Tutorial: Pendrive Multiboot do Windows

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal! 

Neste tutorial vou mostrar com criar um pendrive com diferentes edições do Windows.

Em um artigo anterior, mostrei como criar um pendrive multibootável com distribuições do Linux e o Windows. Porém, com aquele software, só era possível ter ou o Windows 7, ou o Windows 8/8.1, ou o Windows 10.

O software que iremos utilizar neste é o WinSetupFromUSB (para acessar o site para baixar a versão recente clique aqui). Neste software poderemos ter diferentes edições do Windows no mesmo pendrive, além de também poder adicionar distribuições Linux. 

Após baixar a versão mais recente do software, execute. Irá abrir uma janela para selecionarmos onde queremos extrair este aplicativo.

No caso aqui foi selecionada a partição D: e depois clicaremos em Extract.

winsetupfromusb1

Então irá extrair os executáveis para a pasta selecionada.

winsetupfromusb2

Após terminar de extrair, iremos entrar no diretório que estão os arquivos extraídos. No caso aqui, como escolhemos o diretório D para a extração, automaticamente foi criada a pasta WinSetupFramUSB-1-6 com os arquivos dentro dela.

Dentro deste diretório iremos reparar que tem dois executáveis. Como aqui o Windows utilizado é o de 64 bits, iremos selecionar a segunda opção para abrir.

winsetupfromusb3

Ao abrir o programa, automaticamente irá selecionar o pendrive. Caso isso não ocorra, só precisa selecioná-lo entre as opções.

winsetupfromusb4

A seguir, como estamos colocando a primeira edição do Windows no pendrive, iremos marcar a opção Auto format it with FBinst e deixaremos marcada a opção FAT32. Na opção Add to USB disk, iremos selecionar a caixa de opção referente a edição do Windows que iremos colocar no pendrive. Como iremos colocar o Windows 7, selecionaremos a segunda caixa de seleção e clicaremos nos três pontos. 

winsetupfromusb4_1

Abrirá a janela para selecionarmos a imagem ISO referente a edição do  Windows que iremos adicionar e clicaremos em Abrir

winsetupfromusb5

Com as opções selecionadas, ficará parecida com a imagem abaixo e então clicaremos em GO para começar a criação do pendrive multibootável..

winsetupfromusb5_1

winsetupfromusb7

Ao terminar de enviar o primeiro Windows para o pendrive, aparecerá a imagem a seguir informando que foi finalizado o procedimento e então clicaremos em OK

winsetupfromusb8

Para incluir outra versão do Windows, voltaremos ao programa WinSetupFromUSB, repetiremos o processo de selecionar outra versão do Windows e clicaremos em GO para adicionar esta segunda edição e repetiremos este procedimento para as edições que iremos adicionar no pendrive e ao finalizar de incluir todas as edições do Windows, poderemos clicar em Exit para sair do programa. Lembrando que a opção de formatação agora tem que estar desmarcada para não excluir a edição já existente no pendrive. 

Pronto! agora que o pendrive está criado, basta fazer o boot através dele. Aparecerá a imagem abaixo onde selecionaremos a primeira opção.

multibootwin1

Então aparecerá todas as edições do Windows que estão no pendrive para selecionar qual será instalada no HD. 

WP_20160114_08_19_28_Pro

Como em todos tutoriais que escrevi, procuro fazer da forma mais detalhada possível para poder ajudar também aos que estão iniciando na carreira de TI. 

Espero ter ajudado e até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

12 Comentários

wellington
1

Muito bom, parabéns Luciano por mais que seja um procedimento relativamente simples com certeza ajudara muito quem esta iniciando em TI, Excelente iniciativa.

WIllen Silva
5

Olá ,

Tentei fazer isso mas quando tento adicionar o windows 10 ele dá um erro:
This doesn’t seem to be valide source!
Either or all of\sources\boot.wim\ bootmgr\boot\boot\bcd ….

Dylan
6

Bom dia Luciano,

Beleza!, já vi que consigo deixar o pendrive com várias opções de Windows, certo :)

É possivel eu colocar um Ubuntu nesse pen drive?

Marcelo Lopes
8

Boa noite,

Parabens pelo artigo. Muito bem elaborado e detalhado.

Estou com uma Duvida…Eu conseguiria com esse programa criar um Pen Drive MultiBoot com Windows, Linux, FreeBSD e o Hirens Boot ?

Em qual opção do programa eu devo carregar as imagens do FreeBSD e Hirens Boot ?

Isaac
9

Fala Luciano. Quero te parabenizar pelo tutorial. Trabalho com suporte de Ti e recentemente tenho pego muita máquina slin sem entrada de cd. Instalar por usb não é o problema, pois já uso o rufus e o win setup desde as primeiras versões. O problema está em fazer coleção de pendrivers p 7, 10, linux nas diferentes versões e arquiteturas.
Seu tutorial será uma mão na roda! Valew irmão. Pessoas como você faz toda a diferença! Meus parabens!!!

Crescencio Lacerda
11

Amigo, excelente tutorial. Deu tudo certo.
Mas gostaria de fazer uma alteração nos nomes das instalações contida na ultima imagem do tuto, é possível?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">