O papel da comunicação assertiva na análise de negócio

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Atualmente, ainda vemos uma grande deficiência nos profissionais de tecnologia em se comunicar de forma clara e assertiva. Parte se dá devido à formação dos profissionais da área, encontramos sempre um perfil com conhecimentos mais técnicos e pouco desenvolvimento na área de matérias humanas. Esses profissionais ainda trabalham muito diretamente com os computadores e pouco com pessoas.

O que devemos perceber, é que a comunicação tem papel imprescindível para o sucesso ou fracasso de um projeto, e vejo no analista de negócios o mais interessado em desenvolver essa habilidade.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Neste capítulo, quero deixar claro que não basta somente elaborar um bom plano de comunicação, mas é necessário humanizar mais o relacionamento com nosso cliente ou parceiro. É importante sentir as pessoas que nos relacionamos nos projetos, e procurar sempre se comunicar de forma clara, objetiva e principalmente com uma linguagem apropriada para cada público, seja em uma reunião, em um telefonema ou num simples email. Na comunicação, nem sempre a formalidade é um sinônimo de boa comunicação, devemos sempre buscar a simplicidade para nos comunicar com eficácia.

Porém, não devemos deixar de lado os controles e métodos da comunicação que nos auxiliam nos projetos.

Alguns artifícios importantes para sucesso na comunicação para o analista de negócios:

  • Padrão de documentos, emails, atas de reunião;
  • Definir meios de comunicar (Email, telefones, reuniões);
  • Fluxograma de comunicação;
  • Relatórios e cronogramas;
  • Indicadores;
  • Periodicidade da comunicação do projeto;

Devemos sempre estar atentos na forma com que nos comunicamos. Os analistas de negócios talvez sejam os principais comunicadores nos projetos, são eles que tem o contato direto com as áreas e clientes, que entendem e se fazem entender, buscando sempre a melhor maneira de traduzir as reais necessidades do projeto.

Portanto, vale a pena investir nessa área que pode agregar tanto para o sucesso de nossas atividades. Com isso, ganhamos inclusive em nossa vida pessoal, nos relacionamentos diários. Comunique-se, fale, escreva, participe ativamente, mas principalmente ouça, essa é e sempre deverá ser a parte mais importante da comunicação.

E lembre-se, para ser sério não precisamos ser solenes ou formais. Apenas humanos.

Feedback é o café da manhã dos campeões” Richard Bandler

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">