte • Possui diversas certificações em gerenciamento de projetos e serviços, dentre elas: PMP, PRINCE2, PSM-I, ASF, SFC, MCTS, CI-ASP, COBIT, ITIL V3, ISO20000, ISO27000, CCF, CI-SCS, GRITC e CCSP • Certificado em Personal & Professional Coach e Analista DISC pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) • Certificado pela HuCMI (Human Change Management Institute) em HCMP (Human Change Management Professional) e HCMBOK (Human Change Management Body of Knowledge) certificações com foco no Fator Humano para Gestão de Mudanças organizacionais • É Empreteco, tendo participado do Seminário Empretec com foco em Empreendedorismo, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizado pelo Sebrae-RJ •• Linkedin: https://br.linkedin.com/in/fabiomourao ••


33 Comentários

Douglas Nogueira
1

Atualmente leio bastante sobre certificações e estudo Gestão em TI. Fiz um técnico quando mais novo, tenho bastante experiência em suporte e alguns freelas de webdesign/php/mysql, mas a empresa acabou me proporcionando a possibilidade de ‘cair na gestão’ e assumir um novo papel dentro da própria empresa.

Recentemente tenho participado da implantação do BI, mas sinto que tenho espaço para mais estudo.

Minha grande dúvida é por qual certificação iniciar. Alguma dica?

Abraço!

Fábio MourãoFábio Mourão
2

Olá Douglas, tudo bem?
Hoje em dia para gerentes de projeto a certificação mais reconhecida pelo mercado sem dúvida é a PMP (Project Management Professional). O investimento da certificação não é baixo, tem que se dedicar um bom tempo estudando para passar na prova e precisa de experiência em projetos para ser elegível para fazer o exame.
Existem outras certificações com custo mais acessível e que não precisa de experiência para fazer o exame, basta estudar.
Dependendo do seu contexto profissional e do seu objetivo você terá que optar dentre várias certificações que existem para gerentes de projetos. O meu conselho é que você comece a fazer as certificações que não precisam de experiência e depois faça as certificações do PMI (Project Management Institute), como a Certified Associate in Project Management (CAPM) e depois a PMP (Project Management Professional). Acesse o meu Linkedin, lá você encontrará alguns artigos falando sobre certificações com vários links dos sites contendo todas as informações. Espero ter ajudado! Boa Sorte!

Rafael Giffone
3

Fábio,
Você disse bem: “Abre portas”.
Realmente, as certificações trazem o seu currículo para o início da fila. Contudo não significa que o profissional têm experiencia ou é melhor que outro sem certificação.

Isso é claro, se a certificação tiver importância para a vaga desejada, por exemplo: O profissional disputa uma vaga para Analista de Redes em uma empresa que possui somente equipamentos Cisco, se este profissional possuir uma Certificação CCNA, o currículo dele será bem aceito, contudo, se ele possuir uma certificação na tecnologia D-Link já não teria o mesmo valor.

Tudo é muito relativo, mas o certo é que as certificações abrem portas.

Fábio MourãoFábio Mourão Autor do Post
4

Oi Rafael,
já vi acontecer de tudo no mercado! Uma vez vi um anúncio de uma vaga com apenas uma linha, pedindo um profissional certificado PMP. Com certeza essa empresa tinha ganhado uma Licitação que precisa de um PMP e não tinha esse profissional, aí foi para o mercado conseguir um certificado PMP. Isso é só um exemplo, igual a esse tem outros! De qualquer forma hoje em dia a certificação é importante sim! Abs.

João Victor
5

Excelente post!!
Na minha opinião a certificação faz sim a diferença na hora da seleção. Digamos que o funcionário A tenha experiência, seja bom profissional ( Digamos que se tenha essa informação através de indicação ), mas esse funcionário não tem nenhuma certificação. Temos um funcionário B que tenha os mesmos atributos e seja certificado, mesmo que por menor que seja a certificação para área desejada. Qual seria o diferencial entre esses dois funcionários? Muitas vezes usa-se a certificação, não apenas pelo conhecimento teórico do assunto dito, mas sim usa como uma forma de enxergar um funcionário que consegue sentar, estudar e aprender um assunto para um certo objetivo. Isso é essencial para uma empresa, que muitas vezes não te da um suporte para cursos, treinamentos e você tem que se “virar” para aprender uma nova técnica. Mas claro, respeitando os profissionais que têm ideia contrária à minha, até porque toda opinião te acrescenta em algo.

Fábio MourãoFábio Mourão
6

Oi João Victor, tudo bem?
Certificação é exatamente isso que você disse, ou seja, ter regra, foco, disciplina de sentar e estudar sozinho. Como você mesmo falou, se virar!!! As empresas gostam disso e sem dúvida, certificação no currículo é um diferencial sim na hora da seleção, mas não quer dizer que o profissional certificado será de fato contratado! Abs.

Lucas Conci
7

Boa Tarde, certificação é sim muito importante na minha opinião, ainda não possuo nenhuma pois estou cursando bacharelado em Sistemas de Informação mas na sua opinião o que vale mais a pena, investir em certificações (apenas) ou terminar o bacharelado e depois certificação ou fazer a certificação junto ao bacharelado?

Fábio MourãoFábio Mourão
8

Olá Lucas, tudo bem?
A certificação não substitui a Graduação e vice-versa. Os dois são necessários, pois ambos são requisitos no mercado de trabalho. Em primeiro lugar vem a sua graduação e se tiver tempo, faça em paralelo todas as certificações que puder, pois quando se formar será mais fácil para buscar uma posição no mercado de trabalho. Espero ter respondido sua dúvida! Qualquer outra dúvida estou à disposição! Abs.

Everton Leite
9

Boa tarde,
Senhor Fábio, preciso ajuda de um profissional. Então conclui meu curso em Gestão da TI agora, e já queria investir na pós. Só que vem a questão, tenho dúvidas em qual área escolher, Segurança da Informação ou Engenharia de Software.
Atualmente não trabalho na área de TI, por falta de oportunidades, tenho mais conhecimento na área de Segurança (só que no mercado, não vejo sair vagas abertas para este tipo de profissional). Já na área de Engenharia de Software, não tenho conhecimento, mas tenho interesse de aprender e tentar me especializar em Analista de Requisitos ou Testes, ( vejo no mercado precisando muito desses profissionais). Só que tenho medo de ter dificuldades em aprender. Estou muito em dúvida e preciso de conselhos, por favor.

Obrigado!

Nome: Everton Leite
Superior Completo em Gestão da TI. Certificações ITIL & COBIT.

Fábio MourãoFábio Mourão
10

Olá Everton, tudo bem?
Você fez um curso de Gestão de TI? Isso significa que você quer trabalhar com Gestão? Se que trabalhar com gestão, faça um MBA ou uma Pós em Gerenciamento de Projetos. Como Gerente de Projetos você poderá atuar dentro de qualquer área de TI, seja na Segurança, Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura, etc. O mercado de segurança possui muitas vagas, mas são fechadas, ou seja, não são publicadas. Já para analistas de requisitos e testes, realmente existem muitas vagas, mas o que eu vejo é que não pagam muito bem. Em segurança os salários são melhores. Dificuldades para aprender com certeza você não terá, pois se dedicando conseguirá aprender qualquer coisa! Se quiser me adicione no Linkedin e podemos conversar mais sobre o assunto. Boa Sorte! Abs.

Marcos Paulo
11

Infelizmente hoje um profissional de TI sem Certificação, não é mais reconhecido pelo mercado, pode estudar na melhor faculdade, sem certificação, sem oportunidade. Sou testemunha disso, pois fiquei um bom tempo desempregado por falta de Certificação, portanto, é mais que necessário a CERTIFICAÇÃO.
Ótimo texto.

Obs. Gostaria de mais detalhes sobre o assunto Gestão de Mudanças

Fábio MourãoFábio Mourão
12

Olá Marcos, tudo bem?
Como você disse, certificação é necessário, mas sozinha não tem efeito, ou seja, além da certificação temos que ter experiência, MBA, etc.
Se quiser mais detalhes sobre Gestão de Mudanças, pode me adicionar no Linkedin que conversamos melhor. https://br.linkedin.com/in/fabiomourao

Henrique Mata
13

Boa tarde Fábio,

ótima matéria! Creio que muitos profissionais estão atrás de artigos como esse. Hoje tenho 24 anos e trabalho com Gestão em Processos em uma grande empresa varejista de São Paulo. Creio que a certificação é essencial para um “pontapé” inicial na carreira de T.I. Hoje possuo apenas a certificação ITIL V3 que me proporcionou diversas entrevistas e interesses de grandes empresas. Tenho outros cursos e formação em Tecnologia.

A todos que desacredita na área de T.I. ou Gestão, um recado:
– O mercado está aquecido e precisando de vocês! As vezes ficamos um bom tempo ao procurar um trabalho, mais estudem e nunca desistem!

Abraços a todos.

Fábio MourãoFábio Mourão
14

Legal Henrique, é isso aí mesmo, certificação hoje em dia é muito importante! Obrigado pelos comentários!

Leonardo
15

Fábio, tudo bem? Primeiramente excelente post, é muito elucidativo a esse assunto tão atual. Uma questão se permite; uma certificação é um ativo do profissional assim como formação e MBA, inglês, etc. Mas nem todos os brasileiros têm condição financeira para ter todos esses requisitos. Uma formação em TI por exemplo é cara e não existe em universidades públicas. E provas de certificação são caras e algumas pagas em dólar.
Baseado no alto investimento financeiro que define um “bom profissional de TI”, o senhor diria que TI é um mercado elitista e reservado apenas à casta dos privilegiados?
Assim sendo, a competitividade desleal em qualquer segmento não pode ser meio perigosa a longo prazo? Falo no sentido de formar oligarquias e panelinhas (ou e-panelinhas) de empregabilidade de TI cada vez mais restritas a ponto de parecerem sociedades maçônicas medindo talento e esforço pelo poder aquisitivo de bancar estudos caríssimos e não na capacidade de prover soluções reais.
Não sei se me fiz entender mas para os que acham que esse perigo é fictício, o resultado disso é bem atual com esses salários de TI cada vez mais baixos com exigências cada vez mais altas. Estou muito interessado na sua opinião. Abraços e sucesso sempre!

Helan Allysson
16

Minha opinião é que os cursos ou provas para as certificações são muito caras, e os salários recebidos são muito baixos, isso dificulta a qualificação de conhecimento do profissional.

Adriano Oliveira
17

Eu era do time que não necessitava de certificação, pois o investimento não justificava, tendo em vista que estava em uma empresa na qual a atividade principal não tecnologia.
Hoje em uma grande corporação, onde o foco é TI, certificação é um ponto obrigatório, pois é a porta para novos negócios do ponto de vista do empregador, principalmente na era do Outsourcing. Ou seja, se eu tivesse a certificação a mais tempo, não teria sofrido um pouco para me realocar no mercado. Em resumo, ter certificação não prova nada, mas tendo, tudo fica mais fácil para conquistar uma oportunidade em um mercado tão concorrido que é o nosso de TI, independente da área de atuação. Abcs e certifiquem-se!!!

Fábio MourãoFábio Mourão
18

Olá Adriano, tudo bem?
Obrigado pelo comentário! Concordo com você em relação a ter ou não as certificações! Abs.

Dalton
19

Nossa TI tem um custo benefício péssimo aqui no Brasil, você tem que estudar o resto da vida e na maioria das vezes pagar pra isso… Percebo na área de engenharia profissionais com apenas a graduação, ganhando mais do que muitos profissionais de TI, formados, com pós graduação e certificações…

Dalton
20

Leonardo concordo que TI é abssurdamente cara, principalmente por causa dessas certificações. Agora dá sim pra se formar em TI sem pagar uma faculdade, pelo menos no estado de SP, eu me formei na Fatec, que se tratando de TI é melhor que todas faculdades pagas aqui de Santos…

Denys Jr
21

Fábio, bom dia!

Atualmente estou para iniciar um curso de graduação tecnológica em redes de computadores, posteriormente pretendo me especializar em segurança da informação.

Tenho bastante interesse em obter certificação como administrador em Linux, certificação na área de segurança, pentest segurança hacker, enfim quero fazer tudo o que conseguir nessa área. Você acha que tudo isso vale a pena para a minha área de trabalho? preciso de uma opinião, perdi muito tempo em minha vida, já poderia ter tudo isso, queria dessa vez tomar a decisão correta.

Abraço e obrigado!

Fábio MourãoFábio Mourão
22

Olá Denys Jr, tudo bem?
Responder sua pergunta não é fácil, pois eu precisaria de mais informações! Mas vou tentar lhe ajudar fazendo algumas perguntas..
Você já trabalhar na área de redes e segurança?
Tem um bom networking, ou seja, conhece pessoas que trabalham nessa área?
Essas pessoas poderiam lhe ajudar de alguma forma a conseguir um emprego melhor?
Já pesquisou o salários para profissionais nessa área?
Pesquisou a demanda de mercado para esses profissionais?
O que os anúncios das vagas para esses profissionais estão pedindo? Certificações? MBA?
Essa é a única área que você realmente gosta? Tem alguma outra área que você escolheria como uma segunda opção? Se sim, faça as mesmas perguntas acima para essa outra área!
Independentemente da área que você atua, quanto mais certificações e quanto mais você estudar sobre a área, mais preparado você irá estar quando as oportunidades aparecerem.
Então faça sim todas as certificações que você puder, pois isso irá valorizar o seu CV e irá lhe destacar em uma seleção para uma vaga.
Espero ter ajudado um pouco!
Abs,
Fábio Mourão.

Fabiano Alves
23

Olá, sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas, tenho 23 anos e ainda não tenho experiência na área de TI. Tenho simpatizado muito com os estudos de linguagens de programação C, C# e programação WEB.
Quais certificações você me indicaria tirar paralelamente com a minha graduação para poder entrar o mais rápido possível no mercado de TI, levando em conta que tenho experiência profissional, porém não na área de tecnologia?

Fábio MourãoFábio Mourão
24

Olá Fabiano, tudo bem?
Auto mais na área de Gestão de Projetos, mas na área de desenvolvimento as certificações JAVA são bastantes valorizadas e também as certificações DBA (Banco de Dados) Oracle e SQL.
Boa Sorte!

Rodrigo
25

Boa noite Fabio ! Fabio ja tenho 30 anos, infelizmente quando mais novo joguei minhas oportunidades fora, de me formar em algumas áreas que cursei administração de empresas/ relações internacionais. Acabei indo estudar inglês fora do Brasil por passar em um concurso(que ainda não fui chamado, nem tenho previsão) acabei me formando em um curso mais rápido que pude para obter diploma, então formei em Gestão de Marketing. Mas tenho uma grande afinidade com tecnologia, mas não é da minha praia programação, acho meio complexo. Estou pensando em retomar a faculdade ai pra me aparelhar com mercado de trabalho,mas como minha graduação nada a ver tem com tecnologia de fato e refazer administração levaria muito tempo, tenho pensado em 2 vertentes.

1- fazer uma pós graduação em redes ou segurança da informação e partir pros certificados
ou
2- fazer um novo curso superior em tecnologia; Gestão da Tecnologia da Informação e/ou Redes e depois e depois adentrar em uma pós como redes ou segurança da info, gestão ou gerencia de projetos , estudar pra certificação também. ( ambos cursos de graduação ou pós eu faria EAD), e ainda existe a possibilidade de fazer também Cloud Computing graduar novamente.

3- falando em gerencia e gestão d projetos, não consegui exatamente identificar qual a diferença entre gestão e gerencia de projetos, em minha cidade a faculdade IESB tem os dois ;
gestão de projetos http://www.iesb.br/pos/curso/gestao-de-projetos (EAD)
gerência de projetos http://www.iesb.br/pos/curso/gerencia-de-projetos

Eis uma dúvida que não sai da minha cabeça e nao tenho taaaaanta gente conhecida que mexe com isso, maioria mexe com programação. se puder me ajudar a esclarecer um pouco, agradeço muito.

Rodrigo

Fábio MourãoFábio Mourão
26

Olá Rodrigo,
desculpe a demora, mas seu email estava na minha caixa de spam.
No seu post você fala em Segurança da Informação, Redes, Cloud Computing e Gestão de TI e Projetos. São assuntos bem distintos e você precisa ver qual deles você tem mais afinidade e depois focar nos estudos. As certificações irão lhe ajudar a entrar no mercado de forma mais rápida, mas a Gradução e Pós Graduação são muito importantes também. Você tem inglês e isso é um grande diferencial para qualquer área que você escolher. Para atuar em Gestão de TI e/ou Projetos, você deverá ter habilidades para lidar com pessoas. O conhecimento técnico também é importante nesse caso.
Enfim, responder sua pergunta é difícil, mas pelo pouco que você escreveu no seu post, eu optaria pela área de Gestão (TI e/ou Projetos) e não pela área Técnica (Segurança, Rede e Cloud).
Acho que é isso! Se quiser mais algumas dicas acesse meu Linkedin e poderemos conversar mais.
Abs.

Tharley Mota
28

Nem todo profissional certificado é bom… mas todo bom profissional é certificado… buguem com essa… ;)

Michel
30

Olá Fabio. excelente post!

Estou querendo fazer um curso online mas tenho duvidas de qual fazer.

Me indicaram o curso do Renê Chiari do itsmnapratica.com.br

Pela sua experiência sabe me dizer se vale a pena?

Obrigado!

Fábio MourãoFábio Mourão
31

Olá Michel!
Não conheço o curso do itsmnapratica.com.br.
Qual o curso/certificação que você pretende fazer?
Dependendo da certificação você consegue estudar sem precisar fazer um treinamento, apenas com material que você consegue na internet e “selfstudy”!

Bruno
32

Boa noite,
Sou formado em Administração de empresas e estou buscando uma realocação no mercado.
Sempre tive interesse na área de TI e acho que é um mercado bem atrativo.
O senhor acha que valeria a pena fazer uma graduação ou tecnologo em gestao de TI?

Fabio MouraoFabio Mourao
33

Olá Bruno,
Não recomendo você fazer outra graduação, pois já tem uma! Seria interessante fazer um MBA por exemplo em Gestão de Projetos, se você quiser atuar nessa área! Outra coisa interessante são as certificações em TI que existem para todas as áreas que você imaginar!
Espero ter ajudado!
Boa sorte!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">