Como iniciar no ramo de manutenção de computadores

Desde a popularização dos cursos de manutenção de computadores, o acesso fácil às informações e dúvidas através de fóruns de informática, escutamos falar do fim da carreira do Técnico em Manutenção de Computadores. 

O fato é que realmente esse mercado foi invadido por “sobrinhos” da informática que cobram preços absurdamente baixos e possuem um conhecimento bastante limitado.

Porém, existe uma enorme fatia de bons clientes no mercado, carentes de excelência no atendimento e compromisso, que estão dispostos a pagar um preço justo por serviços profissionais. 

Se você é um profissional sério, competente, que sabe lidar com pessoas e possui bom conhecimento técnico, trabalhar como autônomo com manutenção de computadores pode ser uma excelente alternativa a crise em que vive o nosso país. Observe que com esse texto minha intenção não é inchar ainda mais esse mercado, e sim colocar nele bons profissionais, que enriquecem a profissão. 

Eu já conheci dezenas de técnicos com conhecimento incrível, mas que simplesmente não conseguem ser bem sucedidos na área. Seja por não saber cobrar o preço adequado, não saber a forma correta de atender o seu cliente ou até mesmo pela falta da procura dos seus serviços.

Conquistando os primeiros clientes

Quem já trabalha no ramo de manutenção de computadores sabe muito bem que os melhores clientes são adquiridos através de indicações, porém, para quem ainda está iniciando na área precisa correr atrás dos primeiros clientes e demonstrar o seu trabalho. A forma mais eficiente de fazer isso é através da internet e eu vou explicar como.

Você precisa de um site

Esse é o ponto básico, você precisa de conhecimentos básicos para fazer um site simples, onde expõe os seus serviços, valores e telefones de contato. Estude sobre o WordPress e com toda certeza você vai conseguir fazer um site minimamente profissional. 

Google Adwords 

O Adwords é a plataforma de anúncios do Google onde você paga para aparecer para determinada pesquisa do seu cliente alvo, essa é a forma mais rápida de conquistar os primeiros clientes. Os consultores do Google ajudam você a iniciar a sua campanha e a medida que você vai se aprimorando na ferramenta vai conseguir otimizar os resultados. A Central de Ajuda do Adwords tem toda informação inicial que você precisa e o telefone 0800 709 4664 pode e deve ser utilizado para configurar a sua campanha. 

Quando eu comecei a trabalhar com o Adwords, eu tinha um custo médio de R$ 10,00 para conquistar um cliente, que me gerava um retorno de no mínimo R$ 60,00 . Atualmente eu apareço nos resultados orgânicos e não utilizo mais o Adwords, mas esse é assunto para uma parte 02 desse texto. 

Como atender o seu cliente

O telefone tocou, do outro lado tem um desconhecido com algum tipo de problema. É importante você manter a calma e não se afobar, querendo logo marcar um horário. Deixe o cliente explicar toda a situação, por mais que você saiba do que se trata, para o cliente o seu problema é único. Depois de escutar, explique o máximo que conseguir para o seu cliente sobre como funciona o seu atendimento. Quando iniciei eu utilizava a estratégia de não cobrar para fazer o orçamento para o cliente, mesmo na casa/empresa dele. Se você trabalhar bem, raramente terá um orçamento recusado e isso ajuda bastante a atrair os primeiros clientes. 

Você não precisa utilizar terno e gravata, mas se vista de forma adequada, sua aparência deve ser agradável. Isso não significa ser bonito, se apresente sempre limpo, cabelo e unha cortados, utilize no mínimo uma camisa polo em boas condições, calça jeans e um sapatênis. Um crachá com sua identificação pode ajudar na sua credibilidade. É obrigatório que você possua um cartão de visitas, mesmo que básico, para deixar com o cliente.

Agora é com você, utilize os seus conhecimentos para analisar o problema e apresente o seu orçamento ao cliente, a questão do preço merece um tópico a parte!  

Quanto cobrar por seus serviços?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, por vários motivos. Cada cidade tem um custo de vida diferente, o profissional que está começando talvez cobre um pouco mais barato para conseguir formar a sua carteira de clientes e outros. Mas o importante é não prostituir a profissão. É comum você ver anúncios de R$ 25,00 – R$ 40,00 para uma instalação de sistema, por exemplo. Você precisa conhecer quanto custa a sua hora de trabalho para chegar ao preço final, para isso eu vou fazer duas indicações de leitura que muito me ajudaram no início da profissão. 

Blog do Quemel – http://www.quemel.blog.br/ – Leitura obrigatória, conteúdo muito rico para técnicos
Revista PnP – http://revistapnp.com.br/ – Você consegue encontrar as edições antigas da revista a venda no site, trazem muito conteúdo sobre formação de preços e atendimento ao cliente

Fidelizar o cliente e conquistar o seu espaço

O passo inicial foi dado, você já sabe como conseguir os primeiros clientes, como atender e como cobrar. Agora o sucesso depende do seu esforço e competência. Um cliente bem atendido com certeza trará novos clientes. Com o tempo você conquista bons clientes, como pequenas e médias empresas que rendem serviços frequentes e talvez até mesmo um contrato de manutenção – esse é outro assunto para uma parte 02 desse artigo. 

É muito importante que você tenha compromisso e se comunique com o seu cliente. É comum algum atendimento atrasar um pouco e atrapalhar o planejamento do seu dia, mas não deixe de manter o seu cliente informado e seja o mais pontual possível. 

Um pós atendimento também ajuda a fidelizar o cliente e conquistar a sua admiração. Após alguns dias ligue ou mande uma mensagem para saber se ficou tudo certo e se colocar a disposição para resolver qualquer problema futuro – pequenos detalhes fazem a diferença. 

Seria necessário escrever um livro para explicar detalhadamente tudo que cabe nesse artigo, mas a informação inicial que você precisa está disponível. Corra atrás do conhecimento em WordPress para construir o seu site e do Adwords para otimizar as suas campanhas e qualquer dúvida estarei disponível para ajudar nos comentários abaixo! 

Bons serviços!

BH Tech Informática

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A BH Tech Informática é empresa especializada em reparo de computadores e notebooks, além de suporte técnico em redes!

A BH Tech tem mais de 10 anos de experiência com suporte de TI, com uma equipe muito qualificada e com conhecimentos sempre atualizados.

Dentro do laboratório, os Técnicos de Hardware são especializados em identificar problemas típicos, e no blog de conteúdo ajudam leitores e clientes a identificar e resolver problemas em seus equipamentos.

Com uma estrutura altamente qualificada, todos os reparos são realizados com equipamentos de ponta e garantia mínima de 90 dias. Oferece também reparos para smartphones e todos os profissionais possuem treinamento especializado.

Os profissionais que atuam com atendimento de campo, diretamente na empresa ou residência do cliente, são altamente treinados para um atendimento personalizado.

Além do serviço em si, orientam o cliente sobre dicas para proteger o sistema e evitar novas manutenções desnecessárias por problemas com malwares.

Dentro do site é mantido um Blog com dicas gratuitas sobre manutenção, segurança e tutoriais práticos escritos por nossos técnicos.

Aqui no site Profissionais TI a BH Tech tem o principal propósito de ajudar técnicos iniciantes a atingir um alto grau de qualidade e nivelar por cima o nível da profissão, visando o melhor para todos.

Para entrar em contato utilize as redes sociais descritas no perfil ou no site oficial: bhtechinformatica.com.br


6 Comentários

Renan Colebrusco
1

Excelente artigo. Você poderia postar periodicamente artigos relativos a essa área de manutenção e negócios pois será de grande valia.

Leandro
2

Gostei do seu artigo, pois trabalho com manutenção mas somente fazendo bicos e gostaria de profissionalizar e abrir um negocio. Mas acho dificil o começo.
E hoje em dia com a queda de computadores, gostaria de focar em empresas, acha que estou certo?

João Batista
3

Olá, Denilson!!
Estamos ansiosos e aguardando pelo próximo post com a continuação do artigo….

Ricardo
4

Não vejo perspectiva de crescimento para essa área, levando em conta que cada vez mais os consumidores estão adquirindo dispositivos portateis como Smartphones e Tablets ao invés de notebooks ou desktops .
Seria mais vantajoso investir em um curso de manutenção de smartphones e tablets, tendo em vista que o mercado de manutenção de computadores esta cada vez mais escasso.

Gilmar Santos
5

Muito interessante o artigo. Aborda os principais pontos para ser um ótimo profissional.
Eu acredito que também é importante o profissional ter interesse pessoal em se atualizar e buscar novas soluções para os seus clientes. Já presenciei casos em que alguns clientes tinham mais informações que o próprio técnico.
E por último, não se “prostituir” nessa área carente de bons profissionais afinal, o departamento de TI é um dos setores mais importantes para o pleno funcionamento operacional de uma empresa.

Edivanio
6

Quando escrever o livre sobre o assunto nos avisa! rsrsrs
Faço questão de comprar!
Parabéns pelo artigo.

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