Como enviar sinal HDMI pela rede IP e para grandes distâncias

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Você já precisou enviar um sinal HDMI para grandes distâncias e não soube como fazer?

Já percebeu que não acha cabos HDMI com medidas acima de 20 metros?

Como já deve ter percebido, o cabo HDMI possui uma limitação de distância por transmitir um sinal muito pesado de alta qualidade.

Agora imagine que você precise enviar a imagem do seu computador para uma tela que está em outra área da empresa como, por exemplo, um salão de eventos. Como você faria?

E se você precisasse enviar um sinal da sua central de segurança para a sala da diretoria poder ter um maior controle sobre os acessos da empresa?

Situações onde a distância não ultrapasse 20 metros, podem ser resolvidas com um cabo HDMI bem construído e de boa qualidade, sem perigo de perda de qualidade. Já quando um projeto exige distancias maiores, entram em cena os extensores de sinais HDMI. Com eles é possível enviar sinais a distâncias que vão de 70 metros a até 20 quilômetros.

Abaixo vamos explicar um pouco sobre alguns extensores, que utilizam a rede IP,  disponíveis no mercado para o envio de sinais HDMI para grandes distâncias:

Clique para visualizar

Tecnologias para estender sinal HDMI para grandes distâncias com cabo de rede

HDBaseT é um padrão de conectividade para a distribuição de conteúdo multimídia descompactado em alta definição.

Extensores HDBaseT possibilitam o envio de vídeo 4K, áudio multicanal (9.2), internet (100Gbps), energia elétrica de até 100W, USB e sinal de controle, como IR, RS232 ou Ethernet, através de um único cabo de rede Cat5e/Cat6 para até 100 metros de distância.

Todos os formatos de áudio e vídeo aceitos pela conexão HDMI são suportados pelo HDBaseT, numa taxa máxima de transferência de 10.2Gbps, incluindo protocolos inerentes à comunicação digital, como CEC, EDID e HDCP.

Já existe no mercado extensores, matrizes, TVs e outros equipamentos que utilizam o padrão HDBaseT.

Grandes empresas como Sony, Panasonic, LG e Samsung apoiam o desenvolvimento e aprimoramento do padrão HDBaseT.

Conheça o extensor HDBaseT Premium da AV Life em http://bit.ly/2bj5OjB.

HDMI via IP é um sistema que converte sinais HDMI para um formato IP e possibilita que ele seja distribuído seguindo as mesmas possibilidades de um sinal de dados, ou seja, através de um switch de rede.

Como ele trabalha com protocolo IP, por padrão, pode enviar o sinal a até 100 metros entre cada conexão, podendo chegar a 400 metros escalonando switches. Com ele você pode criar matrizes HDMI modulares do tamanho que necessitar. O sistema ainda permite o gerenciamento do conteúdo que será exibido nos televisores através de software e a criação de videowalls em TVs comuns.

Vamos visualizar como ficaria nesse exemplo. Imagine um ambiente onde você tenha cinco ou mais fontes de sinais HDMI para enviar para 10 TVs. As fontes de sinal seriam enviadas através de cabos HDMI para transmissores HDMI via IP. De lá, os sinais seguem para um switch gigabit gerenciável e para os Receptores HDMI via IP por cabo de rede. Os Receptores são conectados nas telas ou projetores por cabo HDMI.

Conheça  mais essa tecnologia acessando http://bit.ly/2aLWZ5S

E quando a distância ultrapassa 100 metros?

Projetos que necessitam de sinais HDMI para distâncias maiores que 100 metros podem recorrer a soluções que utilizam fibra ótica. Usando o HDMI via IP, por exemplo, como o sinal é de rede, você pode utilizar conversores para fibra ótica e enviar os sinais HDMI para até 20 quilômetros de distância.

Estádio do Morumbi usa sistema HDMI via IP

O sistema de transmissão simultânea de jogos em Full HD do estádio do Morumbi utilizou os extensores HDMI via IP da marca AV Life, aliado a fibra ótica para as TVs espalhadas nos setores internos do estádio.

Conheça mais sobre o projeto em matéria publicada em um portal sobre áudio e vídeo! http://bit.ly/2bgu0XA

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

3 Comentários

Adriano
1

Ótima informação, a tecnologia cada dia me surpreende, por isso sou apaixonado por essa área.
Parabéns pelo site pessoal!

Bruno
2

Aproveitando. Comprei um cabo HDMI com Ethernet acreditando que isso iria resolver meu problema. Liguei o cabo de rede do roteador até a TV e acreditava que através do cabo HDMI o receiver ia adquirir o IP, pelo menos é assim que a tecnologia diz que funciona. Na prática não funciona, lindo na teoria mas na prática a história é outra.

Tanardo
3

Bom dia, aproveitando o assunto, por acaso vcs teria um tutorial de como enviar sinal multimidia de um notebook para um projetor e para um outro monitor simultaneamente?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">