Profissionais de TI na Bolsa de valores

Não é novidade para ninguém que os profissionais de TI estão em todos os cantos do mundo corporativo, em especial com grande peso no mercado financeiro.

Seja para garantir o bom funcionamento da infraestrutura tecnológica e de comunicação do dia a dia, ou para desenvolver novas ferramentas e soluções, lá estão eles: engenheiros, técnicos, tecnólogos e analistas. Mas se engana quem restringe o campo de ação apenas ao mundo corporativo, pois o leque de opções está cada dia mais amplo!

negocios-investimento-ti

Com o desenvolvimento da internet o aceso de pessoas físicas à bolsa de valores e FxPro Brasil cresceu fortemente na última década e é muito comum encontrar profissionais da área de tecnologia atuando como investidores independentes, chamados traders. Muitos investem na bolsa de valores como hobby, mas há aqueles que transformaram esta atividade em profissão e passam o dia apurando cotações de ações, índices e moedas. Um único investidor pode chegar a realizar dezenas ou até mesmo centenas de transações por dia através de operações intradiárias, conhecidas como day trade. Nesta modalidade, com a metade de um salário mínimo, já é possível operar contratos de dólar ou índice Bovespa, mas apesar do acesso fácil ainda é difícil encontrar informações a respeito.

Foi pensando nisto que um time formado por um físico, um engenheiro e um “economista programador” fundou uma startup chamada Portal do Trader. Trata-se uma comunidade de investidores independentes, com acesso livre, que agrega traders de diversos níveis. O ambiente virtual possibilita a troca de informações e estratégias em tempo real através de um chat, além de contar com transmissões ao vivo com especialistas e ferramentas integradas no ambiente. O portal ainda oferece cursos gratuitos, palestras e um fórum para debater sobre assuntos diversos, em que mais se destaca a sessão sobre operações automatizadas.

Neste universo a forma de atuação e diferenciação do profissional de TI varia bastante, seja pelo raciocínio lógico, normalmente presente nos profissionais desta área, ou conhecimentos específicos ligados a programação, por exemplo. Para se ter ideia é possível parametrizar estratégias, rodá-las em cima de históricos passados e gerar estatísticas de resultados para, em seguida, executar as operações automaticamente através de um “robô”. Outras formas de atuação envolvem ainda o desenvolvimento de algoritmos e scanners para rastrear oportunidades.

Seja lá qual for o caminho, o sonho da independência financeira pode se tornar real através de diversas formas, contudo, como qualquer objetivo na vida, é preciso muito esforço e dedicação para se obter resultados consistentes!

Caso queira conhecer o Portal do Trader, basta CLICAR AQUI.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!