Por que o TI precisa de um coach?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Toda profissão exige uma série de conhecimentos técnicos que permitam que ela seja exercida de maneira bem eficiente. E, certamente que, para que se possa crescer em determinada área, é necessário sempre fazer uma atualização.

Talvez o profissional que mais entenda sobre isso, seja aquele que trabalha com Tecnologia da Informação, ou TI. Esse profissional deve estar em constante atualização para que o mercado esteja sempre aberto para ele. E é isso que leva muitos profissionais dessa área a estarem sempre em cursos e em busca de novos conhecimentos.

O perfil de um profissional de TI costuma ser sempre semelhante: aquela pessoa altamente técnica, motivada, interessada em resolver os problemas de seu setor e sempre com uma solução para problemas que insistem em aparecer ao decorrer do dia.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Você se encontrou em algum desses itens? Talvez sim. Mas, o que ainda falta? Será que ainda existe um caminho além desse?

Sim, existe. Você certamente já parou e percebeu que está sempre preocupado com a sua área, com as suas responsabilidades, mas, por vezes, já esqueceu de olhar ao seu redor e ver o que mais você, como profissional de TI, pode fazer.

E não importa qual a área de TI você atue, sempre é possível ir além daquilo que você está fazendo. É possível alavancar sua carreira cada vez mais e transformar sua vida, sendo não apenas um simples profissional de TI, mas, um profissional de TI realizado, com a certeza de que alcançou todos os seus objetivos.

O profissional de TI

Analisar a importância de um profissional de TI. São várias as áreas de atuação dentro de uma mesma profissão, onde você, que decidiu trabalhar com Tecnologia de Informação, deve realizar seu serviço da melhor forma possível.

Pense assim: muitos acreditam que os profissionais de TI são simplesmente aqueles “meninos do computador”. E, nós sabemos que é infinitamente mais do que isso. Essa simples alcunha de “menino do computador” nem ao menos pode definir um a parte do que essa área tão importante de atuação é capaz de fazer.

Normalmente a área de Tecnologia da Informação é dividida em três partes:

  • Infraestrutura, onde se encontram os analistas de suporte técnico e os administradores de rede.
  • Software, onde se encontram desenvolvedores e programadores.
  • Banco de dados, onde estão os administradores de Banco de dados (DBAs) e os especialistas em servidores.

Não importa em qual setor você, profissional de TI, atue. Importa saber que, seja onde for, você pode alcançar novos lugares. Você pode ir além daquilo que você faz atualmente, garantindo que o sucesso seja o resultado de seu trabalho.

E é aí que entra o trabalho de um coach. Ele vai lhe auxiliar na caminhada para encontrar o caminho para o sucesso.

O que é um coach de TI?

A maioria das pessoas já ouviu falar em coaching, mas, não sabem o que realmente isso significa. Muitos acreditam que o coach é, simplesmente, alguém com quem irão conversar para encontrar uma solução para seus problemas, fazendo com que aja como um psicólogo. Mas, não é assim.

Outros, creem que o coach vai dar um treinamento para a empresa e para seus profissionais. Mas, não, não é essa a função.

Certamente que o coach conhece a área da psicologia, e sabe como fazer um treinamento. Mas, um coach é mais do que isso. Ele é um profissional que vai trabalhar de maneira individualizada com cada um dos profissionais de TI para garantir que os sonhos sejam realizados, e objetivos alcançados.

E, qual a diferença disso para um treinamento? Muita. O treinamento é sempre descrito como algo coletivo, algo genérico, pensando em beneficiar a empresa em si. O coaching tem como objetivo beneficiar o profissional de TI individualmente, fazendo com que ele trace metas para alcançar seus objetivos e ter satisfação pessoal e profissional.

Muitos se perguntam se existe realmente essa necessidade de se ter um coach para os profissionais de TI. E é aí que entra a grande questão: qual a real necessidade de um coach para um profissional como esse?

A importância de um coach para um profissional de TI

Pense comigo: você se preparou anos para se tornar o profissional que é hoje. Fez cursos, buscou encontrar uma empresa que lhe aceitasse e hoje atua exatamente na sua área de atuação. Excelente. Você alcançou seu primeiro objetivo.

E agora, responda com sinceridade: onde você quer chegar como profissional de TI? O que você quer alcançar agora?

É essa a função de um coach de TI. Auxiliar você a se desenvolver em sua área de atuação e descobrir que você pode ir muito além daquilo que você está fazendo hoje.

A maioria das pessoas que atuam como profissionais de TI, chegam e realizam seu trabalho, muitas vezes sem tempo de descobrir um mundo à sua volta que oferece diversas oportunidades.

É onde o coach vai atuar. Ele vai mostrar a você as oportunidades que existem para você melhorar, seja a área de atuação que for, e conseguir conquistar o sucesso.

Se você é um técnico, pode alcançar novos cargos, tendo um real crescimento profissional. Se você é um líder de equipe, aprenderá a liderar cada vez melhor e fazer com que, a partir da sua liderança, sua equipe se desenvolva cada vez mais e o trabalho seja feito de forma mais e mais eficiente. Ou seja, você vai ser preparado para seu um líder melhor.

E, se você é um gerente na área de TI, descobrirá que é possível utilizar novas estratégias para a melhoria da sua profissão e de todos aqueles que estão sob sua responsabilidade.

Ou seja, não importa onde você atua, o coach ajuda você a encontrar o caminho para o sucesso.

E esse sucesso tem um resultado muito interessante. Você melhora como profissional, mas, vai além disso, você tem uma satisfação profissional. Você terá sua profissão como algo prazeroso, e não terá que se preocupar com a estabilidade, pois essa será garantida por sua competência.

E, com tudo isso, você terá sua vida pessoal melhor. Estará satisfeito profissionalmente e pessoalmente.

PAZ, SAÚDE e SUCESSO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luiz Dias

Mais artigos deste autor »

Luiz Dias é Coach especialista na área de TI, empreendedor CEO da Allanis Networks, Coautor do Livro QUALIDADES DE UM GRANDE LÍDER, e vive sua paixão. Criou o Programa IT Leadership, onde capacita profissionais de TI a terem sucesso pessoal e profissional. É palestrante, especializado em liderança, mudança de comportamento e empreendedorismo e produtividade.


7 Comentários

Ricardo Lima
1

Fantástico artigo!
Irei começar um processo de Coaching em breve e espero resultados (que dependem de mim também) surpreendentes.

Luiz Dias Autor do Post
3

Olá Ricardo,

Você tem que está realmente comprometido e focado com o seu objetivo para que o processo lhe dê resultado, EU te garanto que será surpreendente. Vai valer muito o retorno do seu investimento. Boa sorte.

Estou colocando artigos, para ajudar o desenvolvimento pessoal da galera de TI.

Qualquer coisa estou à disposição.

PAZ, SAÚDE E SUCESSO.
Luiz Dias

Luiz Dias Autor do Post
4

Olá Yuri,

Agradeço e espero que EU tenha contribuído para seu crescimento pessoal e profissional. Continue nos seguindo que colocarei mais post bem bacana.

Qualquer coisa estou à disposição.

PAZ, SAÚDE E SUCESSO.
Luiz Dias

Alexandre Costa
7

Luiz bom dia,

Parabéns pelo artigo!! Ótimo !!

Sou profissional da área de Ti com 20 anos de experiência, trabalhei em empresas como EMC, DELL, VIVO e HUAWEI.

E acredito que posso trabalhar como Coach, você teria alguma empresa que poderia me informar ?

Desde já agradeço.

Alexandre

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">