11 conselhos úteis para fugir dos “Parasitas de Tempo”

ALERTA DE TEXTÃO!

Nos últimos 200 anos, a humanidade tem presenciado um enorme avanço tecnológico, de tal forma que estamos tornando alguns filmes do cinema, em realidade. Desde a invenção dos computadores e da Internet, passando pelas teorias da relatividade, da evolução e do Big Bang, pelos avanços na psicanálise, na medicina diagnóstica… Isso sem falar nas artes, astronomia, literatura, esportes, engenharia, etc. Em resumo: Tudo o que se refere à evolução do homem e da mulher.

Muitos podem pensar que essas evoluções são inevitáveis ou que tornam a vida do ser humano mais confortável. Na verdade, elas visam unicamente a permitir ao homem e à mulher, ter mais tempo! Perceba que os avanços da medicina visam a permitir uma vida mais longa e mais saudável. A robótica e a automação visam permitir que o homem e a mulher tenham mais tempo para a família e para si próprios!

1487363_725890637435580_1613281154_n

Não é o que estamos vendo. O homem e a mulher parecem que nunca tem tempo para nada. É muita informação e atividades para assimilar e executar em pouco tempo. O problema nunca foi o tempo, pois ele não muda. Ele é fixo! O que muda é a quantidade de informação e as atividades que executamos todos os dias.

Para lidar com essa nova realidade, a primeira coisa que homem e mulher precisam entender é que eles não são super-heróis! Estão longe disso. O que realmente é super é sua mente! Essa sim, pode realizar grandes coisas… Além da imaginação!

Os super-heróis que usam a mente para realizar coisas boas para um coletivo… Epa, só conheço duas referências: Professor Charles Xavier, da saga X-Men e a série de filmes The Matrix! Se alguém conhece outro, favor comente. Perceba que super-heróis e vilões musculosos e poderosos existem aos montes! Para destruir, dominar, subjugar e conquistar…

Quando vejo ou escuto a palavra mente, eu associo às ações de pensar, ponderar, planejar e criar.

Em pleno século 21, o homem e a mulher simplesmente esqueceram que o tempo não é eterno… Nosso tempo acaba! E por esse motivo, deveríamos, mais do que em qualquer época da história, planejar muito bem o tempo gasto no que fazemos, e não encher nossa agenda com que devemos fazer ou apenas com o que gostaríamos de fazer.

Há grande diferença entre o que devemos fazer e o que gostamos de fazer. As pessoas já não gastam tempo consigo mesmas ou com outras pessoas… O lazer não é planejado, e as horas de sono só diminuem. Gente perdendo a saúde e achando isso normal!

Pessoas são mais importantes do que coisas

Vemos a todo momento, a deterioração das relações e interações humanas: Filhos não respeitam os pais, alunos não respeitam os professores, todos não respeitam os idosos, jovens alienados e desinteressados sobre tudo. Tem gente matando por causa de um smartphone! Virgindade está sendo vendida em leilões! Ninguém aparta brigas de rua, simplesmente por que tem alguém filmando!

Tem gente morrendo sentada, jogando video-games!

Adolescentes que ficam no chat até 04:30h da matina?!

O mundo digital era vislumbrado (e vendido) como uma solução para disseminação do conhecimento, aumento da consciência humana e ecológica, ferramenta de marketing e vendas, etc. Estamos fazendo o contrário! Os aplicativos de mensagem instantânea para computadores e dispositivos móveis, deveriam facilitar e agilizar a comunicação, e não alienar o usuário.

Redes sociais estão sendo largamente usadas para fazer fofocas e futricos. Indireta virou citação! Vemos todos os dias reputações e imagens sendo destruídas! É o mau uso da informação… (se bem que a mídia já faz isso há muito tempo). Se os profissionais gastassem no LinkedIn 1/10 do tempo gasto no Facebook, teriam perfis mais elaborados e interessantes, e aumentariam seu networking – que vale ouro quando estamos buscando recolocação.

Falando em aplicativos, parece que a vida não tem sentido se não podemos usar o WhatsApp. O alvoroço e impacto pelo bloqueio judicial do WhatsApp foi enorme! Precisamos lembrar que o WhatsApp é a evolução do torpedo (SMS – serviço de mensagens curtas de texto). Aí eu pergunto: Quando não existia WhatsApp, você ficava grudado no seu dispositivo o tempo todo?

Parasitas de tempo… ladrões de vida!

Facebook é outro aplicativo usado de forma incorreta! Ao invés de divulgador de perfis, na maioria dos casos, é um mural de lamentações, reclamações, mentiras e ostentações.

A grande maioria dos jovens usa o Facebook como fuga de suas realidades, onde as fotos bem produzidas tem como objetivo mostrar uma imagem que não é a deles! Fazem isso pois não é proibido, porém, é perigoso, pois retardam suas independências, sociais e financeiras, planos de estudo e carreiras. E podem levar a situações piores.

Muitos não sabem, mas Facebook não é permitido para menores de 18 anos. Seu filho menor de idade tem um perfil no Facebook?

Instagram foi criado para compartilhar fotos únicas, especiais e interessantes… Mas o povo entende que aquilo é álbum para guardar e exibir toda e qualquer foto tirada pelo smartphone. Isso sem falar nas citações, figuras, GIFs, print-screens, etc.

Twitter foi criado para celebridades! É uma ótima forma de comunicação ponto-multiponto. Um artista pode noticiar e se comunicar com a maioria dos seus fãs, de forma muito rápida e prática. Podemos ter acesso à mente e coração do artista, porém, não é isso que acontece, pois uma equipe gerencia as redes sociais do artista, postando mensagens politicamente corretas e alinhadas com a estratégia comercial e financeira da gravadora ou do empresário.

Você é uma celebridade?

O leitor deste artigo deve ter percebido que comentei sobre os aplicativos mostrados na figura, porém, é uma coincidência. Os parasitas de tempo e ladrões de vida são muito mais do que meros aplicativos digitais.

Existem poucos estudos sobre os impactos da vida digital, mas uma coisa é comum em todas eles: o uso excessivo dos recursos e ferramentas digitais, distorcem a realidade e podem alienar uma pessoa, precisando de muito tempo para a correção, quando não for tarde demais.

Além da comunicação falha ou pobre, vemos constantemente uma enorme ausência de planejamento e governança. As reuniões são longas e improdutivas. Os acordos e votos, quebrados! É latente a falta de engajamento, comprometimento, responsabilidade e brio. Trabalhar em grupo parece uma tortura para muitos, porém, não são muito melhores quando trabalham sozinhos. Isso eu afirmo nos ambientes corporativos, onde muitos esforços são empregados em prol do lucro, do ganho, da competição, da boa imagem ou para evitar prejuízos. A má gestão do tempo pode levar à ingerência, conflitos, prejuízos, retrabalhos, acusações, etc.

Dentro de casa, com a família, a questão do tempo é que deve ser analisada com mais carinho

Estamos sempre correndo e de olho no próximo compromisso. Assuntos importantes acabam ficando para a noite ou final de semana, porém, nunca são tratados ou resolvidos, então os filhos crescem… O divórcio chega… E você não comprou o tão sonhado veleiro para dar a volta ao mundo.

Os filhos, que precisam ser supervisionados, acompanhados e aconselhados, acabam por descobrir o mundo sozinhos, ou então pela ótica de terceiros, que muitas vezes não tem os valores e princípios dos demais membros da família.

Esposa ou marido… Esses então! Ficam relegados ao último plano, quando der tempo ou nas datas comemorativas – que quase nunca são lembradas. Ou então são lembradas, mas culpam a falta de dinheiro para não comemorarem.

“Nenhum sucesso na vida, compensa o fracasso no lar” – David O. MacKay.

A saúde é outra coisa que só é lembrada quando falta

Devido à forma como vivemos e como enxergamos a vida, surgiram novas doenças como, por exemplo, estresse, ansiedade e depressão!

Algo precisa mudar ou ser feito de forma diferente. O que você acha que deve mudar? Já dei a dica que o tempo não muda, e a quantidade de compromissos não vai diminuir. Seguem 11 conselhos muito úteis:

1- Organizar. Começando pelos conselhos que nossos pais nos davam quando éramos mais jovens, mas parece que não aprendemos plenamente. Ao chegar na fase adulta, a organização deveria ser uma constante em tudo o que fazemos. Isso vai permitir uma grande economia de tempo e vai refletir nossa personalidade, pois quem vai promover a gerente um profissional que sequer arruma sua própria cama pela manhã?

Organize tudo o que precisa de organização. Desde sua mesa de trabalho até suas coleções, organize suas roupas, doando aquelas que não usa mais. Organize também seus livros e documentos para fácil acesso e consulta. Peça a alguém para opinar se está tudo bem organizado.

Organize também sua vida, suas idéias, seu coração, seus desejos e seus projetos pessoais! Em todas elas, a variável tempo é a mais importante, então dê atenção a esse item, pois será a base para entender melhor os próximos conselhos.

Um bom exemplo de organização é quando nos mudamos de casa. Perceba que, logo após o caminhão da mudança chegar, já sabemos e orientamos para qual cômodo da casa será levada cada caixa. É um bom começo!

2- Planejar. Diferente do item acima, o planejamento é o ato previdente do que está por vir, antecipando os acontecimentos, evitando perdas. É um esforço para realizar o que precisa ser realizado e, é claro, no domínio do tempo.

“O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos” – Wikipedia.

O problema do planejamento é que muitos não gostam de fazê-lo. Para muitos, soa como um palavrão! O planejamento é antecessor das ações de implementação e implantação, ou seja, não faz sentido começar uma tarefa se você não tem certeza se dispõe de todos os materiais e recursos para realizá-la, e se não sabe ao certo qual é o resultado esperado por todos. Pior do que isso, é não saber o tempo da atividade ou perder o controle do tempo já dispendido.

Planejar é entender a distancia de onde você está e onde você quer chegar, passando pelo caminho entre esses dois lugares…

Planejamento não é uma palavra bonitinha e/ou sofisticada. É um aliado importante para o sucesso de qualquer profissional!

Para realizar um bom planejamento, é necessário ter uma visão resumida de todas as tarefas, como se você estivesse sobrevoando em um helicóptero. Olhando de cima, é possível ver o que você tem, o que é necessário executar e qual o resultado esperado. Isso se chama visão sistêmica.

Em nossa vida pessoal, o planejamento vai mostrar onde você deve colocar mais ênfase, foco e energia, pois existem tarefas que demandam mais atenção do que outras. O povo do oriente há séculos pratica isso.

Faça o que é preciso, dispendendo tempo com cada um dos aspectos de sua vida: Família, trabalho, estudo, lazer, etc, e não apenas alguns deles… Busque o equilíbrio em tudo o que faz e seja justo e honesto com aqueles que precisam de sua atenção e amor. Você naturalmente receberá tudo isso de volta.

Um exemplo de planejamento, ainda usando o caso da mudança de casa, é fazer uma lista de quais cômodos (que já receberam suas caixas) serão ajeitados. Talvez alguns locais, como a garagem ou o jardim, não entrem nessa lista agora, pois o objetivo é tornar a casa funcional. Outras tarefas podem entrar na lista, como ativar a eletricidade, água encanada, instalar lâmpadas, etc.

3- Priorizar. Essa sim, é uma das mais difíceis tarefas que mesmo profissionais experientes, se esquecem de fazer. Priorizar significa “dar prioridade” aos itens de uma lista de tarefas. Mesmo que todas as atividades dessa lista sejam importantes, sempre existirá a tarefa mais importante de todas, que vai encabeçar a lista! Ela deverá receber toda a energia e foco na execução, antes das demais.

Utilizando a visão sistêmica, será possível perceber quais atividades são precedentes às outras, ou seja, quais tarefas precisam ser concluídas para que seu resultado seja aproveitado nas próximas. Você vai perceber que, quase sempre que uma tarefa é priorizada, ela economiza tempo para outras. Existem também aquelas tarefas que podem ser realizadas em paralelo com algumas outras. Isso vai potencializar a economia de tempo.

Priorizar tarefas também ajuda a evitar maiores prejuízos e perdas em tarefas que deveriam ser executadas, mas por algum motivo, não foram. Cada dia, hora, minuto ou segundo, faz diferença, para mais ou para menos.

Aprenda a diferenciar o que é prioridade daquilo que é urgente!

4- Comunicar. Estima-se que os gerentes de projetos gastam 80% do tempo em tarefas de comunicação e que 60% dos erros e problemas nos projetos tem como causa principal a má comunicação. Esses dados são perturbadores, uma vez que vivemos na era da informação e temos incontáveis ferramentas à disposição.

Muito cuidado com a comunicação! A boa comunicação nunca gera problemas, mesmo nos momentos onde você precisa ser sincero e autêntico! O mundo ensina que devemos sonegar informações e evitar falar a verdade nua e crua. Eu, porém, vos digo: Se comunique de forma clara e deixe que todos saibam o que você espera deles. Torne a informação comum e evite fofoquinhas. A transparência é uma virtude e não uma fraqueza.

Obviamente que não me refiro às mensagens com informações sensíveis, confidenciais ou estratégicas. Essas devem ser tratadas como são: Com cautela, porém, ainda assim devem ser comunicadas com a mesma honestidade e clareza.

5- Terminar. Isso mesmo… Termine as tarefas! Pode parecer estranho, mas hoje em dia muitos desenvolvem uma cultura estranha de nunca terminar as tarefas que estão em sua responsabilidade. Muitos realizam parte das tarefas, ou um pouco de cada uma delas, mas não terminam! Afirmo a você que, após uma tarefa terminada, sempre haverá outra nova, então, acostume sua mente a buscar o término completo de suas tarefas, pois de outra forma, você vai se encontrar em um mar de tarefas não concluídas totalmente, e todo mundo vai te cobrar isso!

6- Pare de procrastinar. Esse verbo significa adiar, retardar ou prolongar tarefas, problemas ou situações que são deixadas para resolver depois! O grande risco que corremos aqui é que o “depois” pode não existir… A vida hoje está muito dinâmica. Variáveis e interesses mudam a todo instante. Procrastinar tem esse nome feio, pois é feio deixarmos pra depois o que pode ser resolvido hoje, com a correta urgência e prioridade que a situação ou tarefa demanda.

7- Pare de reclamar. De todos os parasitas de tempo e ladrões de vida que eu conheço, a reclamação é uma das mais nocivas, pois tem origem em nós próprios. Nós somos os produtores e originadores de reclamações. E perceba você que atualmente é possível reclamar sobre tudo e sobre todos, a todo momento!

A reclamação é prima da ofensa, filha do egoísmo, vizinha da doença e amiga da alienação…

Reclamação não serve pra nada! É apenas um momento que você verbaliza o que seu coração e mente estão cheios. É uma forma de transbordar, é só pra isso que serve e nada mais. Reclamações são opiniões pessoais que, na maioria absoluta das vezes, só serve a você mesmo. É uma opinião própria que emitimos simplesmente por acharmos que alguém vai ouvi-la mas, na verdade, você é o único que ouve. Então, pare de reclamar! Elimine a reclamação da sua vida! Você vai se tornar uma pessoa mais produtiva e mais sociável. Ninguém gosta de gente que vive reclamando de tudo e de todos… mesmo que esteja com a razão!

O preguiçoso é, em seu íntimo, um reclamador!

Saliento aqui que a reclamação a que me refiro, não está relacionada ao protesto, pois esse tem o caráter de informar algo que julgamos estar errado, porém, temos a concordância de outras pessoas. Prova disto é que, geralmente, o protesto é realizado por um grupo de pessoas… É mais do que uma opinião pessoal.

O que você poderia fazer com o tempo que você gastou reclamando?

8- Não pare de sonhar. Na sociedade moderna em que vivemos, onde nossos comportamentos e níveis de hormônios, são estudados a fundo, a fé e o desejo fervoroso nunca saíram de moda. Hoje chamamos isso de foco! Nas redes sociais pregam que devemos focar em tudo! Foca nos estudos, foca no trabalho… Coitada da foca! Sem querer virou símbolo de determinação e realização e, no entanto, ela só quer nadar e comer sushi 🙂

É notável que, ao sonhar acordados, isso nos reveste de maior coragem e motivação para alcançar nossos objetivos. Uma pessoa que sonha não será impedida facilmente! Precisamos (e devemos) entender melhor a mecânica da fé e do desejo de realizar tarefas, objetivando algo maior e melhor. Todos temos direito a isso, porém, são poucos os que desfrutam de seus benefícios. É muito interessante como os elementos conspiram à favor daqueles que sonham… O universo, em sua grandiosidade, ajuda aos que dele querem fazer parte!

Sonhar, nada mais é do que priorizar tarefas, gerenciando melhor o tempo através do planejamento de nossas atividades – sempre com foco em nossos objetivos!

O que te motiva? Qual é sua inspiração? Onde você quer chegar?

9- Não vá sozinho. Infelizmente, o egoísmo, junto com o ócio e a ansiedade, são os grandes males do século 21. Eles não são combatidos e nem mesmo seus efeitos são minorizados. Eles são incentivados na escola, na rua e na mídia.

O sucesso coletivo tem outro sabor. O mundo prega que tanto o sucesso quanto o fracasso são solitários e isso não é verdade! O sucesso é feito de pequenos sucessos, talvez com diferentes pessoas. Muitos colaboram para o nosso sucesso, e não uma só pessoa ou pelo nosso total esforço próprio. Nascemos estudantes e não professores. Precisamos ser guiados e orientados na maior parte de nossa vida.

Nascemos de um homem e uma mulher. Ninguém nasceu sozinho!

Sua família é o seu referencial, seu sobrenome, sua herança e seu legado. Gaste tempo com sua família direta (pai, mãe e irmãos), e depois, gaste tempo com sua própria família. Um pai amoroso não é aquele que dá presente, mas aquele que gasta tempo com os filhos, amando a mãe deles, brincando, aconselhando e participando… Isso é saudável e evitaria muitos dos terríveis males que assombram nossa sociedade – que se diz contemporânea!

Arranje um(a) companheiro(a). Construa uma vida juntos! Divida as tarefas para que todos se beneficiem. O homem e a mulher não foram feitos para viverem sós. Não dê atenção ao que o mundo diz, pois o mundo vai continuar a fazer o que sempre tem feito, antes de você nascer e depois que você partir… Confundir e dividir!

Aproveite o tempo da sua juventude para consolidar as fundações de uma vida produtiva e da qual você vai se orgulhar na velhice. Mostre para as gerações futuras como gerenciar o tempo da forma correta, eliminando os parasitas de tempo e ladrões de vida e energia. Isso é urgente!

10- Poupe. Economize. Evite gastar. Salve! Poupe o seu tempo e o tempo das outras pessoas. Respeite os seus limites e os limites alheios. Evite discussões sem fim, evite brigas, evite comer e beber demais… Evite gastar dinheiro no que não é importante, não é urgente ou que não vai agregar. Poupe-se e poupe os outros!

Como está sua saúde? Você tem certeza que ela estará com você daqui 6 meses? O que você tem feito para que a saúde seja uma companheira constante e não apenas um fruto do acaso ou da sorte?

Como pode alguém injetar substâncias nocivas em sua corrente sanguínea? Isso se chama auto-destruição!

Se parasitas de tempo roubam sua vida, imaginem os parasitas da saúde?!

11- Viva! Não gaste sua vida sobrevivendo, mas vivendo! Viver é uma experiência e precisa ser praticada! A vida é muito mais do que trabalhar e pagar contas. Isso deveria ser uma pequena parte de sua vida. Acredite que sua vida poderá ser melhor vivida se apenas você eliminar os parasitas de tempo que te impedem de progredir. Que te impedem de… Viver!

De qualquer forma, todos temos direito a alcançar nosso máximo potencial, realizando tudo o que precisamos, mas também o que gostamos de fazer.

Por fim, eu gostaria de lembrar que não existe fórmula mágica! O correto gerenciamento do tempo tem como objetivo poupar tempo, evitar disperdícios e dispender tempo naquilo que é importante. É um esforço e uma religião, e como tal, precisa também de tempo. Não é uma ciência exata. O tempo de uns não é o mesmo tempo de outros. Um jovem pode não ter mais tempo, enquanto que um idoso pode ter bastante tempo…

Desligue a TV. Largue o gadget. Tenha um objetivo na vida e não deixe de sonhar. A vida é a maior aventura de todas!

Marcelo Ribeiro de Almeida

Mais artigos deste autor »

Gerente de Projetos - Telemática.
Formado em Gestão de TI - UNIP;
MBA em Gerência de Projetos - UNIP;
Gestão de Pessoas - IBMEC;
Certificado ITIL V3 Foundation e estudando PMP;
Colaborador dos times de tradução do Linux Ubuntu e WhatsApp.


15 Comentários

Eliézer Coelho
2

Artigo simplesmente perfeito! Posso dizer que usei(não perdi) muito bem o meu tempo lendo ele! Vlw!

Filipe Dias
9

Somente verdades. Os conselhos são de fato o que realmente acontece no cotidiano. Muitos precisam ler para tomar o choque de realidade.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!