Certificações para Gerentes de Projetos!

Atualmente as certificações se tornaram requisitos básicos nas seleções para contratação de Gerentes de Projetos, bem como para profissionais em todas as áreas de TI. Um exemplo clássico desse contexto, são as Licitações que exigem profissionais certificados.

É fato que as certificações não determinam a competência do profissional, mas também é fato que diferenciam os profissionais certificados dos não certificados na hora da seleção do RH.

Na prática não quer dizer que um profissional certificado seja melhor que um não certificado e vice-versa.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Existem diversas certificações reconhecidas internacionalmente na área de Gestão de Projetos. Cada uma delas tem seu grau de dificuldade e exigência na hora de fazer o exame. Nesse artigo irei citar as certificações mais conhecidas para Gerentes de Projetos, pois são muitas certificações que existem hoje em dia.

Algumas certificações exigem experiência na área de Projetos, outras não. Algumas tem prazo de validade e precisam ser renovadas de tempos em tempos, outras não. Cada certificação tem a sua peculiaridade.

Hoje sem dúvida as certificações mais valorizadas mundialmente no mercado de trabalho para os Gestores de Projetos são as do PMI (Project Management Institute), que são baseadas nas melhores práticas do mercado. As três principais são: 

Existem outras certificações do PMI, além das citadas acima. No site http://brasil.pmi.org/  você encontra informações detalhadas de todas as certificações do PMI.

PRINCE (PRojects IN Controlled Environments) ou Projetos em Ambientes Controlados, é um método de gerenciamento de projetos que tem sido utilizado por padrão especialmente no Reino Unido e vem crescendo no mundo inteiro. Existem quatro níveis de certificações: 

  • Prince2 Foundation
  • Prince2 Practitioner
  • Prince2 Professional
  • Prince2 Agile

No site http://www.apmg-international.com/br/ você encontra informações detalhadas de todas as certificações do APMG.

Uma outra instituição, não menos importante é o IPMA (International Project Management Association), que possui 4 níveis de certificações, dentre elas: 

  • IPMA-A (Certified Project Director)
  • IPMA-B (Certified Senior Project Manager)
  • IPMA-C (Certified Project Manager)
  • IPMA-D (Certified Project Management Associate)

No site http://www.ipmabrasil.org/ você encontra informações detalhadas de todas as certificações do IPMA.

As certificações baseadas em métodos Ágeis estão crescendo muito e existem várias instituições que disponibilizam essas certificações, dentre elas se destacam: 

Por fim, uma ferramenta muito importante no planejamento de Projetos é o Microsoft Project, que é um dos mais utilizados no mercado. Existem outras ferramentas semelhantes. Abaixo o exame de certificação: 

  • 74-343 – ManagingProjectswith Microsoft Project 2013

No site https://www.microsoft.com/learning/pt-br/exam-74-343.aspx você encontra informações detalhadas sobre a certificação Microsoft Project 2013.

O importante é você ter uma visão de todas elas e utilizar o melhor de cada uma, podendo assim otimizar o gerenciamento dos seus projetos, trazendo os melhores resultados e benefícios para sua organização.

Fábio Mourão

Mais artigos deste autor »

Agile Expert | Facilitador | Palestrante | Mentor

Fundador da PROJECTSTUDY TREINAMENTO & CONSULTORIA
https://www.projectstudy.com.br

+28 anos de experiência em Consultoria de TI
+15 anos em Gestão de Projetos e Serviços de TI
+5 anos como Facilitador e Palestrante em Métodos Ágeis
+50 Certificações (TI, Projetos, Coaching)
+5000 Profissionais Capacitados em Métodos Ágeis
+300 Turmas Corporativas e Turmas Abertas ao Público
+40 Empresas capacitadas em Métodos Ágeis
+300 Palestras e Webinários em Métodos Ágeis

Bacharel em Análise de Sistemas pela UNESA
MBA FGV-RJ em Gestão Empresarial com ênfase em TI
Pós MBA FGV-RJ em Gestão Executiva de Projetos


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!