CeBIT é o ponto de encontro para negócios dos mundos virtuais

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Uma das tendências mais fortes em TI é a fusão dos mundos real e digital: as chamadas aplicações de realidade aumentada e virtual (VR/AR) estão sendo adotadas por um número crescente de setores econômicos, incluindo manufatura, logística, saúde e comércio. A próxima feira CeBIT dedicará uma seção especial para esta empolgante área da tecnologia e estabelecerá uma nova plataforma e local de encontro para desenvolvedores, fornecedores e usuários de VR/AR.

Hannover. A gama de aplicações possíveis para soluções de virtualização em rede é virtualmente ilimitada – seja em serviço e manutenção de maquinário, preparação de encomendas em empórios, desenvolvimento de produtos, bloco cirúrgico ou sala de aula. O mundo dos negócios está compreensivelmente empolgado com o potencial comercial desta tecnologia. De fato, analistas da consultoria americana Digi Capital estão prevendo vendas acima de 120 bilhões de dólares ali pelo ano 2020. O resultado: as realidades virtual e aumentada avançaram muito além de seus status iniciais de nichos tecnológicos no setor de jogos de computador e ganharam potencial – segundo os principais players do setor – para se tornar o próximo grande hit.

Mundos virtuais e óculos inteligentes viabilizando negócios

Na percepção pública, essas diferentes tecnologias envolvidas são frequentemente confundidas. Na realidade, há diferenças muito claras. Para uma imersão na realidade virtual, o chamado head-mounted display (dispositivo de vídeo na cabeça) é usado para registrar movimentos. O usuário assim é totalmente ou bastante alijado de seu entorno imediato. Aplicações de realidade aumentada, por outro lado, são projetadas para enriquecer o ambiente do mundo real com objetos ou conteúdos digitais. Smart glasses óculos inteligentes) não são estritamente necessários para isso: um aplicativo AR em um smartphone é suficiente para aplicações mais simples. Alguns exibidores já estão destacando esta mega tendência na CeBIT deste ano. Mas o maior potencial, de acordo com especialistas do setor, está nas chamadas soluções “mixed-reality”, onde objetos físicos e digitais não apenas coexistem, mas também interagem. Um exemplo é a HoloLens da Microsoft, já lançada nos EUA e Canas o potencial destas tecnologias e engajarem-se diretamente na comunidade de desenvolvedores, inovadores e usuários VR e AR. Assim como na seção de exibições, o novo espaço para esta comunidade oferece demonstrações ao vivo, conferências dedicadas, lounges e áreas de encontro.

A nova área de exibições “Realidade Virtual & Aumentada” tem o apoio do Virtual Dimension Center (VDC), do EDFVR (primeira associação alemã para realidade virtual) e a empresa de software e consultoria SALT AND PEPPER. dá, em breve nos mercados da Alemanha e outros países europeus.

Nova área de exibição CeBIT: “Realidade Virtual & Aumentada”

A era da Indústria 4.0 e a Internet das Coisas apresentam enormes oportunidades para soluções VR e AR. Ao mesmo tempo, compradores e tomadores de decisões enfrentam desafios significativos. Quais aplicações são bem ajustadas para o produto ou portfólio de marketing dos negócios deles mesmos, o que isso custa e que tipos de cenários de transição têm chance de funcionar melhor? A CeBIT 2017 vai oferecer respostas a estas e outras questões que esta nova mega tendência, a visualização virtual, inevitavelmente levanta.

Será organizado, pela primeira vez na CeBIT de 20 a 24 de março de 2017, um ecossistema para desenvolvedores, profissionais de VR e usuários de AR e produtores de hardware e software. O foco prioritário da nova área de exibição “Realidade Virtual & Aumentada” da CeBIT estará na apresentação de aplicações novas e específicas para negócios.

cebit-2017

Localizada perto da área de exibição “Drones e Sistemas Não Tripulados” no pavilhão 17, a nova exposição permite a visitantes descobrirem por si mesmo

“Realidade virtual e aumentada não é uma tendência de curto prazo no setor de jogos, mas algo que oferece um imenso potencial para todo o mundo dos negócios. Estamos encantados por estabelecer, junto com nossos parceiros, um local de encontro que reúne especialistas criadores de VR e AR com a comunidade internacional de negócios e dá à luz novos e revolucionários modelos de negócios”, afirma Oliver Freese, membro do conselho da Deutsche Messe AG e responsável pela CeBIT.  

“Como parceiros da Deutsche Messe, nossa missão é assegurar que as pessoas de negócios sejam melhor informadas sobre a realidade virtual (VR). Agora que a VR está começando a decolar, é particularmente importante propiciar uma comunicação mais estreita entre todos os agentes envolvidos. Queremos proporcionar que compradores corporativos e responsáveis por IT conversem com produtores de hardware e software, queremos destacar as aplicações práticas e mostrar o que pode ser o potencial futuro”, afirma o Dr. Christoph Runde, diretor gerente do Virtual Dimension Center (VDC).

“Tecnologias VR & AR estão revolucionando áreas inteiras deste setor e se tornando crescentemente importantes para projetos complexos, como o planejamento de um processo de produção. Esta tecnologia também pode ser uma ferramenta efetiva para treinar pessoal que esteja constantemente precisando se adaptar a condições de trabalho mutantes. Como parceiros na CeBIT, queremos trabalhar junto com a Deutsche Messe para fazer decolar o principal evento VR/AR de conteúdo realmente importante na Europa e ansiamos por demonstrar ao vivo o valor agregado desta empolgante tecnologia ao maior número de pessoas possível” afirma Timo Seggelmann, CEO da SALT AND PEPPER Software GmbH & Co. KG e fundador da Virtual Spice.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">