Quer ser programador no Brasil? Desista!

Muitas pessoas, assim como eu, cresceram fascinados com o mundo da Informática. De forma autodidata, descobriram a programação e, talvez, tenham até feito algum curso técnico em programação ou uma faculdade de Ciências da Computação ou de Análise de Sistemas.

Tudo é lindo e maravilhoso, até o momento de pegar o canudo e perceber que, infelizmente, estamos no Brasil.

Há algum tempo, a mídia vem repetindo a mentira de que estão sobrando vagas em TI. Conforme explica André Noel neste vídeo, estão, sim, sobrando muitas vagas em TI. No caso, as vagas ruins. Todas as vagas boas, com um serviço à altura da formação do candidato e um salário decente, já estão ocupadas.

Quem quiser trabalhar em TI deverá ser capaz de fazer o serviço de um cientista da Nasa e receber um salário de trabalho voluntário.

Então, você se decepciona com o famigerado mercado de trabalho e resolve trabalhar por conta própria. Boa sorte. Uma das mais famosas propagandas do governo convida todos os profissionais informais (isto é, que não pagam impostos à cleptocracia brasiliense), a se tornarem microempreendedores individuais. A oferta é tentadora, afinal, não é necessário ter um contador, os impostos são baixíssimos e as obrigações são quase inexistentes.

Você fica todo contente até se dar conta de um pequeno detalhe: programador não pode ser MEI!

É verdade. Se você for costureiro, pipoqueiro, estofador ou algo do tipo, você encontrará uma categoria adequada lhe esperando de braços abertos na lista de atividades permitidas. Mas se você deu o azar de escolher trabalhar com informática, suas opções são bem poucas.

Se você for técnico em informática, pode se registrar sob o CMEI 9511-8 e ser feliz; se for dar aulas de informática, basta usar o 8599-6 e tocar ficha; se gostar de redes, registre-se sob o 6190-6. Mas se quiser trabalhar como programador no Brasil, tenho más notícias…

As atividades permitidas para MEI não compreendem atividades intelectuais, como é o caso da programação e do webdesign. A categoria correta para essa atividade seria a 6202-3, desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis, mas essa atividade simplesmente não está na lista de atividades permitidas do MEI. Ou seja, se você quiser se formalizar como empreendedor para criar programas de computador, dentro da lei, no mínimo deverá abrir uma empresa sob o Simples Nacional.

O problema de pegar essa opção é que, além de pagar mais impostos e ter mais burocracia, é necessária a contratação de um contador. Dependendo do local, um contador pode cobrar de meio a um salário mínimo mensal para manter sua empresa aberta e regularizada. Então, se você consegue ganhar em média uns R$ 1.500,00 por mês fazendo seus programas, não é necessário ser muito inteligente para descobrir que, logo, você vai estar pagando para trabalhar. Isso, é claro, sem contar no momento em que você resolver fechar a empresa, onde os gastos e a burocracia serão maiores ainda.

Alguns contadores espertinhos indicam algumas categorias alternativas para se desenvolver softwares como MEI. A mais indicada é a 5819-1, editor de lista de dados e outras informações. De fato, à primeira vista, pode parecer uma boa ideia, pois a descrição da atividade especifica “a edição de listas de dados e de outras informações, cujo formato está sujeito a direitos autorais, na forma impressa, eletrônica e na internet”. Esta, portanto, poderia ser uma categoria curinga, mas basta ler mais atentamente a descrição para ver que nada do que está especificado ali se aproxima minimamente do que consideramos programação. O tiro de misericórdia está mais abaixo, na página do IBGE, em que é dito que a categoria não compreende “os portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet”, que estão sob o CMEI 6319-4, que também não pode ser MEI.

Com isso, é fácil concluir que não há muitas boas oportunidades para programadores e profissionais de TI no Brasil.

O melhor a fazer, para quem deseja trabalhar formalmente, é simplesmente desistir da informática e procurar outra atividade; ou juntar o máximo de economias que puder e mudar de país.

É programador no Brasil e Compartilha da mesma opinião? Não compartilha? Deixe seu comentário abaixo!


81 Comentários

Rogério
1

Amigo,
Não compartilho. O Simples Federal é uma ótima opção para microempresas e o desenvolvimento de software deve ser encarado como a manufatura de um produto em uma empresa. Outra mentalidade que devemos ter é a de start-up (começar por baixo, no limite dos gastos, e trabalhar duro pelo ponto de equilíbrio no menor espeço de tempo possível).
Um empreendedor desenvolvedor que emplaca um produto iria ficar muito pouco tempo enquadrado como MEI. Não dá para alinhar uma atividade especialista com a de um pipoqueiro (com todo respeito a esses trabalhadores).
Minha dica seria: arrume um primeiro cliente, seja sincero sobre a condição de start-up, entregue um bom produto e comece a ajustar a empresa para decolar 🙂

Jhonny Oliveira
2

Desculpe, mas acho que você está fazendo um drama danado.
Quer dizer que por ter que gastar dinheiro com contador e impostos você deve desistir de ser programador?
Infelizmente você vai encontrar esse problema em qualquer carreira que desejar seguir, e também não apenas no Brasil, impostos existem em todos os lugares do mundo.
Os encargos são altos, sim são altos, muito altos. Vou desistir de uma carreira que depende apenas de mim por causa disso? Eu pelo menos não vou.
O que não dá, é sair da faculdade sem experiência, sem o básico de inglês, tentar empreender sozinho em desenvolvimento e querer ganhar 5 mil reais por mês de cara trabalhando 5 horas por dia. Isso sim é ilusão ou sorte, mas tem gente que imagina que a realidade é assim.
Se você tiver experiência de verdade, contatos e ser conhecido pela comunidade, você não fica sem trabalho. Veja bem, eu disse trabalho e não emprego.
Outro ponto bastante debatido é quanto a exigência de muita coisa nas vagas, existe sim coisas absurdas na descrição de certas vagas, mas já vi muitas vagas bem coerentes e muitos programadores dizem que é um absurdo, como o conhecimento em duas linguagens de programação por exemplo. É o mesmo que ir em um restaurante e o chef de cozinha saber fazer apenas um tipo de prato.
Se você realmente quer ser um programador de sucesso, a burocracia não deve ser um fator determinante.

Henrique Santana
3

Rapaz, que trauma é esse em??!!
Bom compartilho a ideia de que se você sair da faculdade esqueça empregos, esqueça mesmo, se você não fez estágios ou não for um tipo de auto-didata você não terá base para o mercado te acolher.
O mercado paga pouco, para quem está iniciando, mas após 3 ~ 5 anos de experiência, salários acima de 4k começaram à aparecer.
Acredito que boa base em um conjunto de tecnologias somada a boas experiências lhe dará grandes oportunidades.

Ricardo Paiva
4

Não conheço nenhum bom programador que não esteja bem empregado. Se você é bom tem muita vaga boa com bons salários, se é ruim tem muita vaga ruim com péssimos salários, mas mesmo assim ainda tem bastante vaga.
Quer pagar poucos impostos? Simples Nacional… quer comodidade? CLT… quer ganhar em dólar? tem muita vaga gringa para quem manja inglês…
Sinceramente ainda não vi crise em TI, que está sendo um dos poucos setores da economia que cresceram, mesmo na crise.
Aliás, crise gera redução de custos que inclui aumento de automação e investimentos em TI
http://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2016/01/mercado-de-tecnologia-da-informacao-deve-crescer-26-em-2016-aponta-idc.html

Clayton A. Alves
5

Se você está faturando em média R$ 1500,00 por mês, você está cobrando errado e é por sua culpa que o mercado está tão prostituído.
E essa área está cheia de pessoas despreparadas que não correm atrás de se aprimorar para merecer um salário justo.

Renan Colebrusco
6

O único ponto em que concordo é o do salário. Realmente as empresas não estão pagando o que vale um programador ou qualquer outro setor de tecnologia. E no fim é só buxa para resolver e pouco espaço para a criatividade.

Robson
8

Bom, não sou programador, porém durante meu curso propus a aprender. Infelizmente não dei continuidade por conta de trabalhar dia todo e não ter tempo quase para fazer algo, investi em cursos mas não sei se não tive bons orientadores ou qual foi a falha acabei desistindo.
Hoje atuo e invisto em mim na área de infra de TI, devido a cidade ser pequena tanto quanto a mentalidade do CEO da unica empresa grande, continuo com esperança.
Mas achei este post muito revoltoso. Tanto fora quanto no Brasil há vagas e exigem se muito conhecimentos de qualquer área que seja. Se você não se atualizar, fica pelo caminho.
1 – Porque a revolta
2 – Você é apenas apaixonado por tecnologia ou atua, trabalha com ela.
3 – Apenas ouviu meia dúzia de profissionais frustrado, pois isso tem em qualquer área. Engenheiro, Informática, advogado. Em qualquer área irá encontrar pessoas insatisfeitas com seu trabalho, com salário etc.
Enfim, sair publicando qualquer item sem antes levantar fundos, pesquisar, entrevistar é um pouco que ousadia. Imagina eu apaixonado por medicina e falar que ser medico não vale a pena ou que você tem que ir para outro país para ser valorizado.
Todo país tem sua dificuldade, tem oportunidades e melhor reconhecimento lá em outro país na área de T.I, quem sabe, só estando lá para saber, dificuldades vão existir sempre.
Take care.

Diogo
9

Simplesmente discordo de tudo oq vc diz! Olha eu sempre fui auto didata, comecei a programar com 17 anos. Não serei arrogante de dizer que sou o melhor, mas sou bom no que faço pq eu amo oq faço! Já estou a 10 anos na área como programador e meu salário passa de 7k (ja faz uns anos que esta assim) . Então quando pensar em desestimular os novos programadores, faça isso na sua rede social e não aqui, um site público. Eu imagino a sua revolta, só de ver oq vc escreve podemos tirar o profissional que é!

Thenard
11

… É TENDÊNCIA – PREPAREM-SE !!!
Brasil é um país muito ATRASADO no incentivo principalmente desta área, e isto estamos carecas de saber.
A começar pela educação, formação, acesso a tecnologia, bons salários e principalmente no que tange aos impostos e leis trabalhistas. Tudo aqui (Brasil) é bem sofrível.
E quem trabalha com T.I. de uma forma geral sente muito mais, justamente por ter acesso as informações na ponta dos dedos. Portanto é natural a frustração ao comparar MERCADOS.
A época de OURO já passou… e daqui para frente é ladeira abaixo.
Há talentos… com certeza! – Dão até inveja… mas são exceções.
E claro que as empresas tiram proveito… É CRISE… É ONDA DE DESEMPREGO (12 Milhões), claro que o mundo não gira ao redor de TUDO na área de T.I., mas a pressão existe e é exercida.
Acredito que hoje para poder se DESTACAR, é importante em paralelo ter algum um projeto pessoal ou social que envolva seu trabalho, com criatividade e inovação.
Engraçado como são as preocupações em cada MERCADO, lá fora o que mais se discute em futuro próximo de um PROGRAMA se tornar programador. SIM… O programa que PROGRAMA.
Análise… é outro papo… mas o FUTURO está aí… e mostra ao que veio.
E quanto a matéria, acredito que a REVOLTA do autor é pelo fato de que todos poderiam desenvolver suas idéias e inovações sem estar amarrado a uma empresa “X” ou “Y” e tendo maior independência para suas criações.
Pois de fato, pagar impostos abusivos… e ainda ser obrigado a pagar pela contabilidade – que neste caso QUALQUER UM poderia fazer… é complicado. Mas isto é Brasil.

Lucas
13

Acredito que sua informação sobre os MEIs está desatualizada. Favor verificar este documento do Sebrae/SP que comenta a (muito recente) lei complementar 147 de 8 de agosto de 2014, sancionada pela Presidente da República e em vigor desde de 2015.
Acesse a página de 26 no que diz respeito a mudanças que afetam os Microempreendedores Individuais.
http://www.sebraepr.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae%20PR/Arquivos%20gratuitos/WEB_Lei_Geral%20das%20MPE_LCE123_2006%20(2).pdf
Você pode acessar o texto da lei propriamente dia também. Embora seja uma leitura mais pesada.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp147.htm#art1
Deixa esse pessimismo pra lá e bora exercer a nossa profissão com dignidade.

Miguel
14

totalmente errado se vc acha q vc é programador. Cara tds os que trabalhamos em TI e ainda como Programadores trabalhamos porq curtimos td o q podemos fazer desde uma página em branco, um bom programador não é aquele q faz um programa por dinheiro,, o programador de qualidade é aquele q além de valorizar a qualidade de trabalho dele frente a qualquer empresa é tmb aquele q curte o q faz!!

Felipe
15

Me desculpe, mas vc é frustrado e acha que todos tb são. Tenho empresa em Florianópolis, incubada no parque tecnológico e com maior orgulho emprego 60 pessoas, sendo 1/3 programadores. O salário bruto + benefício mais baixo dos devs que sequer são formados é R$3k. Programador sênior eu estou pagando R$7k.
Sabe qual a principal barreira de entrada à minha empresa? Um teste de lógica. A segunda? Compatibilidade de Cultura e valores da pessoa. Se você está em crise assim, reflita, o problema pode estar em você e não no mercado.
Fui desenvolvedor por anos e tenho muitos amigos na área. Simplesmente não há desempregados e se o sujeito tem mais de 30 anos e ganha menos de 3k é pq é muito fraco.

Silvio - Veteranos da Estrada
16

Todos colocaram coisas pertinentes, tanto no texto quanto nos comentários. A questão é que os tais empregos de 7k ou são no estado (em ti, em geral, nas capitais) ou nas capitais, então não dá para comparar as diversas realidades em um só enfoque.
Quanto a ser empresário: bem vindos! Ter fama de explorador, careiro, tirano, caloteiro, sonegador e ainda por cima ter de viver na corda bamba.

Rafael
18

Meu caro, creio que cometeu um equívoco, a área de ti está sim com bastante oportunidade, R$2000,00 pra quem recém saiu da faculdade não é nada ruim, tem profissão que recebe muito menos. E na minha opinião o que falta é mão de obra qualificada, pois os melhores saiem do país.

Hecton
19

Quanto drama!
Se está reclamando de pagar contador agora, fico imaginado quando tiver um bom produto e precisar contratar pessoal qualificado para vender e desenvolver em conjunto outras soluções e então assim, aumentar a empresa e pagar mais impostos.
E outra, não precisa sair do país para trabalhar fora, assim como muitos (eu me incluo), trabalha remotamente, mas antes precisa ao menos deixar a preguiça de lado e aprender um idioma.
Pare de chorar e trabalhe!

Antonio Carlos Nunes Junior
22

Colega, você se limitou pra caramba em, vai desenvolver software estimando ganhar só 1.500 por mês? Melhor então vender picolé, vai se dar bem, eu toco minha ME e está indo muito bem e prefiro pagar tudo pelo simples, pago sim o contador para emitir guias pra mim, enfim, tem que fazer a economia girar, para de pensar pequeno e veja as possibilidades maiores, e MEI o ganho é muito baixo.

andreson
23

Frustrado! E a palavra que define a pessoa que escreveu esse post, sem noção alguma de mercado ou trabalho, falando abobrinhas pela internet, tomara que não influencie nenhuma pessoa que está iniciando na areá com esse monte de mentiras.

Anselmo
24

Me fala um salario de 2k pra quem saiu da faculdade, não falem asneiras. No máximo vai conseguir trabalhar de suporte e ganhar 1100 a 1500. Vejo muito empresário ai nos comentários, mas a realidade de recém formado é péssima. Você olha o mercado e pra esta mera vaguinha de suporte exigem o mundo de conteúdo.

Rafael
25

Estranho, mudei de área esse ano, tenho 24 anos e me apaixonei por tecnologia agora, e vou ser efetivado ganhando 5k…(atuando a 4 meses no mercado).

Yuri
26

Oloko que drama hein meu jovem. Não sei aonde você mora, mas aqui em SC em um raio de 70km de onde eu moro tem uma gama muito grande de vagas em TI que pagam muito bem para programadores Junior(coisa de 3k~5k), imagine um Senior. Esse artigo está parecendo mais a vida frustrada de alguém que mal procurou emprego e já foi tentar a vida como empreendedor sem ter um tustão, lastimável.

Sergio
27

A prova de que o autor está certo é a quantidade de donos de empresa ou de cursinhos (ou seriam apenas idiotas uteis?) falando bobagem nestes comentários.
1. Não existem vagas sobrando
2. Os salários são uma bosta
3. Não há incentivo para criatividade, você é apenas um robozinho programado através de uma metodologia tosca qualquer, que tem de gerar lucro para a empresa
4. O cara acha que 3k~5k é “pagar bem” kkkk

Paulo
28

Então… Muita gente falando de emprego, CLT, coisa e tal. Faltou falar de concurso, hehehe.
Na minha opinião somos um país de concurseiros e não de empreendedores. O que nossas startups mais fazem é pegar uma ideia do exterior e implementar no Brasil. Certa vez passou uma série de reportagens no jornal da globo onde uma delas revelou que o nível de inovação no Brasil beira o nada. Espero que tenha melhorado.
Seria interessante uma facilidade em ter um CNPJ, emitir nota fiscal, fazer tudo conforme a lei. Uma facilidade para primeiro você começar a ganhar dinheiro e depois começar a ter o governo como seu sócio, hehehe. Sem falar que teria muito mais gente recebendo de forma oficial.
Reportagem que mencionei
especial.g1.globo.com/jornal-da-globo/startups

Menttor
29

Trabalhei em empresas pequenas médias e grande. Já perdi muita vaga por utopias e crenças sem fundamento nas dinamicas de RH. mas quando tinha prova, eu passava. Outra coisa são parentes de funcionario internos que são protegidos e ganham up nas empresas. Cunhado do gerente passou a ser senior em virtude do tempo de empresa, mas não tem lógica boa, não sabe POO e afins. Fui demitido dessa empresa, segurei as pontas com meu acerto e seguro desespero, abri um mei como “EDITOR(A) DE LISTA DE DADOS E DE OUTRAS INFORMAÇÕES”, não deu 3 meses mudei meu enquadramento. Hoje faturo 580 mil por ano. 2 anos de empresa e o cunhado do gerente não ganha nem 7 mil por mês, a empresa deles passa por um momento critico por má administração.

MARCOS AMMON
30

Desculpa, mas pagar uma alíquota no simples de 20% e ainda achar bom ?!?
E ainda por cima num mercado prostituído, eu não posso onerar os meus clientes demais ou eles vão para o concorrente da esquina que cobra tão baixo que não é possível que ele não esteja sonegando impostos.
A lei tributária é injusta para com aqueles que querem trabalhar honestamente com Desenvolvimento de software, a verdade é essa.

Daniel Scianni
31

Meu caro, sou Analista Programador e fui MEI por 1 ano e meio, ao mesmo que desempenhava a mesma função em uma empresa. Tirava de 7 a 10K/mês nessa época somando as duas funções, e não trabalhava tanto assim.
É justamente o que você falou: estamos no Brasil! O país das “brechas”, seja nas leis ou regulamentos. Pesquise e vai achar vários programadores que são MEI’s, porém enquadrados por exemplo em “Editoração eletrônica de dados…”. Além de tudo eu ainda tinha acesso ao site da Nota Carioca, para emitir NFe aos clientes. Acabei fechando o MEI por falta de tempo, mas nunca tive problema algum.
Enfim, discordo de grande parte deste post.

Cassius
32

Sou contador, não sei se a realidade do mercado de TI é o que você relatou, mas te afirmo seguramente que o empresário que encara o contador apenas com despesa, não sai do lugar. Vou citar apenas algumas coisas que o profissional contabil poderia te ajudar:
1 – Controlar seu capital de giro e fluxo de caixa
2 – Determinar sua situação econômica real
3 – Auxiliar na formação de preços (pelos comentários, você desconhece o preço da sua hora de trabalho, custos fixo e variáveis e cobra aquém destes valores para no final, como você mesmo disse, tomar bucha.
4 – Realizar um planejamento tributário
5 – Buscar o aproveitamento da sua empresa em incentivos federais, como a Lei do Bem ou Lei da Informatica (Assossiando seus serviços com grandes empresas enquadradas)
6 – Auxiliar na gestão de recursos da sua empresa, para que haja disponibilidades em momentos de crise ou poucas vendas.
Vou parar por aqui, mas digo para abrir sua mente para as possibilidades. Entretanto, se contratar um profissional contábil emissor de guias, com honorários de 100 reais, ele sempre será um mero emissor de guias.

Raphael Oliveira Neves
33

Discordo completamente do seu ponto de vista. Existem inúmeras vagas na área de TI disponíveis no mercado de trabalho. Não tem vaga pra quem está acomodado esperando as coisas acontecerem de forma milagrosa. A partir do momento que o profissional se prepara para o mercado de trabalho, seja por certificações, cursos de extensão, técnicos, entre outros, este profissional está apto a negociar um salario compatível com suas habilidades. Caso contrário, realmente sobrarão somente as vagas “ruins”.
Vejo um viés de frustração muito grande no seu artigo, e penso que isso é muito perigoso para formação de opinião de outras pessoas que buscam entrar neste mercado. No fundo, até que concordo com uma palavra ou outra, como por exemplo, o fato de não ter um item específico para desenvolvimento de software no MEI.
No meu ponto de vista, a verdade é que o mercado de TI está exigindo cada vez mais nas vagas ofertadas e almejando pagar cada vez menos, porém, isso é mera culpa dos próprios profissionais de TI, afinal de contas, é muito mais barato para o empresário pegar um profissional recém formado e pagar a metade do que pagaria para um pleno ou sênior. Contudo, certamente prevalece a lei da necessidade. Tenho certeza que existem cargos bons para os que são bons! A diferença é: será que o profissional que deseja um salário CLT de 8000,00 está se preparando para tal? Ou será que este mesmo profissional almeja alcançar um salário bacana sentado no sofá, com horas de vôo na Internet? Veja, não estou dizendo que está fácil, pois não está! Mas também não está esta penumbra que mencionou.
Forte abraço.

Leandro
34

Muita gente criticando o autor. Mas ele está certo. Toda essa balela que se vende de milhares de vagas disponíveis e o MEI desestimulam quem tá começando.

Jair Fonseca
35

Olha, o autor está certo.
A MEI deveria ter a opção, sim, para programador.
E se o faturamento aumentar, ele se adequa para Simples Nacional.
Não tem problema, você pode fatura até 1 milhão em MEI, só que desenquadra
automaticamente.
Ele está certo, o programador tem que se matar de trabalhar, até de madrugada,
para entregar as coisas. Ninguém valoriza. Não vai valorizar.
Todos querem apenas saber de ganhar seu dinheirinho.
O programador que se lasque.
Outra coisa, o governo, encontrou um idiota para fazer tudo que ele quer.
A fazenda pública, os ministérios, exigem demais e não indenizaram os progra
madores por conta de tanta cobrança.
As exigências, de Obrigações, com multa e prazos?
Principalmente na área tributária, pessoal e contábil.
Sintegra, NFe, PAF-ECF, TEF, Sped, Legislação tributária, Trabalhistas.
Secretária da Fazenda, do Estado, Federal, tirando o coro dos programados.
É MUITA RESPONSABILIDADE.
E NÃO PAGAM INDENIZAÇÃO NENHUMA.
É escravizar, enquanto outros, com menos responsabilidade ganham muito mais.
Vocês deveriam eram juntar-se e pedir uma indenização milionária pelos
serviços prestados de graça para o governo.
Duvido que esses que não reclamam, programam.
Querem é contratar de graça programadores para eles.
Querem é criar mais e mais iludidos com esse área que escraviza.
É ótimo programar, mas fuja de softwares com exigência do governo.
Deixe bem claro para o cliente, governo entrou pelo meio, exigindo isso,
exigindo aquilo, caia fora.
Nunca chame para si, como sua obrigação. E viva melhor.

Programador Jr
36

Moro no Maranhão considerado uns dos piores estado do Brasil pela mídia, e to trabalhando como programador Jr á quase 4 anos em uma empresa recebo R$ 2,172 de salario e agora comecei a fazer faculdade kkkk (eu tambem acho que eu recebo pouco mas ate entendo é poque não tenho formação), to empregado, cara falou muita besteira no post.

Wagner Capano
37

1500 reais é pouco para quem trabalha com desenvolvimento. Um profissional de TI de verdade não se sujeita a um trabalho desses por tão pouco. Mas se o país já estiver nesse nível mesmo, talvez seja melhor sair e trabalhar de atendente de telemarketing no Chile, onde pagam mais que isso por 6 horas de trabalho e o custo de vida é muito menor que o daqui.

Andre
38

Olha.. sinceramente estou pensando em ser autonomo para trabalhar com desenvolvimento e ate abrir uma empresa disso..
Li essa materia e tive um desanimo total, mas sinceramente foi os comentários que me fizeram voltar no lugar e continuar com minha ideia.
De verdade? Para de para falar so de problemas (e exaltar todo esse pessimismo) e comece a dar mais dicas, falar mais das soluções, formentar e disseminar mais a ideia de ir pra frente e nao ficar choramingando pelos problemas. Nossa area já não tem tanto reconhecimento assim (que esta mudando muito o cenario) e se vc fica colocando ideias desanimantes nos futuros programadorea, ai que acaba com resto!
#ficaadica

Léuu
39

Bom, estou na área a 10 anos e atualmente estou ganhando acima da média de desenvolvedores sêniors (mais de 9 k mês). Não concordo com o post e tenho algumas dicas para futuros desenvolvedores não se frustarem.
1º: Se você quer dinheiro ou oportunidades, óbvio que você terá que morar em uma cidade pólo de tecnologia. Caso você não esteja disposto a isso e mora em alguma cidade pequena, você encontrará poucas oportunidades e será muito explorado quando encontrar uma, além de não ser nada garantido, ou seja, é furada.
2º: Isso é fundamental: Desenvolver sistemas não é para qualquer um, é quase que um dom (isso é sério). Não digo que exige um nível de intelecto alto, mas exige muita paciência para aprender como solucionar problemas, muita dedicação em lidar com muitos erros e novos conhecimentos. Isso significa fazer muitos sistemas inúteis quando se está aprendendo.
3º: (Dica de ouro) Nunca fique mais de 3 anos em uma empresa… a não ser que você tenha um salário alto ou outro detalhe que vala muito a pena, pois você terá várias perdas de lidar com novas tecnologias (têm programador júnior que me destrói com novas tecnologias por causa disso), e seu salário nunca vai acompanhar o mercado então você perde dinheiro nessa brincadeira.
4ª: Nunca ache que você ganhará bem antes de pelo menos 6 anos de experiência (talvez tenha sorte).
No mais, acho que o Brasil está engatinhando no que se refere em tecnologia, mas está indo muito bem pois mesmo com nossos problemas políticos e econômicos conseguimos dominar as principais tecnologias usadas mundialmente, exportar tecnologias brasileiras, exportar profissionais… por isso que profissional de TI brasileiro não fica desempregado no exterior. E tudo isso em uma quantidade de tempo e dinheiro muito menor do que países “riquinhos” que investem pesado em tecnologiaa muito tempo.

Tiago
40

Não concordo. O mercado é competitivo, não é fácil se colocar e conquistar uma estabilidade financeira e profissional, porém existem muitas vagas e salários bons ocupados por excelentes profissionais que deram duro pra chegar lá. Então ao invés de dizer que não dá, tenta ser melhor que esses que deram duro que com certeza terá uma boa chance. Só concordo com a parte de que o mercado fora do brasil é muito mais chamativo. Se tiver oportunidade e coragem tenta essa.

claudio
41

Se você é apaixonado por programação , você ta querendo fazer o diferencial , emprego é apenas para adquirir experiencia. Nunca dependa do seu emprego , cria coisas novas não espera a NASA criar , faça você mesmo afinal somos programadores.
Podemos criar um sistema com inteligencia artificial.
Podemos criar um site que realmente ensine o Ingles e outros idiomas
Enfim podemos criar tantas coisas , basta usar a imaginação e o conhecimento PORRA!!!

gustavo
42

Todos os que estão criticando o autor são idiotas. Dizem que há vagas e oportunidades para ganhar como programador ganhando 7 mil depois de uns 2 a 5 anos de experiência. Mentira! Vamos aos fatos porque eu fui programador e sei como é o mundo:
trabalhei na politec em goiânia por 18 dias. O RH não entrou em acordo com o arquiteto do projeto. O arquiteto permitia que todos tivessem acesso à internet, menos eu. Eu não vou decorar documentação completa de java, javascript, jquery, struts, ajax, e outros frameworks que eles utilizavam em um só sistema, então não tinha como eu programar;
depois fui para brq em curitiba. Tinha que programar casos de uso para o itaú e hsbc: salário de 1200 bruto;
depois fui para schäffer em são josé dos pinhais, programar em java, sql, shell scripting, javascript e tudo mais que eles precisavam. Salário bruto: 1800. Em nenhum desses empregos havia programadores ganhando mais de 3000 bruto. No hsbc IT em Curitiba, nenhum programador ganha mais que 4000, nem o melhor da época lá, o mais antigo.
Desde antes da politec eu já tinha inglês NATIVO, bacharelado em ciência da computação, disponibilidade para viajar a qualquer hora por qualquer tempo necessário, e certificação da sun em programação java de 2009. Nada disso me deu um salário nem de 2000.
Tentei abrir empresa, mas não adianta: pessoas que precisam de produtos vão procurar fábricas de software.
Supermercados vão procurar empresas como sigacred. Como eu vou convencer um hsbc, itaú, ou outra empresa a contratar o meu serviço em vez do serviço de uma empresa gigantesca de software, como brq, stefanini, tivit, politec…?
A realidade é que profissionais de TI ganham muito mal no brasil, são os mais explorados.

Thiago
43

Realmente é frustrante e o autor tem sim razão.
Imagino que todos que estão falando que está mil maravilhas o mercado, talvez devem ter se formado há pelo menos 5 anos e entrado no mercado na mesma época, sendo esta a que mais contratou. Ou seja, deu tempo de ganhar experiência, já que não exigia nessa época nem inglês básico.
Para quem se formou recentemente e está tentando entrar na área, simplesmente não há oportunidades. O fato ainda se torna mais evidente quando o sujeito é pobre, fez uma faculdade com todo custo e não teve como tirar certificações, fazer curso e etc.
É hipocrisia maior ainda falar que é só ter conhecimento, não precisa ter uma caral…ada de cursos no currículo.
Não importa se você é um autodidata que aprendeu Java, C, C#, HTML, CSS, Java Script; não há oportunidade para quem quer entrar no mercado.
Afinal, como vi nos comentários, vai muito de indicações. Conheci um monte de inútil na faculdade que só pegava DP, ia pra barzinho, não sabia nem o que era POO, e hoje tá empregado na área.
O problema não é ganhar pouco inicialmente, o problema é não ter oportunidade!

Al San
44

Governo Temer fez degringolar de vez algo que já não estava promissor: o mercado de TI.
Discordo plenamente de quem criticou negativamente o post.
“Empresas de TI” querem aliens, e não programadores capacitados. Sei que bons programadores estão empregados, isso é lógico; mas não podemos negar que o mercado de tecnologia é defasado e desvalorizado, pois falta mais incentivo interno e externo. Se uma empresa hoje abre vaga para “Analista Sênior” por exemplo, um p*** profissional, com um currículo digno de dar a volta no planeta, mas muitas vezes não é contratado, pois tem “o filho/sobrinho ou o cunhado do dono” ocupando a vaga, muitas vezes sem capacitação suficiente, o famoso Q.I(Quem indique). E quando é, precisa aceitar um salário de $2000 a $2500, o que acaba desmotivando muito a busca por se capacitar.
É difícil ver o copo meio cheio assim, mas melhor não perder as esperanças. Caminhemos firme nessa luta!

Netto
45

Uma boa reflexão sobre o assunto. Eu concordo que o mercado de TI é bom, mas no Brasil esse mercado ficou promíscuo. Um estagiário de TI, aqui, tem que saber programar como um profissional Sênior mas recebe como aprendiz. Já percebi até oura categoria na hierarquia da profissão, que é Estagiário Sênior.

Melissa
46

Nossa, eu também tenho a mesma percepção.
O autor esta meio que pra baixo, mas também não é bem assim (esta maravilha) que estão dizendo os comentários contra o autor.
Estava vendo as vagas de emprego na área de TI e reparei que eles estavam selecionando um expert em tudo (conhecimento em muitas coisas) para uma vaga de técnicos/estagiários/aprendiz com salário de diarista (com todo o respeito as diaristas). Sinceramente, os cursos bons são caros, exige horas e horas de dedicação, disponibilidade para estudar, sem falar do inglês técnico mínimo que é necessário para um bom desenvolvedor entre outros. Acho que as empresas não precisavam exigir tanto conhecimento de uma pessoa na hora de contratar e pagando muito pouco ou então que remunerassem de acordo com que estão pedindo. Todos nós sabemos que temos que atualizarmos constantemente para continuar no mercado de trabalho, isto é custo, tempo, dedicação.

Sebastião Velasquez
47

Quanto ao sistema de impostos eu pergunto os R$ 1.000,00 reais ganhos por um desenvolvedor tem um poder de compra maior que os mesmos R$1.000,00 reais ganhos por técnico em manutenção, se não por que a diferença na tributação? Afinal deve-se pagar impostos sobre o que efetivamente recebe pelo serviço prestado ou pela atividade que se desenvolve?

Gustavo
48

Prezados(as), o que foi dito é um fato! Muitos comentários aqui dizem que existem muitos empregos sim e um senior pode ganhar até 7000,00. Vocês acham que isso é um bom salário para um ótimo profissional que precisa investir o tempo todo em estudos? Sou engenheiro e adoro programação, mas decidi não seguir esta área justamente pelas dificuldades encontradas. Os empregadores pagam muito mal, e para empreender é necessário muito investimento. concordo com o autor, siga outra área que ganhará o mesmo com muito menos esforço. e se gostar de programação, faça-o por hobby…

Matheus Gutierrez
49

Os caras querem que um iniciante saia ganhando mais de R$1500 com seu negócio. Ou beberam umas boas antes de comentar, ou não conhecem a realidade.

Jefferson
50

Gostaria de ver os dados numéricos que levaram a conclusão do artigo.
Caso contrário para mim é somente a opinião isolada de uma pessoa sem nenhum fato jornalístico ou científico.

Junior
51

Realidade: Falta vontade politica, é óbvio, uma vez que políticos corruptos utilizam empresas de TI pra lavagem de dinheiro publico.
Problema: Utilizar da atividades de TI pra lavagem de dinheiro publico.
Solução: é limitar ! É possível incluir a atividade na MEI limitando o tamanho e tempo de projeto, feito isto automaticamente estará limitado os valores dentro dos limites da MEI.
Observações: Atividades de TI não custam rios de dinheiro, os profissionais de TI que ganham seus 3 SM que o digam ! Então é crime, empresas se utilizarem desta atividade pra justificar superfaturamentos nas Licitações Publicas.

ninguem
52

tenho 16 anos, queria seguir essa carreira porque eu gosto muito desse tipo de coisa, mais depois do post e dos comentarios estou desanimado.
Por exemplo como assim ganha 1500 apos sair da faculdade? ISSO É RIDICULO!, Conheço pessoas que ganham muito mais que isso sem faculdade e sem curso, e cada vez evoluindo em questao ao salario(nao sao programadores).
Ai você se fode ANOS na faculdade ,se esforca,estuda, provavelmente trabalha para pagar a faculdade,e no tempo que sobra estudar mais ainda(provavelmente e o que EU iria fazer), e quando sai tem esse salario de merda, é claro se encontrar um trabalho,kkkk.
Voce pode ate falar que daqui uns 10 a 15 anos eu conseguiria um salario bom, MAIS POR ACASO, VOCE FAZ IDEIA DE QUANTO TEMPO E ISSO? e quase o tempo da minha vida INTEIRA
estou bem desanimado com essa questao, se voces poderem falar algo que me anime dnv, eu to ai.

Lucas Felipe
53

Discordo totalmente, é só você abrir qualquer site de emprego, e procurar por programador, existe uma imensidão de empresas contratando, e com salário de 2500 pra cima, vaga para programador é o que não falta, o que falta é gente capacitada de verdade

Henryque
54

Quer trabalhar por conta, vai para o Paraguay simples, embora lá não tenha vaga formal de programação ou pouca requisição de trabalhos de programação, você consegue abrir uma micro empresa e consegue prestar serviços para o Brasil, EUA e etc.. Se você é freelance, não precisa falar que está no Paraguay é só ser bem conhecido na comunidade que resolve. E mais no Paraguay tem baixos impostos e até incentivo para abrir micro empresa e é fácil tirar cidadania, também de que quebra o custo de vida é barato, ou seja, mesmo que você não queira fazer muito dinheiro ainda dá para viver bem, com 1500 RS no Paraguay, desconsiderando claro, compra de tecnologia dá para viver tão bem quanto uma pessoa de 4000 RS no Brasil, claro que dá para ganhar mais de 4000 e em dólar inclusive se tiver muita experiência e conseguir muitos trabalhos para freelance internacional. De quebra lá você tem produtos baratos, duvida da qualidade! Importa dos EUA para lá, você só paga 1% de imposto e além do mais a energia é só 10% do preço da do Brasil (o Brasil compra energia do Paraguay também). Se não suporta o Brasil mais (assim com eu) e não tem condição no momento de ir à um pais de primeiro mundo como EUA, Canadá (não recomendo trabalhar com programador na Europa), faz este esquema. Eu estou no momento trabalhando no Brasil, só para ganhar experiência, mais depois que estiver experiência suficiente em programação vou tentar o Canadá, mais se não consegui de primeira vou fazer este esquema, muitos empresários faz, inclusive a maioria que vende produtos eletrônicos no Paraguay são do brasileiros pesquisa “Atacado Games” para ver. Abraços. Lembrando que se for escolher entre morrer ou passar mais de 3 anos no Brasil eu prefiro morrer!

ciro augusto barboza
55

Nossa fiquei meio desanimado já fiz 4 cursos de linguagem de programação to cursando bacharelado em engenharia de software, gosto dessa área né possível que daqui 3 anos vou ganhar 1500 conto kk k mds.

Daisa
56

Sou uma mulher, tenho 29 anos e quero começar aprender programação agora! Mas já atuo na área de TI. É triste procurar ler coisas que te deem “conselhos” de como começar, e ler uma postagem como essa.
Mais triste ainda ver que tem gente nova lendo e dizendo que está desanimando. Pelo amor de Deus, não façam isso por ler algo assim.
Dias atrás eu li um caso de um senhor de 60 anos que atuava como caminhoneiro e por problemas de saúde, teve que parar. Ao se aposentar e ficar em casa no tédio, resolveu mexer e se aprofundar no computador. Hoje ele representante de não lembro o que, e é um puta programador.
Mas em todo caso quem quiser desistir fique à vontade, terão mais chances da minha pessoa conseguir emprego. hahaha Brincadeira!
O difícil é só questão de opinião e persistência. Eu amo programação, e esse post me desanimou no começo, porém agora me deu mais vontade ainda de provar para mim mesma que desistir é fácil, eu quero o difícil para assim saber que dei valor e sou realmente boa.

Pablicio Miranda Pires
58

A minha opinião é que exigem muito conhecimento sobre várias tecnologias pra tão pouco R$$$$$$.

Cadu
59

O POST é antigo mas acho que vale ser comentado, afinal de contas muitos jovens programadores caem nesses posts. Eu não sou tão jovem de idade mas tbm comecei como programador freelancer a pouco tempo.
Sinceramente, a única coisa com a qual concordei aqui é que pagamos impostos altos e que o processo para se regularizar como empreendedor é muito burocrático. Mas como todo brasileiro, eu não deixo isso me abater.
Existem sim muitas vagas para área de desenvolvimento, muitas vagas boas e muitas vagas ruins. Se vc for bom, irá conseguir uma boa vaga, se for ruim, não irá conseguir. Eu posso dizer isso por experiência própria, afinal de contas, antes de decidir me tornar um freelancer, tentei diversas vagas em empresas boas, mas eu não estava no nível que elas queriam. Simples assim, sem medo nem vergonha, pois o fato de não estar no nível que elas queriam, não significa que eu nunca estarei!
Já as empresas não tão boas assim me deram oportunidades, mas por um salário difícil de aceitar. Elas estão erradas? Na minha opinião não, afinal de contas não sabemos as dificuldades que essas empresas podem estar passando. Acho válido existir esse tipo de vaga, pois para um recém formado, a experiência adquirida será muito mais recompensadora e certamente irá permitir que o profissional continue crescendo para um dia tentar uma vaga melhor.
No meu caso, como eu disse, já não tenho mais idade para tentar vagas de estagiários. Pura e simples matemática, eu preciso de mais dinheiro e ao longo dos anos adquiri experiência em outras áreas que não posso simplesmente deixar de lado. Como por exemplo a habilidade de vender meu peixe de cada dia.
Por esse motivo, deixei de correr atrás de vagas de emprego como desenvolvedor e comecei a correr atrás dos clientes dessas empresas, comecei a oferecer serviços e produtos que eu sabia que não eram oferecidos de forma satisfatória. Comecei a desenvolver soluções de sistemas pequenos, porém com um custo menor do que é cobrado pelas empresas maiores. O resultado disso? Simplesmente não preciso mais concorrer a nenhuma vaga.
Com o tempo, adquiri mais experiência como desenvolvedor e hoje já tenho alguns clientes fixos, empresas de pequeno porte, que geram uma renda mensal fixa por pequenas soluções que vendi e também por customizações e desenvolvimento de novos recursos.
Ou seja, para aqueles que sonham com uma vaga em uma grande empresa, comecem por onde for possível, mesmo que o salário não seja grande. Afinal de contas, quem disse que vcs são tão bons assim? Se são tão bons, pq as não estão nas grandes empresas? Elas não oferecem vagas? Sim, elas oferecem. Quando oferecem, elas pedem muitos conhecimentos? Sim, pedem, mas é o que as tornam empresas grandes não é?
Já para aqueles que decidirem seguir o caminho do empreendedorismo, realmente o caminho não é fácil. Vcs vão gastar dinheiro com impostos e contadores, mas esse gasto já existe em um emprego CLT, só que vcs não enxergam… Ainda sim, nessa modalidade, quem define seus ganhos é vc, não tem pra quem reclamar, se vc ganha mal ou muito bem, a culpa é sua rsrsrs. Os clientes podem até não pedir que vc conheça um milhão de tecnologias, mas é pq ele já acha que vc conhece tudo de tecnologia KKK.
Ainda sim, é gratificante ter o controle sobre sua vida, seus horários, seus ganhos e até seus prejuízos. Não reclame de pagar um contador, ele está lá pra te ajudar. Não reclame de ganhar mal, pois é vc que negocia seu ganho… Se o cliente só pode pagar 500 reais por mês, ótimo, negocie com ele. Quantas horas por mês vc pode dedicar para ele por esse valor? Aproveite o tempo restante para obter mais clientes, faça um contrato onde vc possa utilizar o sistema feito para outros clientes, dessa forma vc irá reaproveitar o trabalho barato, para maximizar seus ganhos.
Bem, eu poderia passar a noite toda falando sobre esse assunto, mas nem sei se alguém vai ler. Caso leiam até o final, deixarei aqui a cereja do bolo: Eu amo trabalhar como desenvolvedor de software, isso é o que me motiva, eu faria isso de graça, só cobro pq preciso comer e pagar as contas no final do mês. Então jovens gafanhotos, não mudem de área, considerem até trabalhar para outros países, mas se vcs gostam dessa profissão, não deixem que frustrações alheias estraguem seus sonhos e lembrem-se que desenvolver software independe de vagas como CLT ou PJ, empresas boas ou ruins, bons clientes ou aqueles caloteiros. Existem oportunidades para todos, e em todos os momentos da carreira.

Marcio
60

Tenho uma empresa de informatica e trabalho na área de infraestrutura à 17 anos. Estou planejando me dedicar somente a programação em modo freelancer. Não tenho uma vasta experiencia, mas aprendo com certa facilidade as nuances tecnológicas. Já programo em C#, VB, Shell Script, SQL… mas não comercialmente. Lendo o relato do nosso Colega, fiquei com pé atras, pois tenho 46 anos e não tenho tempo para testes infrutíferos. Espero que seja somente frustração da parte dele, pois se realmente o senário estiver sombrio como ele disse, não dá para arriscar.

Carlos Hickinsky (3991)
61

De novo eu me deparando como esse post, dessa vez vou ter que comentar:
Moro em Curitiba (veja que não é uma cidade muito grande), no meu primeiro emprego de atendente tinha um programador na equipe não fazia p*rra nenhuma, tinha um DBA mais preguiçoso que o primeiro,
no outro setor um time de 3 programadores pra resolver problemas corriqueiros pra quem manja, o menor salário com ctz era 2.500.
Eu mesmo já vendi software sozinho e ganhei grana, depois consegui emprego com aux. fazendo site e um pouco de carga/descarga produtos,
hoje estou como programador oficialmente em uma empresa, tenho que suplicar pra trabalhar o povo é muito lento, me dão uma tarefa pa-pum ta programado, salário massa,
tem uma analista vagaba que não faz nada (ta terminando superior) e tai ai quase na faixa dos 1.800! (pra quem não faz nada ótimo!)
sai daaaaaaaaaaaaaaaae cara que escreveu esse post, tá é fácil demais p/ essa montoera de programador vagabundo no Brasil, isso que aqui é CTBA imagina em cidades maiores,
post paiaaaaaaaaaaaaaa

Leonardo
62

Eu concordo com o POST o governo nos cobra uma taxa altíssima é desanimador trabalhar como pessoa jurídica e no final os ganhos são somente um pouco mais de liberdade em relação ao CLT.
O país desgraçado este Brasil.

Julio Cezar
63

Discordo completamente em relação as vagas disponíveis no mercado, eu no terceiro período da faculdade já conseguir um estágio de Analista de sistema e suporte, e ganho 1000 conto para fazer nada, as vezes da até tédio, passo 80% do meu estagio estudando as disciplinas da faculdade e aperfeiçoando meu atendimento. Participo de vários grupos de programação no Face e no Whtas, surgem varias vagas diariamente para programadores júnior em php com salario de 2 a 3 mil por mês, vagas de estágios com salario de até R$1200. O`que realmente falta são programadores dedicados em uma linguagem especifica ( Isso me inclui, conheço varias linguagens mas não domino nem uma). Pelo menos na empresa que trabalho, os chefes não gostam dos funcionários faz de tudo, preferem os especialistas, percebo isso também nas vagas que encontro.

Guilherme Silva
64

Realmente quem domina uma linguagem que é fortemente utilizada no mercado encontra mais oportunidades de trabalho, infelizmente nao sou do tipo de cultivar amizades e nao aprovo o tal QI, nas tres vezes que me indicaram resolvi nao aceitar as vagas por questao de orgulho proprio. Pois bem hoje domino C# em nivel pleno quase senior, sao 10 anos de experiencia em programação, ja tive frustraçoes com falta de dinheiro, tambem tive frustraçoes com empregos que me tratavam sempre como uma prostituta, mas me mantive forte todo esse tempo, tirando a divida de 80k da faculdade de engenharia + certificaçoes + treinamentos + assinatura de alura e devmedia considero q a area ainda tem retorno, basta trocar a fornicaçao, a familia e os prazeres nao nerds por horas e horas estudando e trabalhando. Hoje com 28 anos recebo propostas boas e ruins, cerca de duas sondagens de empresas por semana, tenho medo de um dia acabar as opçoes, mas sempre filtro onde quero trabalhar e quanto ganhar, mas na verdade me pergunto se vale a pena toda a desvalorizacao da area, mesmo que grande a empresa, inclusive por isso vim parar nesse post,,,, Uma dica que dou é, gosta de dinheiro e passear vire uber em uma grande cidade, empresa de ti pra jovem no “b” rasil é pra filho de rico que nao precisa se preocupar em comer enquanto semeia clientes. deixa agora eu voltar pra frente dos codigos que estou trabalhando pq ja sao 1 hora am e a entrega sera as 07am.

Daniel
65

Esse pessoal que acha que mil reais é um salario alto pra estagio e 1800 pra efetivo em pleno 2019… meu Jesuis.
Vamos lá, o salario minimo está quanto mesmo?
Um cara que controla empilhadeira tira mais de 4mil por mês. Um maitre de hotel chega a ganhar mais de 6mil, etc.
Trabalhando de garçom ou recepcionista voce consegue mais de 2mil, sem ter q fazer uma faculdade pra isso.
Nenhuma outra profissao vc precisa se atualizar e reaprender tudo o resto de sua vida.
Um exemplo disso? Cobol, Delphi, Visual Basic, Pascal. Logo mais Php, Javascript com o tanto d framework tosco que surge a cada segundo.
Ou seja: perca sua vida social para acompanhar o mercado, ou fique inutilizado.
Estagio? É facil arrumar. Vaga de junior? É facil arrumar. Mas vao parar por ai? Vão, porque acima disso é onde o bicho pega.
É facil quando seu salario nao tem q pagar todas as despesas do lar. E quando paga, vc nao tem tempo pra familia, apenas uma bela duma gastrite.
Mas quando chegar aos 30 e a agua bater na bunda, vai ver que o salario “bão” é bem mediocre.

Thiago Gomes da Silva
67

Tentei começar a trabalhar com T. I., mas pesei e, para mim, o custo/benefício não compensa. A dica real é: tem de gostar muito. Creio que não gosto o suficiente. Para quem gosta, peregrinação e sucesso!

MADC1993
69

Vou dar aqui minha opinião sobre esse artigo.
A única coisa que concordo realmente é a parte do empreendedorismo.
É praticamente impossível empreender no Brasil se você não for rico.
É pelo menos um milhão de reais no primeiro ano para abrir uma empresa de informática no Brasil, pois é preciso computadores, Software original, Windows Original, Ponto Comercial, Recurso dos Bombeiros, Impostos, pelo menos 3 funcionários que não te botem em apuros (coisa que é cada dia mais dificil de se encontrar), Secretária, Aprovação de Prefeitura, Banco e outros mais, os gastos nunca vão se justificar e o retorno financeiro dificilmente virá.
Na questão de ter muitas vagas ruins, faltar oportunidades e/ou não conseguir emprego por conta de mentalidade de pessoal de RH: Isso tudo é a consequência de um excesso de sobrinhos e pessoas muito ruins. Além da clássica pirataria de software (idolatrada pela grande maioria dos Brasileiros) e o ódio pela ciência do brasileiro médio e baixo.
Por conta de tudo isso, o ramo da TI (especialmente o da programação) está sendo centralizado para os grandes centros econômicos (São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis e Brasilia), e ainda assim não basta, você precisa se DESTACAR E MUITO.
Se você mora no interior ou no Nordeste/Norte (salvo Recife), faça um pé de meia para se mudar para São Paulo ou procure outra coisa para estudar (mesmo que momentaneamente). Não tem outra opção e não tem para quem reclamar. Nada vai mudar ou reverter essa situação.
Pro pessoal que tá indo pra faculdade mas mora no interior: Recomendo estudar algo no ramo burocrático como Economia, Contabilidade, Logística, Medicina e afins e no tempo livre aprender a programar. Quando tiverem condições mudem-se para os Grandes Centros Econômicos e a partir daí tentem migrar de área.
E não embarquem nessa de Freelancer e Home Office, isso é apenas para pessoas que tem mais de 7 anos de experiência profissional, não é para iniciantes pagarem as contas.
Se assim como eu você não tem condições de pagar todo o preço que citei acima, é melhor nem tentar ser programador (pelo menos por hoje).

Fabian
70

Eu concordo plenamente com vc.. a tigrada que te critica nos comentarios sao guerreiros do teclado, sao teóricos de internet, fãs de java, adoradores do linux, nunca trabalharam como programador por salario minimo.. eu me fudi a vida toda tentando ganhar dinheiro com programacao… e eu tenho trocentos anos de experiencia, sou caprichoso, perfeccionista, é perda de tempo.. vc ate ganha grana se atender alguma prefeiturazinha do interior, cobrar um aluguel acordado entre vc e algum gerente de T.I. que obviamente leva um percentual do aluguel.. mas o dia-a-dia de um programador é triste.. tem empresa que te deixa tomar um café por 15 minutos… tem empresa que regime é de 44 horas, e o salario.. puta q los pariu… eu com graduação, especialista e tal.. nunca ganhei mais de 2 mil por mês… qdo vc pesquisa vagas programador.. é tudo nessa faixa.. rarissimo empresa que pague mais de 3 mil… excceto em casos em que o programador é especialista no produto em si.. um software espeficiio.. a empresa fica com medo de perde lo e paga bem.. eu concordo 100% com tudo que vc disse.. parabens pela coragem.. nessa merda de país em que falar a verdade é feio.. vc foi macho!

Robson Pereira
71

Infelizmente, no Brasil, a concorrência está muito grande, a economia que estava finalmente voltando a crescer, começa a mídia esquerdista tacar horror na multidão e lá se foi o pouco que a economia conseguiu se recuperar. Se você é novo, não tem namorada, ou tem, saia do Brasil!!!!! Vá para o US e casa com a primeira americana. Casa com uma tragável, pega seu Green Card e seja Feliz. E se possível consiga um filho americano. Se me dessem essa dica quando eu tinha 18 anos, 19 , 20 eu seria uma americano feliz agora. E ainda de lambuja vai ajudar sua família toda. Esse país foi devastado pelo assistencialismo. Saia do Brasil!!!!!!! Case-se com uma americana, ou uma menina que ao menos tenha o green card.

NATHAN TOMAZ DE OLIVEIRA
72

Programação é estudo de médico e salario de gari, inicialmente é a pior profissão q já vi, felizmente melhora com o ganho de experiência e especializações, podendo chegar a 8k, q é mais q a maioria do brasileiro médio vai ganhar, mas os estudos são infinitos….

Eliseu
73

Eu trabalhei no Brasil, em cidades pequenas, em São Paulo, e também em Berlim e Sydney. Não há comparação. A não ser que você esteja trabalhando para alguma empresa de investimentos em São Paulo, esqueça (e mesmo assim vai ser foda porque o custo de vida em Sampa é absurdo). Estude inglês e vaze do Brasil. Dólar a 5,49, euro a 5,91, dólar australiano a 3,50. Faz muito pouco sentido trabalhar para alguma empresa brasileira. Se você é um bom programador, pode cobrar facilmente 50USD+/hora e ganhar mais de 50 mil reais por mês. Parem de perder tempo.

Jeferson
74

O cara em partes tem razão em outras é muita choradeira, a quantidade de vagas no Brasil pode ser alta mas as que pagam decentemente são poucas e já estão ocupadas, galgar crescimento nas empresas nem sempre é fácil e muitas nem vale a pena as vezes pela chefia, pressão e prazos, o grande fato que ninguém fala antes de tudo esqueça tecnologias certificações quem estiver fazendo uma faculdade busque primordialmente o Inglês o máximo que puder pois assim não irá ficar refém de nenhum país após isso esqueça esses cursos idiotas de pós, especialização ou mestrado tire alguma certificação nem precisa fazer isso aqui no Brasil pense sempre lá fora, não que será um mar de rosas mas comparado com o nosso Brasil com certeza será infinitamente muito melhor.

gustavo souz
75

Eu trabalhei na BRQ em Curitiba, como programador java. Ganhava, em 2010, 875.99, o equivalente a 1200 reais em 2020. Muitos pessoas más escrevem que programadore merecem ganhar mal e viver mal porque não têm um milhão de certificações ou quociente de inteligência de 1 trilhão. Isso é conversa fiada.
Todos os trabalhadores honestos merecem ganhar bem e ter uma vida decente, como são os garis e lixeiros da Suíça, de Liechtenstein, de Mônaco. Se funciona nesses países, por que não funciona no brasil? Porque empresas brasileiras querem semi-escravizar os trabalhadores.
Programadores ganham mal, e se existem alguns que ganham bem, é porque são indicados, não porque são superiores. Lógico que empresas e gestores de projetos sempre tentarão convencer os programadores que eles valem pouco porque querem explorá-los. Ao mesmo tempo, o gestor de projetos está vendendo o produtos que o programador cria por milhões a um banco ou a outra empresa, e ficando rico junto com os diretores da empresa de TI.

Altamir GF Silva
76

Parabéns pela coragem de postar! Parabéns a todos os que perderam o seu tempo precioso ao dar pequenas consultorias aos demais.
Para mim foi útil e agradeço a todos, pois ao ler o post e os comentários me animou um pouco mais. Me ajudou a tirar as minhas próprias impressões sobre o tema.
Investir em inglês é realmente imprescindível e procurar por marketplaces com para desenvolver pequenas soluções, extensões, seja para o meu país ou até mesmo para fora acho bacana. Acho que também ajudar o open Source pode ajudar a ampliar o acesso das pessoas e ficar mais reconhecido.
Valeu mesmo.

Alex
77

Estou meio confuso pois a realidade dos comentarios não é a minha. Falo ingles fluente e mandarin hsk4, era dev ativo em um projeto opensource e tenho 2 cursos publicados muito bem avaliados, um deles em competidores ate hoje, alem de um projeto pessoal que me rende cerca de 3k por mes, ate hoje não vi essa chuva de ofertas e salarios altos, e olha que sei o nivel dos programadores daqui, antes que venham falar que eu que sou “fraco”. Ao trabalhar no opensource, os caras vinham arrotando titulos, formados em redes nao sei o que e nao sabiam fazer um plugin baseado no basicão orientação a objetos tcp/ip e hooks, e muitos não sabiam nem a diferença de heap pra stack, viviam pedindo tutoriais pra dar pontapé inicial.

José Darci Rodrigues Junior
78

Não sei qual o intuito deste texto, se você quer desencorajar candidatos a serem programadores ou você quer eliminar concorrência…Só posso dizer com base na minha experiência de mais de 15 anos, no começo você ganha pouco mesmo, eu por exemplo no estágio fiz de graça, até pegar prática e aprender, durou 3 meses pra eu já produzir com a supervisão de um colega muito fera.
Depois disso eu comecei a caminhar com as próprias pernas…No começo você ganha pouco, conforme você vai estudando, fazendo cursos e praticando o que estudou, ganhando habilidades novas para resolver problemas cada vez mais complexos e que geram resultados financeiros, você começa a evoluir, de junior, vira pleno, continua estudando, resolvendo problemas , sendo rápido, se aperfeiçoando e aí quando menos se espera você vira um senior, isso pode durar uns 5 anos ou mais, depende só de você, quando você atingir esse processo de maturidade, conhecer orientação a objetos, utilizar frameworks com maestria, entender de design patterns e saber onde aplica-los, qual para qual situação, aí você não procura empresas, elas lhe procuram e não só do Brasil não, eu mesmo recebo convites internacionais, já recebi dos Eua, Portugal ,Irlanda, Canadá, Espanha… aí se você dominar o inglês o céu é o limite.
Mas se vocÊ quiser controlar sua carreira, realmente MEI a legislação não permite, mas você só deve abrir uma empresa se você tem um produto ou presta um serviço com qualidade e tem a certeza que vai resolver um problema de alguém e ser pago com isso, se vocÊ sai da faculdade e não tem experiência como vocÊ vai vender um serviço que não tem ainda competência (que só vem com o tempo, não tem jeito) pra realizar?Sóo por que se formou? acha que merece ganhar um salário acima da média?Isso nunca vai acontecer, mas se vocÊ gosta do que faz e persiste, em uma década eu creio que vocÊ vai estar muito longe do ponto que iniciou!

Mateus Henrique
79

Olá pessoas, tenho 17 anos e pretendo me envolver na área de TI, mais especificamente com a engenharia da computação, tendo viés de me desenvolver mais na área da programação, entretanto, na cidade que vivo, não vejo muitas oportunidades, e eu, diga-se de passagem, sou novo para pensar para pensar como vcs, com esse senso de empreendedorismo e tals. Sera que algum de vcs que virem essa comentário poderia me ajudar fornecendo dicas do que fazer, ou até mesmo me colocar em grupos que constantemente descutam o assunto, quero muito seguir essa carreira e o acesso a mais informacoes me tiraria duma bolha de que medicina é a única carreira correta.
Se puderem: [email protected] (e-mail para falarem comigo, vlwzão, e é claro que é meio coringa para evitar spam kk)

Pierre
80

Devo reconhecer que R$ 1.500 foi um pouco de exagero por parte do escritor, porém a critica que o mesmo fez faz sentido e está a cada dia pior, duvida? procure você mesmo em sites de emprego vagas que pedem uma stack de um programador sênior (com anos de experiência) para pagar algo em torno de R$ 2.500 a R$ 3.000, considerando que estamos em 2021 podemos dizer que este salario é uma merda, qualquer contador recém formado ganha por volta de R$4.000 não sendo difícil superar os R$ 8.000 com 2 anos de experiência, em relação aos críticos acredito que a maior parte são empresários falidos que não tem condição de empregar um profissional com um salário digno, como uma proposta que recebi para atuar como full stack pj por R$ 2.000.

Pra quem quer começar no mercado de programação vai fundo, mas vai preparado para estudar muito e ganhar pouco durante anos para poder ter um salario minimamente digno, ou faça como eu, tire sua cidadania e fuja dessa bosta.

Danilo Lima SANTOS
81

ahahah que matéria podre ehin! Ta todo mundo discordando por bons motivos! O mercado está super aquecido. Falou besteira e muita nessa matéria.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!