O Líder e o Espírito de Equipe

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Grandes ambientes de trabalho não acontecem de uma hora para outra, e um setor de TI que não tenha um bom espírito de equipe fatalmente não trará bons resultados ao seu gestor.

Promover um bom ambiente de trabalho ajuda a atingir esse objetivo, bem como garantir que todos entendam as metas do setor. Cabe ao gestor criar um lugar, não só onde os funcionários sentem o prazer de ir trabalhar, mas também se sentem desafiados a alcançar as metas estabelecidas.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Como atingir esse estágio?

As equipes não nascem, elas são construídas. Uma equipe verdadeira é uma equipe com espírito que tem o desejo e a vontade para trabalhar juntos e ajudar uns aos outros como parte da equipe. É saber que cada um tem um papel importante no resultado final, e que quando um erra, toda a equipe deve buscar uma solução para corrigir o erro. Para construirmos esse ambiente favorável os líderes devem seguir alguns passos:

Honestidade

Ser honesto é fundamental para o espírito de equipe duradouro. Omitir informações desnecessariamente inibe a equipe de dar o seu melhor. Os funcionários que sabem o que está acontecendo são mais propensos a compartilharem sua visão e se preocupam com que isso aconteça. Realize reuniões informais regulares, não são necessários motivos especiais para acontecerem. Use essas ocasiões para ver quais os funcionários podem fazer contribuições e quais precisam ser relembrados da sua importância na equipe.

Defina seu Plano Estratégico

Os funcionários precisam de um “mapa” para saber onde eles estão indo e onde podem chegar. É necessário um plano estratégico e que todos tenham ciência. Por exemplo, uma divisão de funções, atribuições e responsabilidades são partes importantes para alcançarmos os objetivos com organização dentro da empresa.

Envolver sua equipe

A tomada de decisão colaborativa é um elemento chave na construção da equipe. Os funcionários não podem colaborar com ideias quando não estão envolvidos. Em vez de serem meros espectadores nas principais decisões, os funcionários se tornam participantes, o que aumenta significativamente o espírito de equipe.

Resolver conflitos na equipe imediatamente

Trabalhe para corrigir o comportamento, atitude ética ou problemas de membros individuais da equipe sempre que necessário. Se o profissional não se encaixa no espírito da equipe, procure entender o que está acontecendo antes de uma decisão mais enérgica, somente em último caso substitua com a finalidade de proteger a integridade da equipe.

Atividades extraprofissionais

O espírito de equipe também pode ser fortalecido fora do escritório, ou seja, a empresa pode organizar um passeio anual onde junta todos os colaboradores num dia à tarde para praticarem atividades de integração ou outros jogos de equipe onde o esforço coletivo é necessário. Encontros após o expediente em bares ou restaurantes também contribuem para o esforço em equipe.

Reconhecer o “algo mais”

Quer eles admitam ou não, os funcionários anseiam reconhecimento por aquilo que fazem, especialmente em um período de economia conturbada, quando aumentos salariais não podem acontecer, o reconhecimento tem uma função mais importante. E outros benefícios podem ser oferecidos, como folgas, participação em lucros ou o pagamento de um curso, que trará benefícios reais para empresa também.

Fazendo os funcionários perceberem sua importância e que eles são parte de uma equipe é o melhor antídoto para tê-los integrados. Isso irá gerar uma vontade por parte de todos para remar em uma única direção, independentemente do trabalho ou tarefa em mãos. Hoje em dia já existe muita gente para “bater” na TI, portanto, ter um bom ambiente e espírito de equipe é fundamental para alcançar os objetivos. Como líder, é sua a responsabilidade de construir e manter o espírito de equipe para alcançar todos os objetivos intransponíveis.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vinicius Ribeiro

Mais artigos deste autor »

Pai da Maria Fernanda. Graduado em Redes de Computadores, MBA em Gestão de Projetos e cursando CBA em Gestão de TI e Engenharia de Redes. Certificado MCSE Security, MCSA, MCTS e ITIL V3. Mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação com vivência em gerenciamento, implantação e soluções em projetos internacionais e multinacionais. •• Linkedin: br.linkedin.com/in/viniciusribeiro1 ••


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">