Ganhando Produtividade com o Gerenciador de Tarefas Todoist

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vou ser honesto, não costumo ser o tipo de cara que faz propaganda gratuita, mas quando encontro algo que é realmente bom, que realmente me ajuda, me sinto na obrigação de divulgar. É o caso do gerenciador de tarefas Todoist (https://todoist.com/).

Atuo como Scrum Master na equipe de desenvolvimento de um publicador de laudos e imagens na internet. Como a equipe é pequena e a demanda é muito grande, sempre surge uma infinidade de coisas diferentes para fazer que não estavam planejadas na sprint: Reuniões com clientes, suportes, reuniões internas, bugs emergenciais em produção, etc. No meio de tantas tarefas fica muito fácil se perder e é o que realmente acontecia comigo. Comecei a esquecer prazos, parava uma tarefa para começar outra e esquecia de voltar, não conseguia administrar as tarefas da equipe… coisas do gênero.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Foi então que resolvi que era hora de me organizar, já que esta situação não iria mudar tão cedo e estava prejudicando bastante o meu desempenho no trabalho. Primeiramente tentei usar uma agenda. No começo funcionou bem, anotava tudo nela. As coisas melhoraram até certo ponto, mas então as tarefas não planejadas novamente se tornaram muito recorrentes e acabava esquecendo de anotar e, quando anotava, nem sempre dava tempo de consultar. Resultado da experiência: abandonei a agenda.

Como passo praticamente o dia com a cara no computador, resolvi procurar uma ferramenta na internet que pudesse me ajudar, foi aí que, depois de vasculhar e experimentar bastante, que encontrei o Todoist. Para começar, o Todoist é um serviço gratuito de gerenciamento de tarefas, no estilo lista, disponível para múltiplas plataformas (iOS, Windows, OS X, Windows, Chrome, Firefox, Gmail, entre outros).

O Todoist é um serviço bem completo. Dentre suas principais caraterísticas, as que realmente me interessam são:

Sub-tarefas: Ele permite dividir uma tarefas em sub-tarefas, de modo que a tarefa maior só é realmente completa quando as sub-tarefas são concluídas. Um exemplo de seu uso, é nas tarefas de uma estória da sprint, por exemplo:
im001

Subprojetos: Do mesmo modo que podemos dividir as tarefas em pedaços, podemos dividir as tarefas em projetos,como por exemplo: tarefas pra casa, tarefas pro trabalho, tarefas pra sprint x, etc.

im002

Compartilhamento: É possível compartilhar suas tarefas com outros usuários. Em termos práticos, quer dizer que você pode não somente administrar as suas tarefas pessoais, mas como as tarefas da sua equipe também.
im003

Múltiplas prioridades: O usuário é capaz de separar as tarefas em prioridades para poder focar no que é mais importante primeiro. Um caso prático, por exemplo, é o surgimento de um bug em produção que precisa ser resolvido imediatamente.
im004

Sincronização de dados em tempo real: Um dos melhores pontos do Todoist é que qualquer alteração feita é automaticamente salva e sincronizada com o servidor. Isso significa, por exemplo, que se você fizer uma alteração nas suas tarefas pela web e, logo em seguida, acessar suas tarefas pelo smartphone, as tarefas estarão atualizadas.

Datas de vencimento / Notificações: É também possível adicionar datas de vencimento nas tarefas. O serviço oferece suporte a notificações baseadas no vencimento das suas tarefas, como por exemplo: Imagine que você vai fazer um reunião e precisa preparar alguns slides. Configurando a tarefa com alguns dias de antecedência, o Todoist irá te avisar que o prazo de término está chegando (por email ou SMS), te impedindo de esquecer.

im005

Todoist Karma: A cada tarefa que é completada, o Todoist contabiliza pontos para o usuário. Estes pontos são chamados de Karma. O Karma representa a sua produtividade, sendo que quanto maior for, quer dizer que maior é a sua produtividade. É um recurso interessante para ter uma média de produtividade.
im006

O Todoist oferece mais algumas funcionalidades interessantes, como:

  • Etiquetas e filtros
  • Notas
  • Alertas por localização
  • Backup automático
  • Templates de projeto

Apesar de interessantes, estas são funcionalidades restritas aos usuários Premium (https://todoist.com/premium): O serviço Premium tem o custo de $29 dólares por ano, cerca de $2,5 dólares ao mês). Sendo bem honesto, são funcionalidades interessantes mas que não vão agregar muito a experiência de uso do serviço.

Interessante citar também que o Todoist possui uma API (https://developer.todoist.com/index.html) aberta para desenvolvedores com uma documentação completinha. Além disso, também é possível usar serviços como o Zapier para automatizar o uso do serviço.

O Todoist é realmente ótimo e me ajudou muito a me organizar. Hoje anoto tudo nele e não me permito esquecer mais nada. Mas caso você tenha se interessado pelo propósito da ferramenta (te ajudar a se organizar) mas não da ferramenta em si, saiba existem muitas outras excelentes (e talvez até melhores) ferramentas com o mesmo propósito:

Cada uma delas tem suas características próprias, mas todas tem o mesmo objetivo.

Independente da sua escolha, o importante é sempre se manter organizado =)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Diego Martins de Pinho

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação pela PUC SP e MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIAP. Me interesso muito não somente por tecnologia, mas também por inovação e empreendedorismo. Trabalho com programação desde 2013 e sou autor do livro ECMAScript 6 - Entre de cabeça no futuro do JavaScript.


2 Comentários

Reginaldo
1

Bom dia, eu utilizo o Gmail como meu gerenciador de e-mails da empresa, é ótimo e raramente dá problemas, uso 3 contas de e-mails e nele existe a ferramenta Tarefas que tem todas essas funções, incluindo o subtarefas e é bem interessante, mas estou passando a utilizar mais a Agenda do Google, ela me lembra e para adicionar também é uma “baba” e o acesso é tão rápido e fácil utilizando o Gmail que o Google pelo jeito vai dominar o mundo… kkkkkkk. Mas falando sério é uma mão na roda pelo sincronismo com outros dispositivos e vai ajudar aos profissionais que vivem tão atarefados e tão requisitados por todos. Valew!

Diego Martins de PinhoDiego Martins de Pinho Autor do Post
2

Fala Reginaldo, beleza?
Realmente não tem como discutir, as ferramentas do Google são excelentes. Também utilizo o gmail todos os dias, mas o gerenciador de tarefas eu não gostei muito… O Todoist tem extensão para o gmail também, caso você tenha interesse em experimentar. Eles se complementam e acaba ajudando bastante. Mas como disse, o importante mesmo é encontrar um jeito de se organizar, hehe.

Valeu a dica, abraço!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">