Os desafios do Profissional de TI no atual mercado de trabalho

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Comportamento adequado, alinhado às certificações em gestão de projetos, é um bom caminho a seguir para garantir espaço no mercado de trabalho

Estamos vivendo um novo momento de retração do mercado, no qual, mais do que nunca, as empresas estão em busca do ganho de produtividade e de profissionais focados que ofereçam um excelente desempenho. Neste novo cenário, associar uma certificação como a PMP, por exemplo, a um comportamento adequado no ambiente corporativo é um diferencial que pode garantir sucesso aos profissionais.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Entre os principais desafios que as empresas esperam que o profissional de alto desempenho seja capaz de vencer, estão:

  • Fazer certo da primeira vez – neste cenário de retração e necessidade do ganho de produtividade não há mais espaço para tentativa e erro. Desperdício de qualquer ordem, seja de dinheiro, tempo ou recurso está proibido. O profissional precisa ser capaz de se planejar e se preparar para desenvolver os projetos de maneira eficaz e no tempo correto.
  • Entregar com qualidade aferida – aqueles que forem capazes de entregar projetos segundo normas e padrões de qualidade certificados, ganharão credibilidade e espaço no mercado. Não adianta nada entregar no prazo, mas sem qualidade. Não há mais espaço para o “achei que ficou bacana”, a qualidade e os processos devem estar evidenciados e padronizados.
  • Fugir das coisas irrelevantes – quem não consegue focar e avaliar aquilo que faz não atende a prazos e demandas, não consegue organizar a própria agenda e acaba ficando mais exposto de forma negativa em ambientes produtivos. O bom profissional sabe avaliar se o que está fazendo tem ou gera algum tipo de valor, logo ele consegue focar naquilo que deve ser feito.

Saber lidar com esses três desafios é um exercício de maturidade para o profissional e investir em cursos e pós-graduações, como as oferecidas pelo IBTA, e certificações como a PMP, ajuda a agregar conhecimentos que, se bem aplicados e postos em prática, podem ajudar o profissional a se destacar e alcançar um alto desempenho. Além disso, os conhecimentos proporcionados por uma certificação ou pós-graduação podem ajudar o profissional a encarar a própria carreira como um projeto de sua responsabilidade, o que também pode encurtar o caminho para o sucesso.


por Professor Antonio Grazzia

Professor de pós-graduação no IBTA nas disciplinas Gerenciamento de Projetos do curso de Gestão de Redes, Maturidade em Gestão de Projetos, Tempo, Qualidade e, Riscos do curso PMI. Consultor de empresas focado em evolução de maturidade corporativa com passagens pelas organizações CPqD, SAP, Altran e com 25 anos de experiência em projetos complexos nacionais e internacionais, atualmente é o principal consultor da GRA Consultoria em Projetos.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

IBTA Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada

Mais artigos deste autor »

A primeira instituição privada nota A nos cursos de Tecnologia. Infraestrutura absoluta, recursos de ponta e reconhecimento do mercado.

Av. Paulista, 302 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-000
Telefone: (11) 4501-9700


2 Comentários

Cassiano
1

E também, trabalhar por salários ridículos ou pagar para trabalhar, dependendo da empresa, querem um regime de semiescravidão e juntando tudo isso, realizar funções que não cabem à você.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">