O valor da Certificação Microsoft para o Profissional de TI!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Sem dúvida as Certificações Microsoft se tornaram um requisito no processo de seleção de empresas variadas, e os profissionais de TI sem esses títulos estão perdendo grandes oportunidades de emprego.

A Microsoft oferece certificações em plataformas para servidores, desktops, banco de dados, aplicativos e desenvolvimento,  e neste artigo vou descrever as principais, mais exatamente sobre as Certificações MTA e MCSA e os exames necessários para você conquistar sua Certificação. 

A Microsoft, por ter um amplo mix de produtos, incluindo sistemas para servidores e estações de trabalho, Office, Bing, etc, também tem um programa de certificação robusto que qualifica os administradores e técnicos para apoiar os seus produtos.

Conquistar as certificações Microsoft mostra a competência de um profissional em uma tecnologia específica da empresa. Estudos mostram que certificações em TI aumentam as chances de conseguir um emprego (ou uma promoção), além de ser um requisito entre as principais empresas do mercado.

Depois que você for aprovado no primeiro exame de certificação Microsoft, você será considerado um Microsoft Certified Professional (MCP) e terá um acesso no site de certificação Microsoft onde você poderá baixar seus certificados e transcrições, logotipos de certificação, ofertas promocionais e muito mais. Você também terá o título MCP em sua transcrição Microsoft.

É importante entender que apenas as certificações MCSA, MCSE, MCSE e Especialistas estão qualificadas para Certificação MCP. Nem MTA nem MOS o qualifica para o título MCP, e nenhum dos exames são pré-requisitos para MCSA, MCSE, MCSD ou certificações especialistas.

Nota: As certificações Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS) lidam principalmente com as edições mais antigas do Windows Server, sistema cliente do Windows, Exchange Server e plataformas relacionadas, e muitas já foram aposentados ou serão aposentados ainda em 2016.

Os exames MCP custam US 100,00 e os exames MTA custam U$ 77,00. Nos casos em que a certificação exige vários exames, muitas vezes você pode comprar os vales como um pacote com desconto.

Certificações Microsoft para Servidor

certificação microsoft

A certificação Microsoft para servidor é ideal para o profissional de TI que projeta, implanta, configura e administra um ambiente Windows Server, que pode incluir vários desktops e dispositivos. É indicada para os administradores de sistemas, analistas de sistemas e afins.

Para receber o título do MTA infraestrutura de servidores é necessário ser aprovado em um dos exames abaixo.

  • Fundamentos de administração do servidor Windows ( 98-365 )
  • Fundamentos de rede ( 98-366 )
  • Fundamentos de segurança ( 98-367 )
  • Fundamentos de mobilidade e de Dispositivo ( 98-368 )
  • Fundamentos Cloud ( 98-369 ) 

A certificação MCSA para servidor inclui o Windows Server 2012 e o Windows Server 2008. Ambas as faixas do Windows Server requerem três exames cada. 

MCSA WINDOWS SERVER 2008

Os três exames para o MCSA Windows Server 2008 são:

  • Configuração do Active Directory do Windows Server 2008 ( 70-640 )
  • Configuração da infraestrutura de rede do Windows Server 2008 ( 70-642 )
  • Administração do servidor Windows Server 2008 ( 70-646 )

MCSA WINDOWS SERVER 2012

 Os três exames necessários para o MCSA Windows Server 2012 são:

  • Instalação e configuração do Windows Server 2012 ( 70-410 )
  • Administrando o Windows Server 2012 ( 70-411 )
  • Configurando serviços avançados do Windows Server 2012 ( 70-412 )

Certificação Microsoft para Desktop

A certificação Microsoft para Desktop é direcionada para os profissionais que implementam, configuram e gerenciam um ambiente de desktop Windows e dispositivos relacionados, seja no local ou na nuvem.

Os profissionais de TI com este tipo de certificação normalmente preenchem posições, tais como administradores de sistemas, help desk, etc.

O caminho para certificação Microsoft Desktop inclui Microsoft Specialist e certificações MCSA. Para conseguir o título de Especialista no Windows 10 será necessário ser aprovado no exame ( 70-697 ). A Certificação Especialista do Windows 7 ainda está disponível na lista de Certificação Microsoft, mas como é um sistema antigo em breve estará aposentada. O interessante é conquistar a Certificação Windows 10.

As Certificações MCSA para Desktop incluem as credenciais para o Windows 10 e Windows 8. Pra conseguir a Certificação MCSA Windows 10 será necessário ser aprovado no exame (70-697) e (70-698). E para conseguir o MCSA Windows 8 será necessário ser aprovado no exame (70-687) e (70-688). Caso você já tenha a Certificação MCSA Windows 8 basta realizar o exame (70-697) para conseguir o título MCSA Windows 10.

Até a próxima! 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marco Andrade

Mais artigos deste autor »

Profissional de TI há mais de 10 anos, Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com diversas Certificações, entre elas MCSA, MCITP, MCP, MS, ITIL e ISO 27002. Possui um canal no Youtube com Cursos para Profissionais de TI e seu maior objetivo é capacitar e direcionar principalmente os Profissionais de TI iniciantes, de modo que possam ser Certificados pelas maiores empresas de Tecnologia do mundo, como Microsoft e Cisco, alcançando assim o sucesso Profissional.


22 Comentários

Jadson
1

Ótimo artigo Marco! Realmente andei espiando as vagas de emprego na área de TI e as Certificações Microsoft são extremamente requisitadas! Gostaria de tirar a Certificação do Windows Server 2012, você poderia me informar um curso que cobre as questões do exame?

Lucio Vieira
2

Já sou MCSA Windows 8. Vi no seu canal do Youtube que você foi aprovado essa semana no exame 70697. você poderia me recomendar algum livro ou curso para essa exame em português? E gostaria de parabeniza-lo pelos excelentes cursos que você disponibiliza no Youtube! Ganhou mais um inscrito.

Ana
5

As certificações do Windows Server 2008 ainda valem a pena? Eu tenho um bom conhecimento do Windows Server 2008, mas tenho essa dúvida porque ainda não sou certificada!

Marco Andrade Autor do Post
6

Olá Ana! Apesar do Windows Server 2008 ainda ser muito utilizado nas empresas, eu te recomendo ir direto para os exames do Windows Server 2012. O conhecimento que obteve com o Windows Server 2008 será bem aproveitado no Windows Server 2012, pois muitos recursos são apenas atualizados. E com um bom treinamento você consegue ser aprovada nos exames!

Murilo Azevedo
7

Sou Certificado Microsoft, e realmente as oportunidades são imensas, desde oportunidades melhores de emprego até aumentos de salários. Ter uma Certificação Microsoft não é mais um luxo e sim uma necessidade! Sem falar nas Certificações Cisco…

Yanne Amorim
8

Olá, gostaria de uma ajuda. Não tenho nenhuma certificação Microsoft, estou pesquisando mas tenho muitas dúvidas. Me foi solicitado pela empresa que eu tire alguma MCP voltada para o Suporte (Central de serviços e Service Desk), obrigatório para um novo cargo.
Tenho 7 dias, me indicam alguma de nível fácil para eu me torne MCP.
Com urgência por gentileza.
Gostaria de saber as opções de certificações e se há material online disponível, desde já agradeço.

Marco Andrade Autor do Post
9

Olá Yanne Amorim! Para você conseguir o título MCP é necessário ser aprovada em 1 exame MCP, que pode ser para sistema cliente ou servidor. Como você ainda não tem nenhuma Certificação Microsoft eu recomendo que comece pelo sistema cliente, no caso o Windows 10. Mas esses exames não são fácil e você vai precisar de um tempo maior para estudar e praticar. Acesse o meu blog http://www.marcoandrade.com.br/, depois o menu treinamentos, Windows 10 e cadastre-se no exame 70-697 para você receber informações sobre os treinamentos online disponíveis. Até mais…

Julio Castro
10

O que a Yanne falou é verdade! As empresas estão cada vez mais exigindo as Certificações em TI para permanecer no setor ou até mesmo para receber um aumento salarial! Sem falar nos requisitos para participar de uma vaga de emprego! Estou sentindo na pele. Acredito que por uma lado é bom mesmo para o setor ficar forte.

Cleyton
11

Apoio a maneira de como as empresas estão tratando a importância das Certificações, mas também apoio que as empresas possam ajudar o profissional com os custos das Certificações principalmente para quem já atua na empresa. Quem ainda não possui as certificações é melhor abrir o olho pois o seu parceiro, amigo que tanto fala que não precisa já tirou. kkkkk

Clóvis Augusto
12

Ainda bem que existem as Certificações! Muitos amadores, formatadores de computadores que se dizem Profissionais de TI estão matando o mercado. Uma maneira de separar os verdadeiros profissionais de TI dos formatadores de computadores. Sou MCP e me orgulho disso! Quando vou fazer um serviço em alguma empresa tenho orgulho de mostrar minha credencial. Certificação é uma OAB do profissional de TI!

Jaqueline
13

E a experiência, não conta como um requisito? Não acho justo somente a certificação como requisito principal!

Marco
14

Ótima pergunta Jaqueline! Com certeza a experiência é muito importante, mas quem dirige as regras é o mercado, que na maioria dos requisitos necessitam a Certificação em TI. E provavelmente quem tem uma boa experiência não terá dificuldades em ser aprovado! Quem tem um certo medo desses exames é quem não tem experiência avançada nas tecnologias específicas. Até!

Paulinho
15

Não estou gostando de como as empresas estão tratando esse assunto! Na minha empresa estão pedindo para tirar a Certificação Microsoft mas não querem contribuir com os custos. O problema que para manter no cargo ou receber um aumento o caminho parece ser esse mesmo. De qualquer maneira, um ótimo artigo.

T.Mac
17

muita gente fala que é bom ter a certificacao, mas que as respostas estao na internet em sites e etc, Isso é verdade? Queria fazer o curso me preparar e certificar, mas e esses boatos?

Marco Andrade Autor do Post
18

Olá T.Mac! Existe sim essa possibilidade, mas vai de cada um arriscar ou não. Como em qualquer exame, como por examplo, concurso público, algumas questões costumam vazarem na internet, inclusive do próprio enem. Mais o mais importante é você realmente aprender o conteúdo do exame, pois você será testado nas empresas. Confira algumas dicas no link http://www.marcoandrade.com.br/primeira-certificacao-microsoft-como-se-preparar-para-o-exame/

Nilton
19

Boa tarde,estou um pouco confuso, existe mcsa,mcse tanto pra banco de dados, como para servidores, eu quero me especializar em banco , desde a instalação até a administração, qual deveria fazer. Obrigado

Mayco Vilefort
21

Quero parabenizar este artigo! Estou pesquisando sobre o assunto com 29 anos beirando 30. Me deu um norte, obrigado!

Tatiane
22

tenho um trabalho para a faculdade … estou com dificuldade para a achar os valores das certificações ..podem me ajudar????

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">