10 sites para melhorar sua habilidade em programação

Saber codificar é uma das aptidões mais úteis atualmente. Com o crescimento do número de vagas de emprego nas áreas de Ciência da Computação, desenvolvimento de sistemas e áreas afins, é cada vez mais importante que programadores estejam constantemente aprimorando suas competências para que possam se destacar no mercado.

Existem sites que são dedicados a ajudar programadores a aperfeiçoar seus talentos. Desde resolver desafios, batalhar por posições até assistir a outros programadores escrevendo código ao vivo. Estes sites são, de fato, uma ótima maneira de programadores manterem-se afiados.

Confira esta lista com dez dos melhores sites com esse propósito. 

Livecoding.tv

Livecoding.tv é uma plataforma de streaming para programadores e é uma grande oportunidade para conhecer outros profissionais, assistir a seus trabalhos e aprender mais. Segundo alguns programadores, estar acompanhado de espectadores disciplina e estimula, não deixando que se perca o foco no que se está fazendo. Você pode até obter patrocínio da empresa para levar seu projeto adiante se seu projeto for muito bom.

Coderwall

Coderwall é uma plataforma de aprendizado colaborativo para desenvolvedores de software aprimorarem seus conhecimentos de programação. Um site onde vários programadores se juntam para dividirem suas realizações e projetos atuais. Você pode fazer parte do Coderwall, compartilhar seu conhecimento e receber feedback. Você ganha uma insígnia para cada projeto concluído.

TopCoder

TopCoder é uma empresa que administra competições de programação. O site faz competições de algoritmos online, as SRM (Single Round Matches), além de competições semanais em design e desenvolvimento. Os softwares produzidos são licenciados para lucro pelo TopCoder e os competidores envolvidos na criação recebem royalties baseados nessas vendas. A competição não é fácil, mas uma vitória pode ser uma adição maravilhosa para o seu currículo.

Code Avengers

Code Avengers oferece cursos on-line acerca de desenvolvimento de jogos, aplicativos e sites em JavaScript, HTML e CSS. As aulas estão disponíveis em inglês, russo, holandês, espanhol, italiano, turco e português. O site também fornece campos de código em cidades selecionadas. 

HackerEartfh

HackerEarth, uma empresa de produtos que fornece soluções técnicas de recrutamento de profissionais e de avaliação de habilidades. O site permite que head hunters rapidamente identifiquem e contratem o candidato certo. Desenvolvedores na comunidade do HackerEarth são testados através de um sistema próprio de avaliação.

Programmr

Programmr é um laboratório interativo on-line para estudantes e entusiastas aprenderem, praticarem e tornarem-se proficientes em programação. No Programmr, você pode codificar, compilar e executar projetos no seu navegador em praticamente qualquer linguagem. O site oferece várias competições e concursos de codificação. O site também torna mais fácil compartilhar suas habilidades recém-adquiridas com outras comunidades online.

HackerRank

HackerRank é uma empresa focada em desafios competitivos de programação para consumidores e empresas. Quando um programador envia sua solução para um desafio de programação, sua resposta é pontuada pela precisão da resposta e o tempo gasto na execução da solução. Os programadores são, então, classificados a nível mundial no ranking HackerRank e ganham insígnias baseadas em suas realizações para acirrar a competição entre os usuários.

Codewars

Codewars é uma plataforma on-line criada para os desafios de código produzidos pelos usuários e soluções crowd-sourced. Ela permite que seus usuários treinem em desafios de código para afiar suas habilidades, provar suas competências e trocar experiências. A comunidade Codewars capacita seus desenvolvedores a alcançar seu potencial mais elevado.

Codeforces

Codeforces, um site russo dedicado à programação competitiva. Os competidores são classificados por sistema semelhante ao ELO. Geralmente, não há prêmios para os vencedores, embora os 100 vencedores da centésima Codeforces Round receberam uma camiseta. Algumas competições maiores são hospedadas na base Codeforces, entre elas a “Yandex Algorithm 2011”, oferecida pela Yandex, uma das maiores empresas de TI russas.

CodeEval

CodeEval, uma plataforma para hospedagem de desafios de codificação que tem mais de 20.000 desenvolvedores competindo. Os desenvolvedores podem participar em competições de construção de aplicativos e ganhar prêmios ou dinheiro. Eles também podem resolver desafios de programação como uma maneira de impressionar os empregadores com suas habilidades técnicas. Clientes como eBay, BitTorrent, a Warner Bros, a Blizzard, assim como dezenas de startups participam criando os desafios.

Esperamos que esta lista o ajude a melhorar sua habilidade em programação. Boa sorte em todos seus empreendimentos e empregos!

Yan Coutinho

Mais artigos deste autor »

Estudante de Ciência da Computação na PUC-Rio. Se der tudo certo, estarei formado no fim do ano.


4 Comentários

Renan Colebrusco
2

Os sites são ótimos. Porém ressalta a necessidade dos programadores em ter conhecimento em inglês.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!