04 Mitos Sobre as Certificações no Mercado de TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Há muitas dúvidas que perpassam o mercado de TI, mas uma das mais recorrentes diz respeito às certificações da área. Antes de falar sobre esse assunto, é importante que você saiba alguns dados do mercado, que apresento a seguir.

Em São Paulo, a oferta de vagas em TI cresceu três vezes mais do que todas as outras e, nos próximos anos, estima-se que surjam cerca de 750 mil empregos no ramo. O levantamento é da Kelly Services, gigante de soluções em RH. A Softex, Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, fez uma constatação surpreendente: até 2022, o Brasil terá um déficit de 400 mil profissionais de TI. Com tanta oferta e pouco pessoal, muitos acham que fazer um curso qualquer é o suficiente para garantir um bom emprego na área. Não é bem assim.

A reclamação da maioria dos recrutadores de profissionais da Tecnologia da Informação é de que falta gente qualificada para preencher os postos. E como você acha que as pessoas conseguem se destacar e subir na carreira? Investindo em certificações. Esta é a resposta para a dúvida que iniciou este texto. A certificação nada mais é do que o reconhecimento das habilidades de alguém. Não é o próprio profissional quem diz que é bom, mas uma empresa consagrada no mercado, como a Oracle, por exemplo. Com esse documento, o recrutador não terá dúvidas de que você é bom no que faz. E isso eleva o profissional da TI a outro nível.

Você pode questionar se cursar a faculdade já não é o suficiente. A resposta é não. Isso porque o currículo dos cursos universitários é muito engessado e, em uma área que está em constante mudança, faculdade nenhuma dará conta de absorver tanta transformação. Outro ponto é que a sala de aula convencional dá muito destaque à teoria, o que é pouco usado no dia a dia das empresas. A certificação é mão na massa e é por isso que ela é tão valorizada pelas grandes companhias.

Desmistificando as certificações

Por causa da grande quantidade de vagas disponíveis, muitas pessoas desejam mudar de carreira para se tornar um profissional da Tecnologia da Informação. O problema, no entanto, é que por desconhecer a área muitos acabam acreditando em mitos que circundam a profissão. Aqui, descrevo alguns deles.

Mito 1: É impossível ser certificado sem ter experiência

Isso não é verdade. Empresas desenvolvedoras como a Oracle, por exemplo, estão aptas a certificar alguém com base em provas aplicadas pela própria instituição. E não há pré-requisitos de formação, qualquer um pode se candidatar e prestar os exames. Só em alguns casos, geralmente em provas mais avançadas, é que é preciso comprovar experiência. Uma delas é a PMP, em que o candidato deve ter sido gerente de projetos. Na maioria dos casos, a única coisa que você realmente precisa é de domínio do conteúdo ao qual almeja se certificar.

Mito 2: É impossível ser certificado sem ter feito faculdade

Outra inverdade. Como falamos, a maioria das provas de certificação têm como objetivo avaliar a sua capacidade técnica. Elas não exigirão diplomas ou qualquer outro tipo de formação prévia. O que você precisa fazer é estudar o conteúdo cobrado.

Mito 3: É impossível ser certificado sem falar inglês

Mais uma armadilha. Na Tecnologia da Informação, como em qualquer área da tecnologia, falar inglês é um requisito importante e ajuda na progressão da carreira. Ainda que empresas como a Oracle apliquem os testes na língua estrangeira, a fluência não é obrigatória. Se você for capaz de compreender palavras e mecanismos básicos de inglês, já pode se candidatar. Para saber se seu nível no idioma é suficiente, recomendamos que faça os simulados das provas, disponíveis da internet. Caso não saiba absolutamente nada de inglês, você pode procurar por algumas empresas que aplicam as provas em português. É o caso da Microsoft e de algumas da IBM.

Mito 4: A certificação não é tão importante assim

Neste ponto do texto espero já ter convencido você de que investir em certificações é a melhor maneira de se destacar no mercado de TI. Se ainda têm dúvidas, aconselho que ouça outras vozes da Tecnologia da Informação. De fato, para atuar na área não é preciso ser formado ou certificado, mas, se você quiser alcançar boas posições na área, não tem jeito: as certificações são o respaldo técnico que você precisa. Isso te fará disparar na frente da concorrência.

Gostou do nosso artigo? Tem algo a acrescentar? Ficou com alguma dúvida? Se a resposta for sim para qualquer uma das perguntas deixe um comentário para que a gente possa te ajudar ainda mais.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

William Miranda

Mais artigos deste autor »

William Miranda é um especialista em Oracle SQL e PL/SQL, possuí mais de 9 anos de experiência, passou por empresas como TIM Brasil, Claro, Grupo FIAT e CV. Hoje é certificado como OCE em SQL e OCA em PL/SQL tem como objetivo de vida ajudar profissionais de TI a terem sucesso. Para isso criou o portal http://aprendaplsql.com/


13 Comentários

MARCELO DE SOUZA JUNIOR
1

Parabéns pelo artigo, muito bem explicado. A certificação é o caminho para mostrar competência na área.

Leonardo Santos
2

Bom dia William e a todos os leitores!

Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente artigo. Realmente, quando se fala em certificações, sempre a uma mistica em torno do assunto. Consegui minha primeira certificação em segurança da informação em junho. No inicio, pensei que iria receber mais propostas de vagas na área de segurança, mas fiquei um pouco decepcionado ao ver os meses passarem e nada mudar. Eu juntei cada centavo que tinha para fazer a prova, quem já fez, sabe que é bem caro!
Depois de algum tempo, parei para analisar o mercado de segurança da informação e comparar o meu currículo com as exigências das vagas e, aí sim, eu entendi que ainda falta muita bagagem para competir com os outros profissionais. Afinal, ainda estou no ultimo semestre da faculdade e ainda tenho muito o que estudar. Tive a sorte de entrar em uma empresa da área, por mais que seja uma empresa relativamente pequena, eu sou alocado em uma grande montadora japonesa, não ganho muito, mas estou em contato com todo tipo de tecnologia e guardando bastante conhecimento. No fim das contas, vou terminar a faculdade com uma certificação no currículo, ainda é pouco e sei que preciso comprovar muita coisa que aprendi sozinho, mas, para um recém formado, acho que isso já me dará um bom destaque.

William MirandaWilliam Miranda Autor do Post
5

Leonardo,

A certificação é algo que te diferencia, mas como você mesmo falou, é preciso conhecer muita coisa. Só ela não vai ser a chave para a mudança definitiva, você precisa realmente aprender muita coisa e você está no caminho certo e pode ter certeza que esta certificação tirada tão cedo vai fazer muita diferença na sua vida.

abs
William Miranda

William MirandaWilliam Miranda Autor do Post
6

Leandro,

Isso vai depender da empresa que vai te certificar. Se você fizer uma da Oracle, por exemplo, ela nunca expira, mas você precisa tirar novas certificações conforme forem lançadas novas versões do Banco de Dados.

abs
William Miranda

Euclides Pereira da Silva
7

Artigo esplendido William… A internet deveria ter mais texto lógicos e objetivos como o seu. Parabéns !

William MirandaWilliam Miranda Autor do Post
8

Oi Euclides,

Muito obrigado pelo seu comentário, espero realmente ter te ajudado com o nosso artigo. Sempre tentamos escrever bons artigos, por aqui ou no nosso Blog.

abs
William Miranda

Paulo Eduardo de Vasconcellos
9

Sr. William Miranda, sou jornalista e estou fazendo reportagem para o Valor Econômico sobre certificações em segurança. Gostaria de entrevistá-lo. Se puder me encaminhar um e-mail para que possa contatá-lo, agradeço. Abraços, Paulo

MARCIO BORGES
10

Muito bom, estou tentando me educar quanto ao estudo para certificação. Começo e logo perco o foco nos estudos devido a tantas atividades no trabalho e no dia a dia. Mas com certeza agora estou comprometido em estudar um pouco dia a dia para então me capacitar a fazer a prova.

WILLIAM MIRANDA
11

Oi Marcio, tudo bem?

O importante é ter foco e criar uma rotina diária de estudos e você vai ver que as certificações virão e o seu reconhecimento vai aumentar cada vez mais.

abs
William Miranda

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">