Gerenciar projetos também significa dizer não

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Um bom profissional de projetos é capaz de saber lidar com as mais diversas questões em que é colocado à prova, inclusive os momentos de dizer não.

Certa vez eu estava em uma entrevista de emprego para uma oportunidade interna na empresa que estou atualmente. Era uma oportunidade muito importante para minha carreira, então eu precisava dar tudo de mim naquela entrevista.

Como todo mundo que se preocupa com o que está por vir (pode chamar de ansioso, se quiser), estava prevendo cada momento que aquela entrevista poderia ter. Tentando prever cada passo que eu daria, eu imaginava o que a entrevistadora e o entrevistador (gestores da área) iriam me questionar.

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Embora muito confiante, entrei na sala nervoso ao mesmo tempo que a ansiedade tomava conta. Será que eu conseguiria prever cada questão aquele dia?

Foi quando a gestora da área disse que tinha gostado muito de mim, mas queria saber como eu reagiria a um problema no dia a dia.

“Se o Fulano de tal (então Vice Presidente) lhe pedisse para tocar um projeto para frente, e você soubesse que não há pessoas, orçamento e nem mesmo condições viáveis de entregar aquele projeto nas condições pedidas, o que você faria?”

Tentei responder o mais calmo que pude:

“Eu explicaria que não tem como tocar o projeto, explicaria o porquê não tem como e tentaria mostrar o que precisamos para conseguir fazer aquele projeto acontecer.”

Posso terminar de contar essa história em outro artigo (eu consegui a vaga que queria), pois chegamos ao ponto que gostaria que você tivesse como pensamento e refletisse para os projetos em que se envolve.

Quantas vezes vem a ordem de um gestor para que algo seja feito em algum projeto e nós tentamos fazer aquilo de qualquer forma sem nem questionar se aquela forma de resolver um problema está certa?

A verdade é que precisamos aprender a dizer não!

Se não tem como fazer, se não é uma boa opção, se não é a melhor alternativa… A resposta é não.

Agora, sabe porque não sabemos dizer não? Porque achamos que tudo se resume a “Sim, senhor” e a “Não, senhor”.

Quando acatamos uma ordem que vem de cima para nosso projeto e realmente aquilo precisa ser feito, precisamos executar e informar a todos os envolvidos no projeto sobre a mudança e os impactos dessa mudança.

Mas quando essa ordem não é boa para o projeto, não precisamos resumir o drama em um NÃO para a alta gestão.

O que precisamos é mostrar como, onde e de que forma aquilo impactará negativamente o projeto, apresentando números que mostram porque você não irá fazer aquilo e aí sim o seu “não” terá embasamento para virar uma negativa à alta gestão.

Gerenciar projetos também significa dizer não. Então está na hora de apresentar a maneira correta de dizer um não.

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