Estudo de Caso: Expansão mundial da Startup Picodi

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A empresa International Coupons, conhecida no Brasil como CódigosDesconto, entra no setor de cupons de desconto com uma marca nova: Picodi. A troca do nome [ang. rebranding] e a mudança do site local para uma marca internacional, que funciona em 26 países, é a nova estratégia do gigante no setor.

Na entrevista concedida ao portal Profissionais TI, o CEO da empresa, Szymon Dobosz, analisa lados positivos e negativos desta estratégia, tomando em conta o aspecto tecnológico.

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Profissionais TI: O que é Picodi?

Szymon Dobosz: O Picodi é um site, uma plataforma criada por uma empresa polonesa, que funciona no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Oferecemos cupons de desconto e promoções para as maiores lojas online, como Americanas, Submarino ou Extra.

Profissionais TI: Por que vocês decidiram mudar o site que operava localmente, no Brasil como codigosdesconto.com.br, para o domínio internacional picodi.com?

Szymon Dobosz: O nosso objetivo é criar uma marca internacional, por esse motivo criamos um nome que seria uma espécie de sinônimo da palavra desconto. Sabemos que o site CodigosDesconto era conhecido e curtido pelos usuários brasileiros. Porém, funcionávamos nos 26 mercados diferentes onde tinham domínios regionais, com nomes diferentes. A identificação da marca com um nome só foi necessário para que a gente pudesse dar mais um passo. Isto tem sido um grande desafio tecnológico para nós.

Profissionais TI: Como era a realização do projeto do ponto de vista tecnológico?

Szymon Dobosz: Algumas semanas antes do rebranding mostramos o novo design e todas as funções inovadoras do portal. A unificação do design e de script eram as questões mais importantes. O objetivo da mudança do nome era acostumar nossos usuários para o rebranding do site. A etapa final foi mudança de domínio “com.br” para domínio “.com”, que possibilitará o desenvolvimento em vários países como picodi.com.

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Szymon Dobosz, CEO da Picodi

Profissionais TI: Quais são as aspetos negativos de tal estratégia?

Szymon Dobosz: O Rebranding é uma oportunidade única mas ao mesmo tempo requer um enorme esforço por parte da equipe do TI. Não é possível preparar o rebranding em algumas semanas, mas em meses de trabalho duro com diversas pessoas envolvidas. O processo de rebranding realizado de maneira falha pode resultar em queda no número das visitas. Precisamos estar atentos em todas as etapas para diminuir o risco de erros.

Profissionais TI: Vale a pena arriscar tanto?

Szymon Dobosz: Com certeza! A unificação do nome e criação da marca são ações importantes do ponto de vista de marketing. É mais fácil comunicar uma marca do que 26 diferentes.

Profissionais TI: Você mencionou sobre ferramentas novas do Picodi.com. Você pode dar um exemplo de tal funcionalidade?

Szymon Dobosz: O objetivo principal era satisfazer as expetativas dos usuários. Uma das funções inovadoras do Picodi é a possibilidade de criar sua conta e colecionar cupons de desconto. Os usuários podem guardar ofertas, voltar e aproveitar elas quando quiserem. Podem personalizar suas contas escolhendo lojas, categorias e promoções certas. Os resultados desta ação já são visíveis: o engajamento dos usuários melhorou bastante e notamos um maior número das transações. Num futuro próximo planejamos adaptar mais duas ferramentas novas.

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