Novo livro sobre Gerenciamento Ágil de Projetos

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá amigos,

É com enorme prazer que anuncio o meu novo livro: “Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos”, novamente lançado pela Editora Brasport.

“Vitor, por que Agile Scrum Master? Todo o Scrum Master não é ágil?”

Não necessariamente. Atualmente muitos tiram uma certificação Scrum e se intitulam Scrum Masters, sem possuir toda a “bagagem” do framework, todas as habilidades interpessoais requeridas pelo papel e mesmo o mindset ágil.

“Scrum Master e Gerenciamento de Projetos? Não são antagônicos?”

Não. Vamos parar de confundir gerenciamento de projetos com os 3Cs (comando, controle e cronograma)!

O livro está dividido em 6 grandes tópicos:

  1. Transição para o mindset ágil: Quais são as preocupações iniciais a serem consideradas antes de um processo de transição para Scrum? Qual uma boa estratégia para um plano de transição? Como fazer uma análise de aderência dos papéis atuais da empresa para os papéis do Scrum? Como o processo de melhoria contínua pode ajudar na transição?
  2. Desafios de um bom Scrum Master: Quais as habilidades interpessoais que um bom Scrum Master deve possuir? Como trabalhar questões como inteligência emocional, escuta ativa e liderança situacional? Como enfrentar resistências no processo de transição? Como disseminar o Scrum para toda a empresa?
  3. Estratégias de planejamento, monitoramento e controle: Muito já foi falado sobre MVP, técnicas de estimativa, planejamento de release e sprints. Mas quais técnicas podemos utilizar de acordo com as características da empresa? É melhor estimar em pontos ou em horas? Quais perguntas-chave e validações podemos fazer para verificar se identificamos um bom MVP. Como planejar releases em projetos com prazo/custo fixos? Para planejar uma Sprint é melhor identificar quantas histórias ou quantas tarefas cabem dentro de uma Sprint? Posso usar técnicas do gerenciamento tradicional como GVA (Gerenciamento do Valor Agregado) para monitorar e controlar a saúde do projeto Scrum? Vale a pena monitorar bugs/defeitos? Quais as boas práticas para um monitoramento efetivo de produto (Sprint Review), processos e pessoas (Sprint Retrospective).
  4. Scrum em projetos complexos: Como usar Scrum Of Scrums, Scrum Of Scrum Of Scrums, Nexus, LeSS e SAFe para projetos com grandes equipes? Como formatar contratos e definir papéis em projetos com relação cliente-fornecedor.
  5. Criando modelos híbridos com Scrum: Como combinar Scrum com diversos métodos, filosofias, frameworks, boas práticas e áreas como: XP, FDD, CMMI, PMBOK, PMO, ITIL, DevOps?
  6. Certificação EXIN Agile Scrum Master: Como usar o material do livro como referência para a certificação EXIN Agile Scrum Master.

O livro já está na pré-venda na Editora Brasport e pode ser adquirido através do link abaixo:

http://www.brasport.com.br/negocios/gerenciamento-de-servico-itil/agile-scrum-master/

Espero que goste do livro e que ele contribua para o processo de transformação organizacional que você e/ou sua empresa está buscando.

capa_AgileScrum_2

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vitor Massari

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 15 anos de experiência em projetos de software. Sócio-proprietário da Hiflex Consultoria, profissional PMP e agilista, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias e frameworks voltados para gerenciamento de projetos.
Lema: "Agilista convicto sempre, agilista obcecado jamais"


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">