Como se preparar para a certificação PMP?

Quando decidimos fazer a certificação PMP, uma das primeiras coisas que fazemos é perguntar para todos que já fizeram como foi a experiência da preparação e do exame.

A prova foi fácil? Difícil? Que tipo de questões tinham na prova? Quanto tempo estudaram? Quais livros compraram? Se fizeram simulados? Etc.

Não existe uma “fórmula mágica” para se preparar para o exame de certificação PMP, porém, três coisas são fundamentais: o planejamento, o foco e a disciplina para atingir o objetivo.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Toda certificação não deixa de ser um projeto e por isso deve ter um planejamento, um cronograma com marcos de estudo e com a data do exame agendada.

Uma dica: não deixe para agendar o exame quando achar que você está preparado, pois você “nunca” estará preparado! Faça o seu planejamento de estudo e agende o exame.

Muitas pessoas tiram um mês de férias para estudar, outras ficam 3 meses, 6 meses ou até mesmo um ano estudando. Existem ainda pessoas que chegam a perder a elegibilidade válida por um ano e precisam refazê-la para agendar o exame.

Manter o foco hoje em dia é uma tarefa muito difícil. São muitas as opções de livros, cursos preparatórios, blogs e sites na internet oferecendo tudo sobre a certificação PMP.

Minha sugestão é que você faça um curso preparatório REP (Registered Education Provider) e escolha no máximo três livros e um bom simulado. Abaixo um material sugerido para estudo, todos disponíveis em português:

  • Material do curso preparatório, que inclui apostilas e simulados.
  • Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), 5ª edição.
  • Livro da Rita Mulcahy preparatório PMP, 8ª edição.
  • Simulado FASTrack PMP, versão 8 (Baseado no PMBOK 5ª edição).
  • +1 Livro (opcional) para a certificação PMP de sua escolha.

Uma outra dica é não ficar na internet procurando materiais e simulados, pois vai perder o seu tempo e muitas vezes irá encontrar materiais com erros, baixa qualidade, etc.

Ter disciplina é fundamental para alcançar a certificação PMP, mas para isso você deverá seguir o seu planejamento e terá que “abrir mão” de muita coisa durante o período de estudo. Pense nisso!

Como sugestão de estudo, siga os passos abaixo em no máximo 3 meses, após terminar o curso preparatório ou mesmo em paralelo, vai depender da sua disponibilidade de tempo e do seu planejamento.

  • Faça o simulado do FASTrack a primeira vez sem estudar e anote seus resultados.
  • Estude o Guia PMBOK, o livro da Rita Mulcahy e o livro (opcional) que você comprou, sublinhando tudo o que achar importante.
  • Faça pela segunda vez o simulado FASTrack e compare com o primeiro resultado. Veja se teve alguma evolução!
  • Agora revise apenas os pontos sublinhados dos livros que você estudou.
  • Faça pela terceira vez o simulado FASTrack e compare os três resultados. Nesse ponto, você deverá estar acertando entre 80% e 95% do simulado.
  • Revise as questões do simulado que você errou.

Pronto, agora você está preparado para fazer o exame de certificação PMP, ACREDITE!!!

Não existem provas difíceis, e sim pessoas que não se prepararam o suficiente! Não tenha medo de fazer a prova, é muito conteúdo para estudar e você sempre irá ter a sensação que nunca estará pronto, isso acontece com quase todo mundo!

Lembre-se, com planejamento, foco e disciplina você consegue sua certificação PMP!

Acredite em você!

Boa Sorte!

Fábio Mourão

Mais artigos deste autor »

Agile Expert | Facilitador | Palestrante | Mentor

Fundador da PROJECTSTUDY TREINAMENTO & CONSULTORIA
https://www.projectstudy.com.br

+28 anos de experiência em Consultoria de TI
+15 anos em Gestão de Projetos e Serviços de TI
+5 anos como Facilitador e Palestrante em Métodos Ágeis
+50 Certificações (TI, Projetos, Coaching)
+5000 Profissionais Capacitados em Métodos Ágeis
+300 Turmas Corporativas e Turmas Abertas ao Público
+40 Empresas capacitadas em Métodos Ágeis
+300 Palestras e Webinários em Métodos Ágeis

Bacharel em Análise de Sistemas pela UNESA
MBA FGV-RJ em Gestão Empresarial com ênfase em TI
Pós MBA FGV-RJ em Gestão Executiva de Projetos


3 Comentários

Leonardo
1

Fábio com mais um post com questões interessantes e conselhos muito válidos.
Eu tenho uma dúvida: Realisticamente, é aconselhável ou mesmo possível somente o estudo de casa para um preparo adequado pra prova do PMP (“realisticamente” quer dizer contabilizando as distrações da vida urbana, familiar e corporativa que nos cercam.).
Ou é imprescindível um curso preparatório? Existem macetes de curso que quem só estuda em casa fica sem saber? Obrigado e sucesso sempre!

Fábio Mourão
2

Olá Leonardo, tudo bem?
As respostas para suas perguntas são relativas, pois cada pessoa tem um contexto individual, ou seja, uma forma de estudar e se preparar para provas. O que funciona pra mim, pode não funcionar para outra pessoa e assim por diante. O que eu posso lhe dizer é que se tiver foco e determinação, você pode conseguir passar em qualquer prova estudando sozinho! Porém para fazer o exame do PMP você precisa de uma carga horária mínima de treinamento para ser elegível e poder fazer a prova. Se você tiver um MBA em Gestão de Projetos, por exemplo, não precisa fazer um curso preparatório, pois uma parte da carga horária do MBA serve para sua elegibilidade. Eu fiz o curso preparatório para o exame, pois precisava para minha elegibilidade, porém não acho o curso necessário, ajuda muito, mas o que determina sua aprovação no exame é o seu estudo individual. Existem bons livros e bons simulados que são muito bons para estudar para a prova.

Marcio do Amaral Vianna Martins
3

Fiz a prova agora em janeiro. Passei, mas achei bem difícil. Porém, não segui essa recomendação. Fiz um MBA de Projetos pela FGV, me formei em 2014 e dai comprei o livro “Use a Cabeça PMP” basicamente estudei por esse livro apenas. Estudei bastante, mas se tivesse feito um preparatório específico e lido outros materiais provavelmente acharia a prova mais fácil. Enfim, acho que acabei subestimando a prova. Quem for fazer, não siga meu exemplo, não é uma prova tão trivial. É cansativa e tem MUITO conteúdo pra estudar.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!