Review do Construtor de Sites uCoz

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ter uma presença na Internet deixou de ser diferencial há alguns anos. Hoje, é possível afirmar que a palavra obrigatoriedade já pode ser aplicada em vários segmentos da economia.

Antes visto como algo complexo, criar um site se tornou muito mais democrático após a popularização de serviços denominados Construtores de Sites, que permitem a criação de páginas mesmo por pessoas sem maiores conhecimentos técnicos.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre os passos básicos de criar um site usando um Construtor, e usaremos como exemplo um deles: o uCoz. Com 10 anos de mercado e mais de 1.2 milhões de sites ativos, o uCoz é uma poderosa plataforma para construção de sites dos mais variados tipos.Veja abaixo um review da ferramenta criado por nossa redação. Acompanhe!

1. Crie um site GRÁTIS!

Na maioria dos casos, quem precisa criar um site por sí próprio precisa também minizar gastos. No uCoz, assim como em vários outros construtores,  você pode criar um site de graça! Existem algumas limitações, incluindo banners de propaganda no site,  mas para quem precisa de um site com o mínimo possível de gastos, essas limitações são perfeitamente aceitáveis. Além disso, dá tempo suficiente para você aprender a usar sem se preocupar com gastos. Mesmo que você necessite de alguma  funcionalidades paga no futuro, os valores são bastante acessíveis.

2. Templates

Uma das partes mais importantes de qualquer sistema de criação de sites são os templates disponíveis. Eles trazem a estrutura e design do site já prontos e permitem que você não precisa começar “do zero”. Escolher um template adequado é o primeiro passo importante na criação de um site.

São oferecidos, neste momento, aproximadamente 300 templates GRATUITOS prontos para serem usados. O design da grande maioria é simples e acessível e aproximadamente 50% deles são adaptados para dispositivos móveis. Para quem está começando, eles permitem criar um site decente com o mínimo de alterações. São oferecidos templates premium, que são bem elaborados, bonitos, modernos e com preços bastante acessíveis.

Ao mesmo tempo que é bom ver que parte dos templates é acessível, devemos lembrar que hoje em dia essa característica é imprescindível, logo, fique ligado na sua escolha de template.

ucoz2

3. Módulos

Dependendo do construtor, a escolha do template dita a estrutura do seu site. No caso do uCoz, essas são características separadas: cada template acomoda todas as funcionalidades do sistema.

No uCoz é possível montar um site bem completo, pois a plataforma oferece diversos módulos para criar basicamente tudo que existe na internet. Você conseguirá editar textos (o básico, claro :)), adicionar enquete, criar álbuns de fotos, disponibilizar formulário de contatos, otimizar o site para serviços de busca (SEO), montar uma loja online (serviço pago!), enviar arquivos via FTP (simmm, algo que ajuda demais e que alguns serviços não oferecem) e muitos outros recursos.

ucoz3

4. Fácil de usar?

Além do custo, aqui está o ponto chave de qualquer construtor: facilidade de uso. Na maioria dos construtores neste ponto do processo seu site já está quase pronto, só é necessário fazer alguma edições básicas como adicionar o conteúdo da página principal, adicionar dados de contato e configurar alguma forma do seu visitante entrar em contato ou interagir com o site. É nesse momento que um construtor brilha ou cai no esquecimento: na facilidade do usuário fazer essa edições e chegar num site ao menos aceitável.

A plataforma oferece um assistente de configuração que ajuda na configuração inicial do site, no entanto, o painel de controle pode não ser tão amigável pela quantidade de informações apresentadas (tem que ler bastante). Neste ponto, não chega a ser um ponto negativo, pois, melhor mais informações do que deixar os usuários perdidos sem saber o que fazer. Mas, a primeira vista pode parecer um pouco poluído.

ucoz1

Existem ferramentas para praticamente tudo que um site precisa: editor visual de páginas, gerenciamento de arquivos, cadastro e gerenciamento de usuários, banners rotativos, informativos, SEO e por aí vai. É visível que houve bastante esforço para equilibrar a facilidade de uso VS funcionalidades necessárias para uso avançado, mas realmente é preciso ter ao menos conhecimentos básicos de web para lidar com a infinidade de ferramentas disponíveis.

5. Flexibilidade 

Algo interessante disponível no uCoz, é que ele privilegia tanto usuários comuns como os mais avançados. Isso por que, além da parte que permite a construção de um site completo sem ver códigos, a plataforma permite que o código HTML e CSS sejam alterados na mão, ou seja, é possível editar os códigos para customizar seus sites. Este é outro diferencial que encontramos perante outros construtores – que não permitem a visualização e edição de códigos.

ucoz4

Para quem está começando mas já tem algum conhecimento ou sede de aprender, o uCoz oferece uma oportunidade única: ao mesmo tempo que você tem as ferramentas para editar o que você precisa de forma fácil, você pode também aprender sobre códigos HTML, CSS, algumas funções báscias de PHP, SEO e muito mais.

Bom, este foi um resumo bem rápido sobre o Construtor de Sites uCoz. Agora, nada melhor do que você explorar a ferramenta para conhecer mais os recursos disponíveis. Crie agora sua conta grátis!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">