Tutorial: Criando uma imagem ISO do Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal!

Após um tempo sem escrever nenhum artigo, nada melhor que começar o ano trocando conhecimento e informações entre os colegas de profissão.

Há um tempo atrás, a Microsoft começou a disponibilizar um link para que todos os usuários do Windows 7 e Windows 8/8.1 pudessem fazer a atualização para o Windows 10 sem nenhum custo adicional. Mesmo aqueles que não usam o Windows “legalizado”.

Este link, ou melhor dizendo, um ícone do Windows 10, aparece na barra de tarefas, possibilitando o usuário a iniciar uma atualização do sistema.

Mas, como sendo um profissional de TI e querendo atender melhor meus clientes, criei uma mídia de DVD do Windows 10 (ou mesmo de um pendrive bootável) para poder fazer a atualização de forma mais rápida e isso me fez ganhar muito tempo.

São passos simples, mas creio que irão ajudar muitos profissionais que ainda desconhecem desta ferramenta que a Microsoft disponibiliza.

O primeiro passo a fazer é baixar a ferramenta Media Creation Tool para poder criar a imagem ISO do Windows 10. Para baixar a ferramente clique aqui.

Ao terminar de baixar a ferramenta, execute-a. Caso peça permissão de administrador para executar, clique em Sim. E então começará a preparar a ferramenta para a criação da mídia conforme a imagem abaixo.

MediaCreationTool1

Ao terminar de carregar as configurações, aparecerá a pergunta do que desejamos fazer. Se queremos fazer a atualização do computador que estamos utilizando ou criar uma midia para instalações ou atualizações futuras. Como o objetivo deste artigo é mostrar como iremos criar uma midia de instalação, iremos selecionar a segunda opção e clicar em Avançar

MediaCreationTool2

Agora é o momento onde iremos escolher as opções de idioma, edição e arquitetura do sistema operacional que iremos utilizar para criar a midia. 

MediaCreationTool3

Como queremos utilizar esta midia para instalações em outros computadores ou até mesmo criar máquinas virtuais, iremos desmarcar a opção de “Usar as opções recomendadas para este computador”. Agora posso selecionar as configurações que desejo para esta imagem. Na arquitetura, foi marcada para deixar tanta a de 32 bits como a de 64 bits. Apesar de os computadores atuais terem a arquitetura de 64 bits, foi selecionado ambas por que a de 32 bits é muito utilizada para quem desejar criar uma máquina virtual para testes.

Após selecionadas as opções desejadas, clicaremos em Avançar.

MediaCreationTool4

Na etapa seguinte a ferramenta pergunta se desejamos criar uma midia USB ou uma imagem ISO.

Iremos marcar a opção de Arquivo ISO, a qual poderemos gravar em DVD ou até mesmo criar um pendrive bootável e depois clicaremos em Avançar

Em um artigo anterior mostrei como criar um pendrive multibootável com o Sistema Operacional Linux, o Windows e outras ferramentas no mesmo pendrive. Este arquivo ISO que estamos criando se encaixaria perfeitamente aqui também. Apesar de que, com esta ferramenta só se pode ter uma edição do Windows (Windows  7 ou o Windows 8.1 ou Windows 10).

MediaCreationTool5

Ao clicar em Avançar, abrirá o Explorer para selecionar o caminho e o nome que quer gravar a imagem ISO, e então clicaremos em Salvar.

MediaCreationTool6

Na etapa seguinte começa o download do Windows 10 com as configurações que selecionamos para o arquivo ISO. Ao terminar clicaremos em Avançar.

MediaCreationTool7

 E por último como então clicaremos em Concluir.

MediaCreationTool8

Pronto. Imagem criada!

Caso queiram que eu faça um tutorial de como criar um pendrive com diversas versões do Windows é só deixar um comentário abaixo.

Espero ter ajudado com este tutorial, principalmente aos que estão iniciando na carreira de TI.

Acredito que não importa o quão básico que seja, o importante mesmo é compartilhar conhecimentos.

Abraço e até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

10 Comentários

Jeferson Vianna
2

Ótimo tutorial! Estava a muito querendo aprender como criar um imagem e para completar meu aprendizado, se for possível, faça um novo tutorial como criar um pendrive com diversas versões do Windows!

Um abraço e muito sucesso!

Daniel
9

Parabéns pelos posts, eu criei meus pens do windows 7 e 8 com tutorial de vocês, então gostaria se possível fazer um tutorial para criar pen com windows 10. Desde já agradeço a ajuda que me deram com esses tutoriais excelentes e fico no aguardo do tutorial.

Antonio Torina
10

Tutorial válido! Eu, pessoalmente, uso um processo um pouquinho mais simples e sem baixar nenhum aplicativo para isso.
Primeiro, preparo o pendrive usando o bootsect do próprio Windows.
Na sequência, transfiro o conteúdo da pasta temporária da atualização do Windows $WINDOWS.~BT para a raiz do pendrive recém preparado e pronto. Esse conteúdo será o mesmo da montagem de uma imagem ISO.
Se o pen tiver grande capacidade, pode armazenar diversas versões (build). Eu costumo criar uma pasta que identifique a versão antiga e movo as pastas e arquivos para ela e na raiz, coloco a versão mais nova.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>