Fundamentos do Microsoft Azure Backup

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Simplificando o Azure Backup 

O backup do Azure é um recurso que pode ser utilizado para criptografar os dados, criar backup e restaurar os dados na nuvem. Podemos consultar os recursos, benefícios e limitações na documentação do Azure.

Tipos de backup

Backup de arquivos e pastas

Após seguir o processo básico de configuração, no Microsoft Azure Backup (Desktop app), que pode ser utilizado em qualquer máquina, podemos agendar o backup, modificar ou parar um backup agendado.

Backup de máquinas virtuais do Azure

Após validar os pré-requisitos para preparar o ambiente, podemos criar um planejamento da infraestrutura, registrar e proteger.

Microsoft Azure Backup

Microsoft Azure Backup

Backup do SharePoint

Podemos realizar backup do SharePoint no Azure utilizando o DPM (System Center Data Protection Manager). O conceito é parecido com o backup de dados. O Azure fornece flexibilidade e agendamento de backup e o DPM fornece a capacidade de armazenar cópias nos discos locais para os objetos de tempo de recuperação mais rápidos.

Propagação Offline

O backup do Azure é integrado ao serviço de importação e exportação do Azure, que permite transferir dados de backup iniciais rapidamente. Por exemplo: Se existir Tbs de dados de backup inicias que precisam ser transferidos através de uma rede de alta latência e baixa largura de banda, podemos utilizar o serviço de importação e exportação do Azure para enviar a cópia inicial utilizando o System Center 2012 R2 DPM.

Vantagens

  • Programar Backups e configurações avançadas de flexibilidades;
  • Manter os dados de backup por períodos mais longos;
  • Criptografia de dados;
  • Tornar o Azure parte das necessidades de longo prazo ao invés de fitas.

Automatizar Backup com o PowerShell

Podemos utilizar o PowerShell para automatizar tarefas no Azure Backup, tais como:

  • Gerenciar recursos;
  • Criar cofre de backup;
  • Instalar agente de backup do Azure;
  • Configurações de rede;
  • Configurações de criptografia;
  • Fazer backup de arquivos e pastas;
  • Restaurar dados por meio do backup do Azure;
  • Desinstalar agente;
  • Gerenciamento remoto.

Monitorar Backup

O Azure Backup permite realizarmos algumas tarefas de monitoração no portal e no agente de backup do Microsoft Azure.

Painel

O painel de backup do Microsoft Azure inclui as seguintes tarefas:

  • O número de Windows Servers registrados na nuvem;
  • O número de máquinas virtuais do Azure protegidas na nuvem;
  • O armazenamento total consumido no Azure;
  • O status de trabalhos recentes;
  • Políticas de retenções;
  • Gerenciar certificados.

Console

O agente de backup do Microsoft Azure inclui as seguintes tarefas:

  • Registrar Servidor;
  • Agendas backup;
  • Fazer backup;
  • Alterar prioridade.

Este modelo de exemplo aborda os detalhes de monitoramento do backup de arquivos e pastas, mas existem conceitos de monitoramento para:

  • Monitorar o backup de IaaS VMs;
  • Monitorar o backup do System Center DPM;
  • Solucionar erros no backup do IaaS.

Restaurar Backup 

Com o agente de backup do Microsoft Azure podemos recuperar dados em um computador cliente Windows ou para um servidor Windows.

Recuperar dados para o mesmo computador

O procedimento de recuperação é simples. No agente podemos visualizar ações e clicar na opção recuperar dados, o Assistente de recuperação de Dados é composto pelas seguintes opções:

  • Selecionar o modo de recuperação;
  • Selecionar volume e data;
  • Selecionar itens para recuperar;
  • Especificar opções de recuperação;
  • Confirmação.

Podemos seguir este conceito para restaurar outros serviços de backup, tais como:

  • Restaurar IaaS VM;
  • Restaurar dados do SharePoint.

Conclusão: Azure Backup é uma solução simples e unificada para proteger dados na nuvem. Caso tenha algum complemento, por favor, utilize os comentários abaixo!

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Raul Natan

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Sou apaixonado por Tecnologia, nas horas vagas tomo açaí, ando de Skate, revejo os amigos, faço pesquisas e publico ideias.

Sólida vivência em suporte técnico de qualidade, com conhecimentos avançados em sistemas operacionais Windows (Workstation e Server), Linux, Microsoft Office, Office 365 NComputing e Kaspersky;
Trabalhos executados em parceria com outros prestadores de serviços que estejam relacionados à área de TI para solução de problemas específicos;
Larga experiência em suporte técnico através de telefone, remoto via GFI, N-Able, Terminal e VNC,
Utilização da metodologia ITIL, controlando prioridades de atendimento, organização, SLA, encerramento e feedbacks;

Atitudes humildes e positivas


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