Criando uma Tabela Dinâmica no Excel

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa, pessoal!

Foi me solicitado que eu fizesse uma planilha dinâmica para analisar os gastos de uma empresa ao longo do ano todo. O objetivo era ter uma visão de como o dinheiro estava sendo gasto e quais produtos e serviços estavam dando mais lucro.

Uma tabela dinâmica é uma das melhores formas de analisar dados e também de poder apresentá-los em uma reunião, por exemplo.

Neste artigo irei demonstrar como criar uma tabela dinâmica (no Excel 2016) de forma rápida e sem muita complexidade.

Atenção! As opções para criar tabelas dinâmicas podem mudar dependendo da versão do Office. Podem estar tanto no menu Inserir como também em Dados.

Primeiramente iremos abrir o Excel para criar uma planilha com dados para análise ou poderemos abrir o arquivo de Excel que já contenha os dados. 

Neste exemplo foi criada uma planilha com gastos feitos no mês. Lembrando que aqui o título de cada coluna é importante para a formação da tabela dinâmica.

Tabela Din 1

Então iremos clicar no menu Inserir e depois na opção Tabela Dinâmica do submenu. Existe também a opção “Tabelas Dinâmicas Recomendadas”, mas se quisermos manipular os dados que serão analisados, a melhor opção será a “Tabela Dinâmica”.

Tabela Din 2

Aparecerá uma janela para selecionarmos o tabela ou intervalo que queremos analisar. Neste caso iremos selecionar com o mouse todos os dados da planilha incluindo o título das colunas. Na sequência, na mesma janela aberta, iremos deixar marcada a opção Nova planilha para colocar a Tabela Dinâmica.

Tabela Din 3

Reparem que já foi criada uma nova planilha chamada Plan2 e aparece a janela do “Construtor de Tabela Dinâmica” que aguarda selecionarmos as colunas que queremos analisar. Então iremos selecionar as três colunas, que neste caso são Titulo, Categoria e Valor.

Tabela-Dinamica-4

Ao ter clicado nas três colunas disponíveis, gerou uma tabela dinâmica agrupando o que foi gasto por categoria, a quantidade gasta e a soma dos valores gastos.

Tabela Din 5

Caso queiramos deixar mais organizado e detalhado, podemos selecionar a opção Título, que é o nome da primeira coluna, e com o mouse arrastarmos para o quadro referente a Linhas. Iremos reparar que ficou melhor apresentado, mostrando o total gasto de cada categoria, onde foi gasto e o seu valor.

Tabela Din 7

Agora poderemos fechar a janela do construtor da tabela dinâmica e formatar a coluna referente a valores.

Tabela Din 8

Para formatarmos os valores, iremos selecionar a coluna de valores e então no menu Página Inicial do Excel, iremos clicar no campo referente a formatação e selecionaremos a opção Moeda. 

Tabela Din 9

Se quisermos, por exemplo, atualizar o valor gasto em gasolina, iremos na planilha denominada Plan1, onde estão todos os dados a serem analisados e, supondo que gastamos mais R$ 50,00 com gasolina, alteramos o valor para R$ 150,00.

Tabela Din 10

Depois poderemos voltar para a planilha Plan2 e selecionamos qualquer uma das células da tabela dinâmica. Então com um dos campos selecionados, iremos clicar na opção do menu chamada Análise de Tabela Dinâmica e na sequência clicaremos em Atualizar. Iremos reparar que tanto o valor da gasolina foi alterado, como também o valor da categoria automóveis.

Tabela Din 11

Se quisermos alterar a aparência da tabela dinâmica, tem a opção que aparece junto com a Análise de Tabela Dinâmica chamada de Design. Nesta opção poderemos alterar as cores  como também outras formas de layout.

Tabela Din 12

Aqui não alterei o nome das planilhas, pois a intenção foi demonstrar como criar uma tabela para analisar dados. O resto fica pela criatividade e necessidade de cada um.

Acho que é isso pessoal. Meio básico, porém totalmente funcional. Se quiserem mais dicas sobre o pacote Office, é só avisar.

Espero ter ajudado.

Até a próxima.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas. Há mais de 15 anos trabalhando em consultoria a usuários finais e à empresas.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">