PMP para Todos foi um sucesso, agora é hora de colocar o projeto para rodar!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O PMP para Todos conseguiu atingir os recursos mínimos necessários, mas agora é preciso trabalhar para transformar o projeto em realidade. Confira o projeto por trás do PMP para Todos!

Em primeiro lugar, obrigado. O financiamento coletivo do projeto PMP para Todos atingiu a meta parcial de R$ 9.990,00 – suficiente para a gravação do curso. Ao total, foram arrecadados R$ 10.200,00, dos quais R$ 8.976,00 foram efetivamente repassados para o projeto pela plataforma Kickante – responsável pelo sistema de crowdfunding que utilizamos. A taxa de utilização da plataforma já havia sido calculada no projeto. Sem a ajuda dos 46 patrocinadores, jamais teríamos conseguido dar este passo importante na construção do primeiro curso 100% livre, aberto, gratuito, preparatório para a certificação PMP do Brasil.

Agora, é preciso deixar para trás o sonho e colocar o pé na realidade: é preciso executar o projeto. Quero compartilhar com você algumas das questões ligadas ao projeto, inclusive o cronograma definitivo do mesmo, para que você tenha certeza de que apoiou um projeto que vai decolar e que você terá acesso as aulas que patrocinou ou ajudou a divulgar. Não criei um plano de projeto complexo, até porque o projeto é relativamente simples.

Nota 1: em alguns momentos neste documento me refiro a mim mesmo (eu) na terceira pessoa, mantendo o discurso na primeira pessoa na maior parte do tempo.

Nota 2: o website do nosso patrocinador corporativo ainda não está pronto, mas já pode ser acessado. Confira este documento na íntegra para maior compreensão.

Avisos & Questões Importantes

  1. Extensão do prazo original do crowdfunding: o crowdfunding foi estendido diversas vezes. Negociamos com a plataforma Kickante e o prazo foi prorrogado em 53 dias – deveria ter sido encerrado em 14/05/2015 e só terminou de fato (arrecadação final e dentro da meta) em 06/07/2015. Esta prorrogação nos permitiu alcançar o arrecadamento proposto, mas atrasou o projeto de forma geral. Este impacto será apresentado no cronograma definitivo, contido neste mesmo documento;
  2. Mudança no conteúdo da prova de certificação PMP: como pode ser lido na postagem “Mudanças na prova PMP“, o conteúdo da prova irá mudar. Para adequar o curso PMP para Todos ao novo conteúdo, o cronograma original foi modificado (somando-se ao fato de termos tido de estender o prazo de arrecadação) para poder garantir que o curso já nasça aderente à prova, sem distorções. Quando criamos oPMP para Todos ainda não se sabia desta modificação no conteúdo da prova;
  3. Hangouts Exclusivos: removemos do cronograma definitivo a criação dos hangouts. Conversamos com os 5 patrocinadores que investiram na modalidade de patrocínio que envolvia acesso aos mesmos e justificamos o fato de que os hangouts tinham o objetivo de alavancar mais cotas de patrocínio para o cumprimento da meta final, de R$ 18.380,70, mas que não tendo alcançado a mesma, não pudemos fazer todos os investimentos que queríamos. Assim sendo, foram removidos do planejamento e os patrocinadores concordaram com esta remoção sem solicitar o estorno dos valores investidos;
  4. Patrocínio Corporativo: recebemos patrocínio corporativo. Metade do valor arrecadado veio de um patrocinador corporativo que teve visão e percebeu que o PMP para Todos é muito mais do que um curso, mas um instrumento positivo de mudança na vida de todos que se beneficiarem do mesmo. Este patrocinador é o Site Campushttp://www.sitecampus.com.br – uma empresa de cursos online e produção de conteúdo educacional para empresas;
  5. União entre Site Campus e Frederico Aranha: com o patrocínio corporativo da Site Campus, surgiu também um convite o qual eu, Frederico Aranha, não pude recusar. Recebi uma proposta para ser sócio daSite Campus e líder na construção de conteúdo educacional. Trabalhar com educação sempre foi um sonho e poder fazer parte de algo maior foi irresistível. Todo conteúdo hoje disponível em meu website,http://www.fredericoaranha.com.br, será migrado para o http://www.sitecampus.com.br a partir de setembro e passarei a atuar exclusivamente neste canal. Todos os meus canais de comunicação convergirão para o Site Campus e o site é apenas um deles – Facebook YouTube fazem parte desta lista. O sitehttp://www.fredericoaranha.com.br passará a apontar para o http://www.sitecampus.com.br;
  6. Publicação antecipada do curso em canais públicos e disponibilização do conteúdo: decidimos pela publicação antecipada do curso no YouTube. O curso será distribuído gratuitamente pelo YouTube assim que as aulas ficarem prontas. Todos os questionários, material de referência, PDFs e PPTs serão publicados concomitantemente no website da Site Campus. Para fazer o download do material, bastará acessar o Site Campus. O curso poderá ser feito, também, pelo Site Campus ou diretamente pelo YouTube. Para quem contribuiu em nome do benefício de ter acesso antecipado ao material, acreditamos que isso não será um problema. O objetivo aqui é ajudar todos e em função de atrasos no cronograma, queremos fazer isso o mais rápido possível. Deixaremos em aberta a questão para que todos se manifestem até a data da primeira entrega programada no cronograma de lançamento. Esta decisão foi tomada, também, em função do sequenciamento do cronograma e das datas finais de publicação; e
  7. Home Office Versus Alocação em Florianópolis na Softplan: eu não tinha a intenção de retornar para a sede da Softplan em Florianópolis quando me afastei em março de 2015. Todavia, percebemos, eu e as lideranças da empresa, que a modalidade de trabalho à distância não seria o suficiente para o cumprimento do meu papel como gestor de projetos. O projeto PMP para Todos acabou sendo prejudicado, pois sua gravação estava sendo organizada para ocorrer em Porto Alegre de forma diária após o financiamento coletivo. O resultado desta remoção de Porto Alegre para Florianópolis pode ser acompanhado nas restrições do projeto e no cronograma. Vou me dedicar e investir recursos pessoais, além dos investimentos já feitos em equipamentos, para garantir as gravações.

Restrições do Projeto

  1. A plataforma Udemy não será utilizada: infelizmente, o Udemy não permite a veiculação de propaganda nos cursos que lá são publicados. Como temos patrocínio corporativo, é preciso divulgar a empresa patrocinadora – assim como os apoiadores. Portanto, não será possível publicar lá o curso. Contudo, os vídeos e todo o material estarão 100% disponíveis para download e para prestação do curso online, conforme prometido, na página Site Campus;
  2. Estúdio de gravação em Porto Alegre/RS: o estúdio de gravação está localizado em Porto Alegre e foi montado com verbas do PMP para Todos de forma antecipada (desembolso feito por mim antes do término do projeto). Lá será possível gravar todas as aulas e somente lá as mesmas serão gravadas;
  3. Prazo para a gravação das aulas e da entrega final do PMP para Todos: a negociação feita com o proprietário da sala comercial onde foi montado o estúdio em Porto Alegre/RS, já pago, é de que a mesma poderá ser utilizada para gravação dos cursos até 31 de dezembro de 2015. Aproveitamos a data de encerramento do contrato de locação da sala/estúdio para impor esta restrição, o que nos fará comprimir o cronograma original – embora ele tenha atrasos no início, terá compressão ao final; e
  4. Atualização posterior do PMP para Todos: o curso PMP para Todos será criado para atender aos novos requisitos da prova de certificação, conforme já mencionado no segundo tópico das questões aqui listadas, e não receberá atualizações posteriores. Esta decisão foi tomada com base nos recursos recebidos para construção do curso. Para uma futura atualização (como lançamento da 6ª edição do PMBoK, por exemplo), será necessária uma nova rodada de financiamento coletivo. Para quem investiu no PMP para Todos e para quem visa se beneficiar do curso, não há muito com o que se preocupar agora: o curso terá validade estimada de 3 anos a partir de sua conclusão, dentro dos novos requisitos e ainda contando com a 5ª edição do PMBoK. O período de validade será definido pelo PMI e futuras atualizações na prova (de 5 em 5 anos em média, sendo a mais recente tendo ocorrido em abril/2015) e no guia de conhecimentos PMBoK, lançado ao fim de 2012 e tendo alterado a prova PMP com base no livro em 2013, sendo que as novas edições também costumam ser lançadas de 5 em 5 anos com um spam de 6 a 12 meses para atualização da prova.
    1. É possível que o curso receba melhorias após a conclusão do projeto em caso de feedback construtivo por parte dos alunos face a erros ou problemas de gravação.

Premissas do Projeto

  1. O curso será 100% Creative Commons, Atribuição: Esta foi uma premissa do crowdfunding. Todo material poderá ser acessado pela Site Campus e poderá ter seu download feito – PPTs, PDFs, vídeos e tudo que compuser o curso e puder ser disponibilizado em forma de download. Só não serão disponibilizados os simulados, pois estes são cadastrados manualmente, 1-a-1, de uma fonte que não possui mais o fonte em PDF. Todavia, é livre para cópia e reutilização todo o material, incluindo os simulados, com base no CC Atribuição. Isso significa que em toda utilização feita do material deverá ser mencionado o nome do autor, Frederico de Azevedo Aranha (eu) ou autores referenciados;
  2. Locação para a gravação do curso: O curso será gravado inteiramente por Frederico de Azevedo Aranha (eu) em um estúdio já montado em Porto Alegre/RS;
  3. Edição das aulas: Todas as aulas serão editadas por Frederico de Azevedo Aranha (eu) com o equipamento comprado para o projeto PMP para Todos e já instalado no estúdio, junto com todo o equipamento de gravação e suporte;
  4. Criação do material de aula: Frederico de Azevedo Aranha fará a revisão do material preparatório para certificação CAPM já disponível e expandirá o conteúdo do material para que se torne a base do curso PMP para Todos;
  5. Adequação técnica dos simulados para as novas diretrizes da prova PMP: Daniela Gomes dos Santos será a voluntária responsável pela revisão dos simulados e atualização dos mesmos para as novas diretrizes doPMI, válidas a partir de novembro/15;
  6. Adequação técnica do material de aula para as novas diretrizes da prova PMP: Daniela Gomes dos Santos será a voluntária responsável pela revisão do material de aula (PPTs e PDFS) para adequação as novas diretrizes do PMI para a prova PMP, válidas a partir de novembro/15;
  7. Férias Softplan: receberei férias para a gravação do curso da organização onde hoje atuo como Gestor de Projetos. As férias vencem em outubro e poderei fazer a gravação de todo o curso, já organizado no cronograma definitivo, durante o mês de dezembro – quando devo tirar as férias entre os dias 1 de dezembro até 31 de dezembro (confira os riscos e suas respostas, logo abaixo); e
  8. A estrutura para publicação inicial do curso será o Site Campusembora os vídeos do curso sejam publicados pelo YouTube, o material de aula será publicado diretamente pelo site da Site Campus. Desta forma, é importante que a infraestrutura do website esteja pronta para receber o curso.

Riscos e Resposta aos Riscos

  • O curso será 100% Creative Commons, Atribuição: podem existir impedimentos ao download do material uma vez que o download inicial depende da plataforma Site Campus.
    • Mitigação do risco: testar o funcionamento da plataforma antes do lançamento do material e criar um sistema de backup para restaurar arquivos e disponibilizá-los em um repositório comum – Mega Upload, por exemplo.
  • Locação para a gravação do curso: sendo o único instrutor e sendo o único local de gravação Porto Alegre, podem haver diversas dificuldades relacionadas ao esforço de gravação e produção dos vídeos. Seguem:
    • Indisponibilidade da sala pode atrasar o projeto
      • Eliminação do risco: foi feito um pagamento adiantado de R$ 2.000,00 para garantir a locação do ambiente até o dia 31 de dezembro de 2015
    • Falhas técnicas nos equipamentos instalados no estúdio/furto podem inviabilizar a gravação
      • Mitigação do risco: gravação complementar com webcam ou slides com voz em caso de indisponibilidade de câmera de vídeo ao invés de aulas em vídeo com slides utilizando também o laptop que tenho para o trabalho na Softplan com base nos PPTs a serem construídos
    • Indisponibilidade do professor Frederico de Azevedo Aranha (eu)
      • Mitigação do Risco: antecipação de todas as tarefas que não sejam diretamente relacionadas com as aulas, que não tenham dependência com a gravação do curso em si – criar PPTs, simulados, quizzes e etc. – reduzindo assim o escopo final do projeto a execução das gravações e garantindo alocação do recurso em uma faixa de tempo exclusiva para a gravação das aulas e nada mais
  • Edição das aulas: a edição das aulas é feita imediatamente a gravação das mesmas, o que causa overhead e pode atrasar a produção do trabalho e a gravação das mesmas – pois eu mesmo costumo fazer a edição após a gravação das aulas, assim como o upload do material.
    • A produção do curso (edição dos vídeos de aula utilizando ferramenta de edição de vídeo) ao mesmo tempo em que estende a necessidade de utilização do estúdio, amplia a necessidade de utilização da sala e alocação do professor (eu) em Porto Alegre. A edição do vídeo pode ser feita fora do estúdio.
      • Eliminação do risco: não editar as aulas imediatamente após a gravação das aulas, mas em um segundo momento, de forma sequencial. A gravação das aulas deverá ser sequencial e sua edição, posteriormente, também. A cada aula editada será feito o upload da mesma, fora do estúdio, seguindo cronograma de gravação, cronograma de edição e de publicação.
    • Indisponibilidade do professor para edição das aulas pode atrasar a publicação do curso
      • Eliminação do risco: há um profissional capaz de editar as aulas, mas há um custo relativamente alto e que pode exigir que recursos contingenciais próprios (do professor) sejam utilizados e estourem o orçamento do projeto em 3 mil reais, além de atrasar as entregas em 30 dias – mas elimina o risco de não ter a edição feita. O profissional chama-se Pedro Venâncio e precisará de 30 dias para editar todas as aulas previstas.
  • Criação do material de aula: a criação do material básico será feita pelo professor Frederico Aranha (eu), mas se eu tiver de criar as artes para inserir patrocínios, melhorias visuais e apoiadores, a gravação dos cursos pode ser atrasada.
    • Transferência do risco: a Site Campus disponibilizará um fornecedor para a edição gráfica.
      • Mitigação do risco de atraso por parte do fornecedor terceirizado: manter um segundo fornecedor em stand-by, Pedro Venâncio, com custos pagos pela Site Campus em caso de ativação do risco.
  • Adequação técnica dos simulados para as novas diretrizes da prova PMP: a colaboradora voluntária pode não estar disponível para o projeto ou atrasar as entregas.
    • Aceitação do risco: o risco de Daniela não fazer as entregas é muito pequeno, embora o impacto seja grande, então é aceito. No momento da declaração de aceitação do risco a voluntária já está fazendo a adequação técnica dos simulados de forma ad hoc.
  • Adequação técnica do material de aula para as novas diretrizes da prova PMP:
    • Mitigação do risco: a revisão do material será feita pela voluntária Daniela, mas uma pré-adequação do material será feita pelo professor Frederico de Azevedo Aranha (eu) para mitigar o risco de atrasos na entrega da voluntária – ficando este responsável pela revisão final em caso de qualquer imprevisto.
  • Férias Softplan: as férias podem não ser oferecidas ou podem ser atrasadas em função de demandas da Softplan, atrasando a gravação dos vídeos.
    • Mitigação do risco:  antecipar a gravação de aulas para finais de semana em viagens aos finais de semana para Porto Alegre, buscando antecipar ao máximo a gravação das aulas no estúdio. Um impedimento para isto é que o estúdio fecha aos domingos devido a regras do condomínio, permitindo gravações apenas aos sábados. Será necessário utilizar sábados para gravações, além do término do material de aula antecipado.
      • Observação importante: a finalização do PPT para a gravação do curso só ocorrerá em novembro, mas as aulas que serão gravadas antes do início da revisão do PPT e durante esta serão de fundamentos de GP e do módulo de integração, que será gravado concomitantemente com a revisão do material de aula.
  • A estrutura para publicação inicial do curso será o Site Campus:
    • Eliminação do risco: o portal Site Campus ainda está em construção e o dono do produto, Guilherme Calábria, não tem foco total na atividade. No caso de conclusão das atividades de revisão de material e ainda outras, o curso será publicando diretamente no website http://www.fredericoaranha.com.br e a migração dos artigos e do portal será feita apenas em 2016, após a conclusão do projeto PMP para Todos.

Escopo do Projeto

EAPPPT-1024x236

 

Cronograma do Projeto

Nome da tarefa Início Término
Projeto PMP para Todos Seg 17/08/15 Seg 25/01/16
   Site Campus Seg 17/08/15 Sex 11/09/15
      Módulo de Cursos Seg 17/08/15 Sex 21/08/15
         Testes & Validação do Módulo Seg 17/08/15 Qui 20/08/15
         Criação do Curso PMP para Todos no Site Campus (já dividido por aulas) Sex 21/08/15 Sex 21/08/15
      Migração do Conteúdo FA/Site Campus Seg 24/08/15 Sex 11/09/15
         Cursos Seg 24/08/15 Seg 31/08/15
         Landing Pages Ter 01/09/15 Qua 02/09/15
         Blog Qui 03/09/15 Sex 11/09/15
         Currículo Sex 11/09/15 Sex 11/09/15
   Material de Aula Qui 03/09/15 Ter 03/11/15
      Criação do PPT & PDF Qui 03/09/15 Qua 30/09/15
      Atualização para Novas Regras PMP Sex 02/10/15 Qui 15/10/15
      Aplicação de Arte Gráfica Sex 16/10/15 Sex 30/10/15
      Publicação de PPTs & PDF no Site Campus Sex 30/10/15 Sex 30/10/15
      Publicação do material dividido por aulas Ter 03/11/15 Ter 03/11/15
   Simulados & Quizzes Seg 17/08/15 Seg 26/10/15
      CAPM Seg 17/08/15 Sex 21/08/15
         Atualização para Novas Regras PMP Seg 17/08/15 Sex 21/08/15
         Migração udemy/Site Campus Seg 24/08/15 Sex 28/08/15
         Publicação do Simulado (SC) Sex 28/08/15 Sex 28/08/15
      PMP Seg 17/08/15 Sex 04/09/15
         Atualização para Novas Regras PMP Seg 17/08/15 Sex 21/08/15
         Migração Udemy/Site Campus Seg 31/08/15 Sex 04/09/15
         Publicação do Simulado (SC) Sex 04/09/15 Sex 04/09/15
      Quizzes por Módulo do Curso (Site Campus) Ter 01/09/15 Seg 26/10/15
         Módulo 1 Ter 01/09/15 Sex 04/09/15
         Módulo 2 Ter 01/09/15 Sex 04/09/15
         Módulo 3 Ter 08/09/15 Sex 11/09/15
         Módulo 4 Ter 08/09/15 Sex 11/09/15
         Módulo 5 Seg 14/09/15 Sex 18/09/15
         Módulo 6 Seg 14/09/15 Sex 18/09/15
         Módulo 7 Seg 21/09/15 Sex 25/09/15
         Módulo 8 Seg 21/09/15 Sex 25/09/15
         Módulo 9 Seg 28/09/15 Qua 30/09/15
         Módulo 10 Qui 01/10/15 Sex 02/10/15
         Módulo 11 Seg 05/10/15 Sex 09/10/15
         Módulo 12 Seg 05/10/15 Sex 09/10/15
         Módulo 13 Ter 13/10/15 Sex 16/10/15
         Módulo 14 Ter 13/10/15 Sex 16/10/15
         Módulo 15 Seg 19/10/15 Sex 23/10/15
         Revisão final dos quizzes Seg 19/10/15 Sex 23/10/15
         Publicação dos Quizzes no SC Seg 26/10/15 Seg 26/10/15
   Gravação das Aulas Sáb 05/09/15 Qua 30/12/15
      Módulo 1: Aula do Módulo de Apresentação Sáb 05/09/15 Sáb 05/09/15
      Módulo 2: Fundamentos em GP Sáb 12/09/15 Sáb 19/09/15
         Áreas de Especialização Sáb 12/09/15 Sáb 12/09/15
         Contexto de GP Sáb 12/09/15 Sáb 12/09/15
         Partes Interessadas Sáb 19/09/15 Sáb 19/09/15
         Influências organizacionais Sáb 19/09/15 Sáb 19/09/15
      Módulo 3: Processos de GP Sáb 26/09/15 Sáb 26/09/15
         Grupo de processos de iniciação Sáb 26/09/15 Sáb 26/09/15
         Grupo de processos de planejamento Sáb 26/09/15 Sáb 26/09/15
         Grupo de processos de execução Sáb 26/09/15 Sáb 26/09/15
         Grupo de processos de monitoramento e controle Sáb 26/09/15 Sáb 26/09/15
         Grupo de processos de encerramento Sáb 26/09/15 Sáb 26/09/15
      Módulo 4: Gerenciamento da Integração Sáb 03/10/15 Sáb 17/10/15
         Desenvolver o TAP Sáb 03/10/15 Sáb 03/10/15
         Desenvolver o TPGP Sáb 03/10/15 Sáb 03/10/15
         Orientar e gerenciar a execução do projeto Sáb 10/10/15 Sáb 10/10/15
         Monitorar e controlar o trabalho do projeto Sáb 10/10/15 Sáb 10/10/15
         Realizar o controle integrado de mudanças Sáb 17/10/15 Sáb 17/10/15
         Encerrar projeto ou fase Sáb 17/10/15 Sáb 17/10/15
      Módulo 5: Gerenciamento do escopo Sáb 24/10/15 Sáb 07/11/15
         Planejar e gerenciar o escopo Sáb 24/10/15 Sáb 24/10/15
         Coletar os requisitos Sáb 24/10/15 Sáb 24/10/15
         Definir o escopo Sáb 31/10/15 Sáb 31/10/15
         Criar a EAP Sáb 31/10/15 Sáb 31/10/15
         Validar o escopo Sáb 07/11/15 Sáb 07/11/15
         Controlar o escopo Sáb 07/11/15 Sáb 07/11/15
      Módulo 6: Gerenciamento do Tempo Sáb 14/11/15 Ter 01/12/15
         Planejar o gerenciamento do cronograma Sáb 14/11/15 Sáb 14/11/15
         Definir as atividades Sáb 14/11/15 Sáb 14/11/15
         Sequenciar as atividades Sáb 21/11/15 Sáb 21/11/15
         Estimar os recursos das atividades Sáb 21/11/15 Sáb 21/11/15
         Estimar a duração das atividades Sáb 28/11/15 Sáb 28/11/15
         Desenvolver o cronograma Sáb 28/11/15 Sáb 28/11/15
         Controlar o cronograma Ter 01/12/15 Ter 01/12/15
      Módulo 7: Gerenciamento dos Custos Qua 02/12/15 Seg 07/12/15
         Planejar o gerenciamento dos custos Qua 02/12/15 Qua 02/12/15
         Estimar os custos Qui 03/12/15 Qui 03/12/15
         Determinar o orçamento Sex 04/12/15 Sex 04/12/15
         Controlar os custos Seg 07/12/15 Seg 07/12/15
      Módulo 8: Gerenciamento da Qualidade Ter 08/12/15 Ter 08/12/15
         Planejar o gerenciamento da qualidade Qua 09/12/15 Qua 09/12/15
         Realizar a garantia da qualidade Qui 10/12/15 Qui 10/12/15
         Controlar a qualidade Sex 11/12/15 Sex 11/12/15
      Módulo 9: Gerenciamento dos Recursos Humanos Seg 14/12/15 Ter 15/12/15
         Planejar o gerenciamento dos recursos humanos Seg 14/12/15 Seg 14/12/15
         Mobilizar a equipe do projeto Seg 14/12/15 Seg 14/12/15
         Desenvolver a equipe do projeto Ter 15/12/15 Ter 15/12/15
         Gerenciar a equipe do projeto Ter 15/12/15 Ter 15/12/15
      Módulo 10: Gerenciamento das Comunicações Qua 16/12/15 Qui 17/12/15
         Planejar o gerenciamento das comunicações Qua 16/12/15 Qua 16/12/15
         Gerenciar as comunicações Qua 16/12/15 Qua 16/12/15
         Controlar as comunicações Qui 17/12/15 Qui 17/12/15
      Módulo 11: Gerenciamento dos Riscos Sex 18/12/15 Ter 22/12/15
         Planejar o gerenciamento dos riscos Sex 18/12/15 Sex 18/12/15
         Identificar os riscos Sex 18/12/15 Sex 18/12/15
         Realizar a análise qualitativa dos riscos Seg 21/12/15 Seg 21/12/15
         Realizar a análise quantitativa dos riscos Seg 21/12/15 Seg 21/12/15
         Planejar as respostas aos riscos Ter 22/12/15 Ter 22/12/15
         Controlar os riscos Ter 22/12/15 Ter 22/12/15
      Módulo 12: Gerenciamento das Aquisições Qua 23/12/15 Qui 24/12/15
         Planejar o gerenciamento das aquisições Qua 23/12/15 Qua 23/12/15
         Conduzir as aquisições Qua 23/12/15 Qua 23/12/15
         Controlar as aquisições Qui 24/12/15 Qui 24/12/15
         Encerrar as aquisições Qui 24/12/15 Qui 24/12/15
      Módulo 13: Gerenciamento das Partes Interessadas Seg 28/12/15 Qua 30/12/15
         Identificar as partes interessadas Seg 28/12/15 Seg 28/12/15
         Planejar o gerenciamento das partes interessadas Seg 28/12/15 Seg 28/12/15
         Gerenciar o engajamento das partes interessadas Ter 29/12/15 Ter 29/12/15
         Controlar o engajamento das partes interessadas Ter 29/12/15 Ter 29/12/15
         Módulo 14: Responsabilidade Profissional Qua 30/12/15 Qua 30/12/15
   Edição das Aulas & Publicação Final das Aulas Ter 05/01/16 Seg 25/01/16
      Módulo 1: Aula do Módulo de Apresentação Ter 05/01/16 Ter 05/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Ter 05/01/16 Ter 05/01/16
      Módulo 2: Fundamentos em GP Ter 05/01/16 Qua 06/01/16
         Áreas de Especialização Ter 05/01/16 Qua 06/01/16
         Contexto de GP Ter 05/01/16 Qua 06/01/16
         Partes Interessadas Ter 05/01/16 Qua 06/01/16
         Influências organizacionais Ter 05/01/16 Qua 06/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Qua 06/01/16 Qua 06/01/16
      Módulo 3: Processos de GP Qua 06/01/16 Qui 07/01/16
         Grupo de processos de iniciação Qua 06/01/16 Qui 07/01/16
         Grupo de processos de planejamento Qua 06/01/16 Qui 07/01/16
         Grupo de processos de execução Qua 06/01/16 Qui 07/01/16
         Grupo de processos de monitoramento e controle Qua 06/01/16 Qui 07/01/16
         Grupo de processos de encerramento Qua 06/01/16 Qui 07/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Qui 07/01/16 Qui 07/01/16
      Módulo 4: Gerenciamento da Integração Qui 07/01/16 Sex 08/01/16
         Desenvolver o TAP Qui 07/01/16 Sex 08/01/16
         Desenvolver o TPGP Qui 07/01/16 Sex 08/01/16
         Orientar e gerenciar a execução do projeto Qui 07/01/16 Sex 08/01/16
         Monitorar e controlar o trabalho do projeto Qui 07/01/16 Sex 08/01/16
         Realizar o controle integrado de mudanças Qui 07/01/16 Sex 08/01/16
         Encerrar projeto ou fase Qui 07/01/16 Sex 08/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Sex 08/01/16 Sex 08/01/16
      Módulo 5: Gerenciamento do escopo Seg 11/01/16 Ter 12/01/16
         Planejar e gerenciar o escopo Seg 11/01/16 Ter 12/01/16
         Coletar os requisitos Seg 11/01/16 Ter 12/01/16
         Definir o escopo Seg 11/01/16 Ter 12/01/16
         Criar a EAP Seg 11/01/16 Ter 12/01/16
         Validar o escopo Seg 11/01/16 Ter 12/01/16
         Controlar o escopo Seg 11/01/16 Ter 12/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Ter 12/01/16 Ter 12/01/16
      Módulo 6: Gerenciamento do Tempo Ter 12/01/16 Qua 13/01/16
         Planejar o gerenciamento do cronograma Ter 12/01/16 Qua 13/01/16
         Definir as atividades Ter 12/01/16 Qua 13/01/16
         Sequenciar as atividades Ter 12/01/16 Qua 13/01/16
         Estimar os recursos das atividades Ter 12/01/16 Qua 13/01/16
         Estimar a duração das atividades Ter 12/01/16 Qua 13/01/16
         Desenvolver o cronograma Ter 12/01/16 Qua 13/01/16
         Controlar o cronograma Ter 12/01/16 Qua 13/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Ter 12/01/16 Ter 12/01/16
      Módulo 7: Gerenciamento dos Custos Qua 13/01/16 Qui 14/01/16
         Planejar o gerenciamento dos custos Qua 13/01/16 Qui 14/01/16
         Estimar os custos Qua 13/01/16 Qui 14/01/16
         Determinar o orçamento Qua 13/01/16 Qui 14/01/16
         Controlar os custos Qua 13/01/16 Qui 14/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Qui 14/01/16 Qui 14/01/16
      Módulo 8: Gerenciamento da Qualidade Qui 14/01/16 Sex 15/01/16
         Planejar o gerenciamento da qualidade Qui 14/01/16 Sex 15/01/16
         Realizar a garantia da qualidade Qui 14/01/16 Sex 15/01/16
         Controlar a qualidade Qui 14/01/16 Sex 15/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Sex 15/01/16 Sex 15/01/16
      Módulo 9: Gerenciamento dos Recursos Humanos Sex 15/01/16 Seg 18/01/16
         Planejar o gerenciamento dos recursos humanos Sex 15/01/16 Seg 18/01/16
         Mobilizar a equipe do projeto Sex 15/01/16 Seg 18/01/16
         Desenvolver a equipe do projeto Sex 15/01/16 Seg 18/01/16
         Gerenciar a equipe do projeto Sex 15/01/16 Seg 18/01/16
         <Nova Tarefa> Seg 18/01/16 Seg 18/01/16
      Módulo 10: Gerenciamento das Comunicações Seg 18/01/16 Qua 20/01/16
         Planejar o gerenciamento das comunicações Seg 18/01/16 Ter 19/01/16
         Gerenciar as comunicações Seg 18/01/16 Ter 19/01/16
         Controlar as comunicações Seg 18/01/16 Ter 19/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Ter 19/01/16 Qua 20/01/16
      Módulo 11: Gerenciamento dos Riscos Ter 19/01/16 Qua 20/01/16
         Planejar o gerenciamento dos riscos Ter 19/01/16 Qua 20/01/16
         Identificar os riscos Ter 19/01/16 Qua 20/01/16
         Realizar a análise qualitativa dos riscos Ter 19/01/16 Qua 20/01/16
         Realizar a análise quantitativa dos riscos Ter 19/01/16 Qua 20/01/16
         Planejar as respostas aos riscos Ter 19/01/16 Qua 20/01/16
         Controlar os riscos Ter 19/01/16 Qua 20/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Qua 20/01/16 Qua 20/01/16
      Módulo 12: Gerenciamento das Aquisições Qua 20/01/16 Qui 21/01/16
         Planejar o gerenciamento das aquisições Qua 20/01/16 Qui 21/01/16
         Conduzir as aquisições Qua 20/01/16 Qui 21/01/16
         Controlar as aquisições Qua 20/01/16 Qui 21/01/16
         Encerrar as aquisições Qua 20/01/16 Qui 21/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Qui 21/01/16 Qui 21/01/16
      Módulo 13: Gerenciamento das Partes Interessadas Qui 21/01/16 Sex 22/01/16
         Identificar as partes interessadas Qui 21/01/16 Sex 22/01/16
         Planejar o gerenciamento das partes interessadas Qui 21/01/16 Sex 22/01/16
         Gerenciar o engajamento das partes interessadas Qui 21/01/16 Sex 22/01/16
         Controlar o engajamento das partes interessadas Qui 21/01/16 Sex 22/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Sex 22/01/16 Sex 22/01/16
      Módulo 14: Responsabilidade Profissional Sex 22/01/16 Seg 25/01/16
         Publicação do módulo final do curso gravado e editado Seg 25/01/16 Seg 25/01/16

Entre em contato caso você queira conversar sobre o cronograma ou se voluntariar para o projeto. Esta documentação é simples e toca no essencial do esforço, mas há muito mais por trás desta postagem do que apenas um cronograma e um escopo: há um sonho e uma nova porta que irá se abrir para todos que acreditaram na ideia e para todos que irão se beneficiar deste curso.

Um forte abraço,

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

6 Comentários

Carlos
1

Parabéns pela iniciativa Frederico!
Com toda certeza, estará ajudando muitas pessoas com esse projeto.
E que outros possam se espelhar em você.

Frederico Aranha
4

Oi, tudo bem? De acordo com o cronograma, as aulas seriam publicadas após edição em janeiro. Contudo, consegui melhorar o processo de gravação e nos próximos 10 dias irei começar a publicação gradativa das aulas no YouTube. Fique ligado!

Frederico Aranha
5

Oi Líbia, tudo bem?

Apesar de estar ansioso pela publicação das aulas, conversei com o time e decidimos publicar o curso inteiro – não partes dele, como eu sugeri em meu último comentário.

As gravações estão em andamento e o cronograma está rodando, mas será pouco útil para os nossos alunos estudarem com um material incompleto.

Acredito que antes do fim do ano, com mais de 30 dias de antecedência, o curso esteja pronto. A partir da segunda quinzena de dezembro você encontrará um artigo aqui na PTI sobre o lançamento dos vídeos. Aguarde!

Um abraço e obrigado por acompanhar meu trabalho e o trabalho de todos envolvidos,

Frederico Aranha

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>