Anki – Potencialize seus estudos para certificações e concursos

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal!

Que tal potencializar seus estudos com o Anki? Uma ferramenta gratuita e poderosa que auxilia nas revisões e memorizações para certificações, concursos e provas. Cadastre seus cartões (flashcards) de resumo e o Anki decidirá quando e quais cartões deverão ser estudados, de acordo com seu desempenho. Além disso, com o aplicativo para Smartphone, você poderá estudar em qualquer lugar. Na última certificação que fiz, a PMP®, elaborei no Anki uma coleção (deck ou baralho) com quase 900 cartões e fui aprovado com proficiência: a ferramenta foi fundamental na preparação.

Tutorial em vídeo do Anki

No vídeo a seguir, abordo a criação de uma conta no AnkiWeb para sincronização com computador e smartphone, instalação da ferramenta, criação de um baralho, tipos de cartões, sessões de estudo no computador e na web, utilização do painel para edição, obtenção de baralhos compartilhados, além das estatísticas disponíveis na ferramenta.

Links úteis

  • AnkiWeb (criação de conta para sincronização e acesso web).
  • Download do Anki (computador, smartphone, tablet).

Conclusão

Se você tem interesse em outras técnicas de estudo, dá uma lida no meu artigo Concursos de TI – 18 estratégias para a aprovação.

Você estuda para concursos públicos e ainda não utiliza o Anki? Corra, pois seus concorrentes estão utilizando. 

Um forte abraço e até mais.

Artigo originalmente publicado no meu Blog

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Jonathan Maia

Mais artigos deste autor »

Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Atuo na gestão e desenvolvimento de sistemas de informação como analista de TI do TRT Ceará (servidor público federal).

Possuo as certificações internacionais em gerenciamento de projetos Project Management Professional (PMP) e Professional Scrum Master I (PSM I), além de especialização em gerenciamento de projetos de TI (2011) e bacharelado em ciências da computação pela UFC (2008).

Atuei como instrutor credenciado em vários cursos e palestras de três escolas judiciais do Brasil, incluindo a do TRT Ceará e a do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (Brasília).

Fui aprovado e nomeado nos concursos públicos do TJ-CE, Dataprev, Serpro e TRT Ceará, assumindo nos três últimos. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos (tradicionais e ágeis).

Como adepto da gestão ágil, desenvolvi o Organizador pessoal e profissional ágil! (Oppa!), um método ágil, simples e leve que auxilia no aumento da produtividade e organização pessoal, familiar ou profissional.Também mantenho um blog sobre tecnologia da informação (www.eunati.com.br).

Em 2015, recebi menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico pelo desenvolvimento do Sistema de Informações Gerenciais (SIGEN) no TRT Ceará.


2 Comentários

mario bignami
1

Olá Jonathan,

Obrigado pelo artigo, ficou ótimo e muito bem instrutivo..

Seria possível compartilhar a sua coleção que fez para tirar a certificação PMP® ? Afim de estudos também e para testar bem a ferramenta..

Abraços

Jonathan MaiaJonathan Maia Autor do Post
2

Olá, Mário.

Tudo bem? Obrigado, que bom que gostou do vídeo.

Infelizmente, ainda não consegui compartilhar meu baralho do PMBOK® pois ele contém alguns trechos que copiei do Guia, daí, não queria ter nenhum tipo de problema com direitos autorais.

Mas, se você aceitar uma dica, a melhor abordagem para a PMP® é construir seu próprio baralho: o aproveitamento é muito alto.

Abraços e até mais.?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">