Como excluir o diretório Windows.old

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa, pessoal!

Há alguns dias fui atender um cliente que estava com alguns problemas de espaço no H.D. do seu computador. Ele havia feito a atualização do Windows 7 para o Windows 10, com isso, diminuiu consideravelmente o espaço livre que havia no seu H.D. Mesmo feito uma limpeza, não melhorou muito o espaço livre que ainda havia para armazenamento. Então me veio a ideia de excluir o diretório Windows.old, que estava ocupando aproximadamente 15 Gb!

Para quem não sabe, neste diretório estão armazenados os arquivos do Windows anterior e também os arquivos dos usuários. Este diretório tem utilidade no caso de querer restaurar o Windows para a versão antiga, ou seja, anterior a atualização feita. Como o cliente não pretendia fazer um downgrade (retornar a versão anterior) do seu Windows, me autorizou a excluir este diretório.

Porém, não é possível remover o diretório clicando em delete ou com o botão direito do mouse em excluir, pois é um diretório protegido por conter arquivos do sistema anterior.

Neste tutorial, irei demonstrar de forma simples como excluir este diretório e poupar ou recuperar espaço no seu HD.

Para eu fazer este artigo, eu criei um ambiente de testes em uma máquina virtual no Parallel do Mac com o Windows 7 e depois fiz a atualização para o Windows 10 para que assim pudesse criar este diretório Windows.old.

Vamos lá!

Iremos digitar limpeza no campo de busca do Windows 10. O mesmo que se refere ao Cortana (assistente pessoal do Windows).

Irá aparecer entre as respostas da pesquisa a opção Limpeza de Disco, então clicaremos nela.

windowsold1

Irá começar a carregar o aplicativo de Limpeza de Disco.

windowsold2

Abrirá a janela referente a Limpeza de Disco. Dentre as opção que aparecerão no campo de Arquivos a serem excluídos, tem a opção Arquivos de instalação temporários. Deixaremos esta opção marcada e em seguida clicaremos em Ok.

windowsold7

Irá aparecer uma mensagem de aviso a respeito desta opção marcada, pois se refere aos arquivos de restauração para a versão anterior. Se estiver certo da remoção, clique em Sim para prosseguir.

windowsold11

Ao clicar em Sim, irá remover os arquivos da instalação anterior.

windowsold12

Agora é hora de excluir o resto que ficou neste diretório, pois ainda ficaram os arquivos e configurações dos usuários e sujeiras do sistema. 

É aconselhável que faça o backup do que ficou deste diretório antes de excluí-lo por completo.

windowsold5

Como ainda possui arquivos protegidos de usuários, precisamos dar permissão total neste diretório para então podermos excluir.

Para isso, iremos clicar com o botão direito do mouse em cima do diretório Windows.old e em seguida clicar em propriedades. 

Na janela de propriedades, iremos clicar na guia Segurança e em seguida iremos clicar no botão Editar. Com a edição de permissões dos Usuários habilitadas, iremos clicar no “Usuários” e marcar a opção Permitir referente a Controle Total.

Na sequência cliremos no botão OK para confirmar as alterações de permissões.

windowsold14

Agora podemos clicar com o botão direito do mouse em cima do diretório Windows.old e clicar em Excluir (ou usar a tecla Delete).

Irá aparecer a janela de confirmação de exclusão e clicaremos em Excluir arquivos. 

windowsold9

E começar a excluir o restante dos arquivos que ficaram.

windowsold15

No momento da exclusão, pode ser que alguns arquivos não serão excluídos,  mas poderão ser após a reinicialização do sistema. 

Acho que é isto. Espero ter contribuído. Até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

2 Comentários

Thiago Tavares
2

Luciano, Quando faço esse tipo de procedimento em massa, eu utilizo o ccleaner portátil, executando diretamente do pen drive.

Ele faz a mesma limpeza, e voce não precisa aguardar a aplicação das permissões.

Abraço.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">