Infraestrutura como Serviço (IaaS): Iniciando com OpenStack

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá,

Nesse artigo vou falar um pouco sobre como você pode começar a estudar OpenStack e quais são os principais canais de comunicação, tanto da comunidade mundial quanto da comunidade OpenStack Brasil, da qual eu contribuo ajudando na organização de eventos e estratégias de marketing e conteúdo.

Antes de começar, para quem ainda não conhece, o projeto Openstack, criado em 2011 pela NASA e Rackspace, e hoje apoiado por mais de 850 organizações, é um software livre que tem o objetivo a entrega de infraestrutura como serviço (IaaS). O Openstack se baseia nos princípios de entrega de serviços sob demanda de três principais pilares: computação, redes e meios de armazenamento. É um projeto muito recente e que tem revolucionado o método de entrega de infraestrutura.

A Fundação OpenStack mantém um site muito completo (openstack.org) onde, além de toda a documentação e manuais, tem informações sobre todos os eventos incluindo Summits, e também um blog com experiências de usuários e cases de sucesso com OpenStack.

Aqui no Brasil temos um movimento da comunidade brasileira de OpenStack, onde todo o mês temos um Hangout falando sobre algum assunto relacionado ao OpenStack (normalmente assuntos técnicos) e temos no mínimo dois eventos presenciais durante o ano que é o OpenStack Day e o encontro da comunidade no FISL.

A comunidade brasileira tem o objetivo de trazer um OpenStack Summit aqui para o Brasil, mas para isso precisamos aumentar a quantidade de usuários e membros nos grupos e principalmente no Meetup (http://www.meetup.com/Openstack-Brasil/).

Os principais canais para iniciar com OpenStack são os seguintes:

Para conhecer o OpenStack:
http://www.openstack.org

O que é OpenStack:
http://www.openstack.org/software/

Vídeos dos Summits:
https://www.openstack.org/summit/

Blog:
http://www.openstack.org/blog/

Cases e artigos:
http://superuser.openstack.org/

Acompanhe também os releases:
https://wiki.openstack.org/wiki/Releases

Acompanhe o projeto OpenStack:
https://www.openstack.org/software/project-navigator/

Para começar no OpenStack é recomendado que inicie pelo DEVSTACK:
http://docs.openstack.org/developer/devstack/
http://cloudtreinamentos.com/2016/03/02/deploy-openstack-com-devstack/

Projeto OpenStack Github:
https://github.com/openstack

Aqui aonde começa toda a interação com o OpenStack:
https://www.openstack.org/community/

Os canais da comunidade Oficial OpenStack no Brasil:

Aqui é o primeiro local que você precisa se cadastrar, pois é onde marcamos todos os eventos e todo o movimento da comunidade OpenStack Brasil:
http://www.meetup.com/Openstack-Brasil/

Canal Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UC4bH5DEz_c_syBrosklnknQ

Site Oficial da Comunidade Brasil:
http://www.openstackbr.com.br

Fórum OpenStack Brasil – Aqui acontecem todas as discussões e dúvidas técnicas dos usuários brasileiros sobre o OpenStack.
https://groups.google.com/forum/#!forum/openstack-br

Caso você queira contribuir ou participar, uma ótima forma de iniciar é contribuindo com a tradução dos projetos e manuais, para isso você pode acessar https://wiki.openstack.org/wiki/I18nTeam/team/pt_BR para entender como tudo funciona.

Se quiser ajudar nos eventos ou alguma outra contribuição para a comunidade brasileira, envie um e-mail para openstack[@]openstackbr.com.br.

Ajude-nos a aumentar essa comunidade para que possamos dar acesso a todos esses recursos aos profissionais brasileiros, elevando assim o nível da nossa TI.

Grande abraço

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Sandro Rodrigues

Mais artigos deste autor »

Trabalha com Infra estrutura desde 2002 quando começou a atuar com sistemas Linux e segurança da informação, em 2004 iniciou um projeto como empreendedor e desde então atua no seu próprio negócio que hoje é responsável pela Infra estrutura de várias empresas em Florianópolis. Em 2014 iniciou o projeto CONACLOUD – Congresso Online sobre Cloud Computing e embarcou em um aprofundado estudo sobre a plataforma OpenStack. Hoje é certificado em administração de sistema OpenStack pela Red Hat e fundou uma outra startup de treinamentos online de Cloud Computing chamada Cloud Treinamentos.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">