FullCopyConvert: migração de dados entre bancos de dados diferentes

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Migrar dados entre bancos de dados diferentes, apesar de bastante comum, está longe de ser uma tarefa fácil.

Independente do volume de dados a ser migrado, é preciso planejamento para minimizar ao máximo os riscos e, principalmente, os custos envolvidos em uma migração de dados. Afinal, ter um sistema novinho funcionando, mas sem todos os dados aplicados no sistema antigo não ajuda muito, não é mesmo?

Para auxiliar profissionais na obtenção do melhor resultado possível na migração/conversão de dados, vamos apresentar neste artigo o aplicativo FullCopyConvert.

O FullCopyConvert é uma solução especializada em conversão e migração de dados que oferece uma forma confortável e fácil de converter informações de um banco de dados para outro. São suportados basicamente todos os bancos de dados mais conhecidos no mercado, tais como: Oracle, MySQL, Firebird, PostgreSQL e SQL Server.

Com a ferramenta é possível:

  • Minimizar os erros comuns ao limpar os dados antes da migração;
  • Acelerar os projetos de migração de dados, reduzindo o tempo gasto com ETL (Extract- Transform-Load ou Extração-Transformação-Carregamento) dos dados;
  • Reduzir os custos globais dos projetos de migração de dados;
  • Manter toda a regra de negócio de conversões em um banco de dados;
  • Fazer a conversão/migração em apenas 6 etapas.

Conheça abaixo alguns dos diferenciais oferecidos:

Suporte a Instruções SQL

O suporte a instruções SQL permite criar desde SELECTs simples até os mais complexos.

sql-fullcopyconvert

Suporte a Gatilhos

O suporte a gatilhos permite executar comandos antes e depois de converter uma tabela, tanto na origem quanto no destino. Exemplo: na tabela de origem tenho um campo com datas formatadas incorretamente (Ex.: 07/09/0201), então, poderia criar um gatilho com um UPDATE ajustando as datas antes de executar a conversão/migração para a tabela destino. É possível usar UPDATE, DELETE, INSERT, desativação de índices, desativação de Foreign Key e outros.

gatilhos-fullcopyconvert

Suporte a Variáveis de Entrada

O suporte a variáveis de entrada permite armazenar valores que podem ser usados em instruções variadas. Exemplo: supondo que seja necessário converter somente a movimentação financeira de um determinado exercício (ano) e que este projeto de conversão implica em vários SELECTs com a mesma condição. Ao invés de informar o exercício de forma fixa no código SQL, basta criar uma variável para armazenar o exercício que deseja aplicar e usar a variável nas instruções SQL. Quando precisar mudar o exercício, basta alterar o valor da variável :)

variaveis-fullcopyconvert

Criação de “De/Para”

A funcionalidade “De/Para” é especialmente útil para situações em que é necessário comparar um ou mais campos para retornar um determinado valor para ser incluído numa instrução INSERT ou UPDATE. Exemplo: na base destino eu tenho a tabela Clientes, com um campo GrupoID que vem de referência da tabela Grupos (supondo que esta tabela contém dados fixos). Porém, nos dados que preciso migrar da base de origem não existe uma tabela de grupos e sim um campo que armazena diretamente o nome do grupo. Neste caso, eu posso realizar um “De/Para” no campo de nome do grupo (tabela Grupos no destino) para comparar com os nomes dos grupos da tabela de origem. Os que coincidirem, o “De/Para” vai retornar o código do grupo para ser gravado na tabela de Clientes.

depara-fullcopyconvert

Suporte para “Insert or Update”

O suporte para “Insert or Update” permite manter os registros sempre atualizados. O funcionamento é simples: caso o registro da tabela de origem exista na tabela de destino, será executado um UPDATE (atualização de registro), caso contrário, será executado um INSERT (novo registro).

Outras funcionalidades:

  • Suporte para conexão com ODBC; 
  • Suporte para lidar facilmente com grandes massas de dados;
  • Todos os processos de conversão são gerados em processos independentes (threads);
  • Exportação de scripts de execução para arquivo texto; 
  • Exportação de dados para CSV;
  • Criação de condições para remover os dados da tabela de destino antes da migração/conversão;
  • Criação e conversão de tabelas, primary keys e Foreign Key de uma base de dados para outra de forma fácil;

Lembre-se que, hoje em dia, a continuidade (ou a morte) de um negócio depende basicamente dos dados gerados pelo mesmo ao longo de sua história e a falta de “uma vírgula” pode trazer consequências catastróficas. Pense, por exemplo, na migração de dados de uma instituição financeira (dinheiro), hospitais (prontuários médicos), laboratórios (resultados de exames), mercados (estoque) e muitos outros.

Um projeto de migração/conversão de dados não pode ser negligenciado!

Não deixe para depois, conheça agora o FullCopyConvert baixando a versão demonstrativa em www.fullcopyconvert.com.br/download. Faça seus testes e mantenha contato com o time de suporte caso tenha qualquer dúvida :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

4 Comentários

Marcos Faneli
3

Excelente ferramenta, usamos em diversos processos de conversão, totalmente aderente as tecnologia que necessitamos, suportou muito bem trabalhos bastante exigente sem exigir grandes recursos.

Mauricio Casarin da Silva
4

Já utilizei a ferramenta para conversão de dados, auxiliando a migração… ótima ferramenta, recomendo… 100%

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">