Cursos de ERP valem o investimento em tempos de crise?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Em tempos de crise, profissionais de todas as áreas buscam alternativas para fugir dos números negativos da economia, seja aumentando seu conhecimento em seu ramo de atuação ou simplesmente tentando algo novo em um mercado totalmente diferente, tudo para se destacar e ficar longe do fantasma do desemprego.

Muitos me procuram com essa dúvida, se vale a pena investir ou não em um curso ERP, se é um investimento que trará retorno ou será dinheiro jogado fora. Bom, nesse artigo vou colocar alguns pontos importantes para se considerar no momento de tomar a decisão de fazer tal investimento.

O primeiro ponto a se considerar é também o principal e o mais óbvio: é preciso, claro, gostar de tecnologia. Não estou falando de gostar de eletrônicos, smartphones, etc. Mas se interessar por tecnologia pura, tais como, servidores, banco de dados, softwares, sistemas operacionais, programação, porque isso fará parte do dia a dia de qualquer profissional desse ramo. Se você não gosta porque não leva jeito ou simplesmente não tem paciência, esse pode não ser um bom investimento para você.

O mercado de sistemas ERP tem salários atrativos e posições bem sucedidas, horários flexíveis e possibilidade de morar em outros estados e até mesmo fora do país, mas quem faz um curso pensando apenas nesse lado também tem grandes chances de se frustrar, porque como todo mundo sabe, nada cai do céu, assim como existem muitas coisas boas, também têm muitos desafios, dificuldades, situações complicadas e que nem todos têm aptidão para lidar com esse cenário.

Conviver com usuários é um problema para você? Então também pense bem, porque nessa área o tempo todo seremos procurados por alguém pedindo ajuda, seja das mais simples até as mais complexas, pessoas legais e outras não tão legais assim. Mesmo inserido em um projeto de implantação, por exemplo, situações como essas podem acontecer, é preciso gostar desse “relacionamento” para criar um ambiente leve e propício a gerar resultados positivos.

Profissionais que já atuam em algumas outras áreas tem mais facilidade de ingressar nesse mercado, é o caso de contadores, analistas financeiro, fiscal, profissionais de compras, produção, administradores, gerentes de projetos, etc. Isso porque dentro de um ERP existem todas essas áreas dividas em módulos e o segredo é conhecer bem o processo, porque o sistema em si, mesmo para aquelas pessoas com pouca intimidade com informática, com o tempo conseguem tirar de letra, diferente do conhecimento no processo que esse é mais complicado.

Gosta de desafios que te fazem crescer, evoluir? Então essa é a área para você! Profissionais de ERP estão o tempo todo diante de desafios que trazem bastante bagagem de conhecimento e que fazem total diferença na carreira, isso porque será rotina participar de projetos de todos os portes e níveis em todos os segmentos, indústria, logística, serviços, transporte, isso significa que aos poucos seu conhecimento será cada vez mais completo.

A rotina te cansa? Se você atuar como consultor, por exemplo, sua rotina será sempre diferente, pois a cada mês ou num determinado tempo você estará trabalhando em um local diferente e isso te dará aquela sensação boa de liberdade, sem falar na possibilidade de viagens e atuar em mercados importantes no cenário nacional e internacional. Mas mesmo para aqueles que atuaram como analistas dentro uma organização a rotina será sempre distinta devido a grandiosidade de um sistema ERP, o que trará sempre novidades a cada dia.

Enfim, esses são apenas alguns pontos que precisamos considerar para investir tempo e dinheiro em cursos de ERP. Sem dúvidas vale muito a pena esse investimento, mas como exemplifiquei acima, não é para todo mundo, precisa mesmo gostar ao menos um pouco dessa área. Uma dica importante que sempre dou aos meus alunos é que pesquisem muito sobre esse mercado e tenham certeza primeiro se é isso mesmo que querem, pois para aqueles que se dedicam existem sempre boas oportunidades. Mesmo com a crise, o mercado está aquecido com vagas para todos os níveis.

Outro ponto importante que sempre destaco é que independente do seu conhecimento, seja você recém-formado ou sênior, oportunidade sempre terá, pois nosso país tem deficiência em mão de obra especializada em tecnologia e aqueles que estão plantando agora são os que vão colher no futuro.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Renan Silveira Galindo

Mais artigos deste autor »

Consultor especialista em softwares ERP e tecnologia da informação, com foco na plataforma Protheus da TOTVS, com mais de 8 anos de experiência atuando em diversos segmentos e domínio nas principais áreas de negócio. Atuação em projetos de implantação e consultoria de todos os portes e níveis, inclusive fora do país.

Há 6 anos atuando também como Instrutor ERP, formando profissionais para as áreas técnicas e de negócios.

Contatos:

Email: [email protected]
Skype: renan.galindo1


2 Comentários

Clayton
2

Otimo post, estou pesquisando sobre ERP focado em Microsiga e achei seu site, quero iniciar meu aprendizado em ERP mas estou meio perdido, oque voce sugere pra alguém que quer começar do zero (cursos, especializações, conhecimentos a serem adquiridos…)?

Obrigado, e mais uma vez ótimo post.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">