5 vantagens de um CSC (Centro de Serviços Compartilhados)

O termo CSC, que significa Centro de Serviços Compartilhados (ou SSM – SHARED SERVICE MANAGEMENT, em inglês) é um conceito bastante amplo da gestão de negócios e que pode abranger todas as áreas de uma organização, seja ela do porte que for.

Conceito criado na década de 1970 nos EUA, um Centro de Serviços Compartilhados tem como objetivo ser uma unidade organizacional voltada à criação de estratégias para gestão e melhoria de processos que não são necessariamente o core business da empresa, mas que impactam diretamente nos resultados da mesma.

Imagem via Shutterstock

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Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) bem aplicado e funcionando adequadamente produz vantagens excepcionais para a organização como um todo, vejamos 5 delas abaixo:

1. Padronização: a implementação de um CSC traz padronização de processos, o que facilita a criação de soluções objetivas e de fácil utilização dentre todos os departamentos da empresa: Financeiro, Compras, TI, RH, Jurídico, Marketing, etc. Padronização reduz a incidência de falhas, o que aumenta a qualidade na entrega de produtos e serviços.

2. Comunicação: como já dizia o famigerado Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica!” Nenhum departamento é uma “ilha”. Todos os usuários dependem dos serviços e informações de todos os departamentos. A implementação de um CSC aumenta a sinergia entre os departamentos facilitando a troca de informações , tendo como consequência a agilidade e eficiência nos processos.

3. Satisfação dos Usuários: com um CSC, os usuários têm maior conveniência e fácil acesso aos serviços prestados internamente por todos os departamentos, ajudando na redução de conflitos entre unidades operacionais e áreas funcionais.

4. Tomada de Decisões: qualquer decisão deve ser baseada em informações concretas e não subjeções. Se uma decisão em nossas vidas pode influenciar em vários aspectos, imagine em uma empresa que pode ter dezenas, centenas e até milhares de vidas envolvidas. Por oferecer uma gestão de processos centralizada, um CSC oferece também um acesso melhorado às informações que são usadas para tomadas de decisão.

5. Redução de Custos: a quinta vantagem, na real, é o principal objetivo na implantação de ferramentas, conceitos e metodologias em qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande: a redução de custos! A implantação de um CSC auxilia na redução de custos por vários fatores, tais como: evita a redundância de profissionais e processos, acelera o ritmo da implementação de melhorias, oferece um maior nível de controle sobre processos críticos, flexibiliza a implementação de mudanças chave, aumenta a produtividade, dentre outros.

Se sua empresa, ou empresa que trabalha, precisa ficar garimpando informações para que um processo evolua ou para uma tomada de decisão, o CSC TOPdesk pode ser a solução.

O TOPdesk é um software para CSC que oferece suporte para todos os departamentos de uma empresa de forma integrada, em um único local. Algumas das funcionalidades disponíveis, são: Serviços Integrados, Gestão de Ativos, Gestão de Manutenção, Portal de Autoatendimento, Gestão de Contratos e SLA, Controle de Visitantes, Gestão de Reservas e outros!

Além disso, o TOPdesk ainda é aderente às melhores práticas sugeridas pelo framework ITIL, tão conhecido e aplicado atualmente para a gestão de serviços de TI.

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Redação PTI

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