As Vantagens das Soluções EDI nas Empresas

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O EDI (Eletronic Data Interchange) ou Intercâmbio Eletrônico de Dados permite uma melhor operacionalização dos processos realizados entre os departamentos comerciais, logística, compras e financeiro, etc, de uma empresa, de forma a trazer eficiência e agilidade na tomada de decisão.

O EDI é um conceito novo, uma tecnologia moderna que permite automatizar a integração de documentos comerciais em ERP’s ou outros Sistemas de Gestão. Por definição comum, EDI, que em português significa “Troca Eletrônica de Dados” ou “Intercâmbio Eletrônico de Dados”, é a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis.

Imagem via Shutterstock

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Na medida em que se aumenta o número de parceiros comercias (clientes, fornecedores, operadores logísticos, etc.) e de mensagens EDI trocadas, maiores serão os benefícios obtidos por aqueles que usam esta tecnologia.

As soluções EDI são de grande valia para as empresas, permitindo uma melhor comunicação departamental e entre parceiros comerciais, ou seja, fornecedores, distribuidores e clientes, minimizando erros operacionais, manuais e principalmente de “falta de atenção” no registro de pedidos, faturas ou ordens internas, além de acelerar o processo de consolidação das informações e resposta.

Tais conexões podem ser estabelecidas através da implementação de soluções que permitem abrir um canal de comunicação entre os sistemas de gestão interna dos fabricantes e distribuidores, de forma ágil e segura, construindo comunidades de comércio eletrônico conhecidas como B2B (Business To Business).

O EDI tem como base a combinação de software e redes de comunicação seguras e privadas para a troca de documentos padronizados entre os sistemas de computadores dos envolvidos em uma relação comercial.

A padronização destes documentos é o que os diferencia essencialmente o EDI de outros sistemas de intercâmbios de informações. O uso de uma estrutura de documentos estuturada comum entre os diferentes interlocutores permite que troquem mensagens comerciais como pedidos, recibos, faturas, etc.

A implantação de uma solução EDI em uma empresa oferece grandes vantagens competitivas:

  • Integração das comunicações entre os sistemas de informática internos das empresas.
  • Processamento de transações comerciais de modo automático.
  • Redução do tempo de recebimento e envio das mercadorias (Celeridade).
  • Maior segurança, integridade e confidencialidade nas comunicações.
  • Redução dos custos econômicos através da informatização de todos os processos de comunicação entre as empresas.
  • Menor flutuação financeira.
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Bruno Teixeira

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Bacharel em Administração e Estudante do 3º Ano de Ciências Contábeis. Gestor Administrativo Financeiro da EDICOM Brasil.
Profissional antenado e afixionado por novas tecnologias e tendências de mercado.


1 Comentários

Maicon Macedo
1

Boa tarde Bruno,

Ótimo artigo.
Na empresa em que trabalho (uma fábrica de autopeças), nós utilizamos EDI.
É muito interessante a forma com que os processos são otimizados com este conceito.
Nós atendemos dois clientes distintos, cada um utiliza uma software house diferente, a qual gerencia a sua VAN (Value Added Network) e nós utilizamos uma software house que se comunica com as duas. O fluxo de pedidos passa por esse canal e chega em nosso ERP, que, após tratado pela equipe de PCP / Logística e pela equipe Fiscal, envia as informações de entrega e NF.

Não consigo ver o volume de nossos processos, fluindo de outra maneira mais eficaz.

Novamente, obrigado por partilhar esse artigo.

Um abraço.

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