AD: Inserir um papel de parede via GPO

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Padronizar as estações do domínio é sempre recomendado, por isso hoje daremos uma dica de como definir, via GPO no Active Directory (AD), uma foto para ser usada como papel de parede pelos usuários das estações. Vamos lá:

1. Crie uma pasta no seu servidor. Neste caso, criei uma pasta chamada wallpapers.

12

2. Clique com o botão direito do mouse na pasta, procure pela aba compartilhamento e compartilhe-a. No exemplo abaixo, notamos que ela está compartilhada pelo caminho: \\diego-dc\Pasta Administrativa\TI\PublicaTI\wallpapers.

21

3. Agora clique na aba Segurança e adicione o grupo usuários  Autenticados. No exemplo abaixo, não optei pelo grupo usuários autenticados, mas sim pelo grupo usuários do domínio (ou Domain Users, caso for inglês). No exemplo abaixo, adicionei o grupo usuários do domínio e dei as permissões de Ler e Executar, Listar conteúdo da pasta e Leitura. Defina as permissões, clique em Aplicar e depois OK. Dei permissão também de listar conteúdo da pasta por que há outros arquivos que os usuários do meu Lab podem listar.

Essas permissões são para que os usuários possam “ler” a foto a ser aplicada e consigam receber a configuração. Uma dica que dou aqui, é quando dadas as permissões você ir em alguma estação e copiar o caminho do compartilhamento e ver se o usuário está conseguindo visualizar a foto a ser aplicada. Tendo essa confirmação, você saberá que o compartilhamento e as permissões estão tudo Ok.

35

4. Agora iremos acessar o console de políticas de grupos. Com ele aberto, crie uma GPO acima das OUs em que receberam a diretiva. No meu caso, criei uma GPO chamada GPO_WallpaperDominio acima das OUs Auditoria, Domain Controllers, Várzea Alegre. Assim, estou afirmando que todos os usuários que se encontram nas OUs abaixo da GPO_WallpaperDominio receberão a GPO de área de trabalho. Criada a GPO, clique em Editar para habilitarmos as configurações.

53

5. Navegue em Configurações de Usuário/Políticas/Modelos Administrativos/Área de Trabalho/Active Desktop e procure pela configuração Papel de parede da área de trabalho, conforme figura abaixo.

62

Após achar a configuração, clique nela com o botão direito do mouse e depois clique em Editar. Selecione habilitado e digite o endereço do compartilhamento da foto, conforme figura abaixo. Outra dica que dou é você, após ter digitado o compartilhamento no campo, copiá-lo na barra de endereço do Windows e verificar se a foto está abrindo. Caso esteja é sinal que o endereço está Ok. Caso não abra, verifique o que falta (se há algum espaço a mais, etc). Sabendo que o endereço está Ok, clique em Aplicar e Ok.

74

A configuração para área de trabalho dos usuários está Ok. Agora vamos proibir para que os mesmos não alterem a foto da área de trabalho das estações. Nas mesmas configurações, procure pela configuração Proibir alterações.

81

Clique nela com o botão direito mouse e depois clique em Editar. Selecione habilitado conforme figura abaixo.

91

Agora logue em alguma estação e verifique se os usuários estão recebendo a diretiva e se os mesmos conseguem alterar a foto. No meu caso aqui, deu tudo certo.

Logando na estação:

101

Foto aplicada como papel de parede para a usuária Diana Lima:

mostrando-os-programas-na-rea-de-tra1_thumb

A foto da área de trabalho é da cidade onde me criei, Várzea – Alegre – Ceará

Algumas observações caso não funcione:

  • Verifique se o compartilhamento está OK antes de aplicar a diretiva;
  • Verifique se o(s) usuário(s) estão na(s) OU(s) abaixo(s) da GPO criada;
  • Verifique se há rede na estação (rs);
  • Verifique se o(s) grupo(s) usuários autenticados/dominio/domain users está na na aba Segurança da pasta compartilhada e se o(s) mesmo(s) estão com permissões de leitura.

Este artigo também pode ser visto em https://diegogouveia.com.br/2016/07/16/papel-de-parede-do-windows-via-gpo/

Abraços e até o próximo artigo.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Diego Gouveia

Mais artigos deste autor »

Nascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.


10 Comentários

Rodolfo
3

Ótimo conteúdo, Diego.
Estou a procura de uma forma de alterar o papel de parede do usuário em uma data específica. Seria no dia do aniversario do usuário.
É possível? Ou tenho que criar um grupo “aniversariantes do dia” e inclui-los manualmente neste grupo, no dia?

Desde já obrigado

Jefferson
4

Gostei do artigo. Você sabe se tem como criar uma Gpo ou um script que tem como alterar os papeis de parede automático. exemplo: toda virada de mês muda o papel automatico. janeiro..fevereiro…? obrigado

Rafael Costs
7

Olá, boa dica Diego, obrigado por ter compartilhado.
Estou estudando sobre o assunto a pouco tempo, mas trabalho com informática a um bom tempo, mas nunca me especializei, tenho uma dúvida.

Essa dica serve para vários domínios em uma floresta?

Obrigado.

Rafael
8

Na empresa é ruim. Não deixar o usuário poder colocar seu próprio papel de parede parece um tanto intrusivo.

Dependendo do papel de parede pode ficar difícil de ver os ícones do desktop. Algumas pessoas preferem um papel monocromático, até mesmo preto para poupar energia e tb a vista.

Acho que é muito forçado, só seria válido para cursos ou faculdades onde se quer fixar o papel. Na empresa quanto mais feliz o usuário ele trabalha melhor…tirar a opção da pessoa por os filhos como papel de parede é quase um crime…rs

Walisson Barreto
10

Olá, gostaria de aplicar algumas GPOs, assim como papel de parede de área de trabalho em notebooks, por exemplo que pegarem DHCP da minha rede, mas que não pertencem ao meu domínio. Teria como isso?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">